Restitui (Renascer Praise) - Louvor Bíblico

30 de maio de 2018

Restitui (Renascer Praise)



Deus, poderoso, Grande e Rei
Minha vida está em Suas mãos
Teu é o poder de refazer
De devolver o que perdi

Eu vou profetizar
A espera acabou
É hora de viver meu milagre
Não haverá mais lágrimas
Só maravilhas e provisão
Eu cantarei o som que vem do céu
Ressurreição eu viverei

Restitui
Tudo aquilo que foi consumido pela dor
Trás de volta a alegria dos meus sonhos
Aba Pai, minha salvação
Restitui
Não importa minha luta eu confio em Ti
Deus do impossível
Deus da minha vida
Sim, Tu és Fiel e jamais me frustrará


Restitui é a música de maior sucesso do 18' álbum do maior grupo de louvor da América Latina, Renascer Praise. O CD foi lançado pela Universal Music e gravado ao vivo em 2013 às margens do Mar da Galiléia, em Israel.

Composto pela Bispa Sônia Hernanes juntamente com Elyas Vianna, assim que foi lançada, a música se tornou um enorme sucesso nas igrejas e nas principais rádios evangélicas do país. O grupo foi indicado ao Grammy Latino de 2014 com o CD "Canto de Sião" na categoria Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa).

No último dia 02 de julho o clipe ultrapassou a marca de 2 milhões de visualizações no canal oficial do Renascer Praise no YouTube (atualmente o clipe já passou dos 3 milhões, segundo a página oficial da Renascer no Facebook).
(Fonte: http://cristaonoticia.blogspot.com/2017/07/clipe-restitui-do-renascer-praise.html?m=1)

A letra da canção Restitui trás a tona à mesma polêmica causada pela música Restituição do, até então, Toque no Altar, grupo de louvor da igreja Apascentar de Nova Iguaçu, atualmente chamado de Apascentar de Louvor, composto e escrito por Davi Sacer, que hoje segue em carreira solo, e Luiz Arcanjo.

Afinal de contas, o que seria esta tão cantada "restituição"? Temos mesmo o direito, biblicamente falando, de exigir de Deus algum tipo de restituição? O que Deus nos tirou para que pudéssemos ser restituídos? Além do mais, temos nós direito de propriedade de alguma cousa aqui na terra para ter condições de pedir esta restituição? Teria Deus nos roubado alguma coisa para poder nos restituir?

Chegou a hora do LB acertar as contas com o "Leão" e analisar imediatamente esta letra.
Vamos começar!


Deus, poderoso, Grande e Rei
Minha vida está em Suas mãos


A letra desta linda canção começa com uma linda frase de exaltação e adoração ao nosso Deus. Davi disse algo parecido em seu Salmo de número 31.

Entretanto em nenhum momento Davi pediu, muito menos exigiu, algum tipo de restituição, pelo contrário, foi humilde em reconhecer que sua esperança estava baseada no grande amor do Senhor. Ao invés de pedir que Deus lhe restituísse "aquilo que ele perdeu", no final do verso 5, Davi reconheceu que A sua salvação viria por causa da fidelidade do Senhor.

"Ó Senhor Deus, em ti eu busco proteção; livra-me da vergonha de ser derrotado. Tu és justo; eu te peço que me ajudes. Ouve-me e salva-me agora. Peço que sejas uma rocha de abrigo, uma defesa para me salvar. Tu és a minha rocha e a minha fortaleza; guia-me e orienta-me como prometeste. Não me deixes cair na armadilha que armaram para mim, pois tu és o meu refúgio; nas tuas mãos entrego a minha vida. Tu me salvarás, ó Senhor, porque tu és Deus fiel."
Salmos 31:1‭-‬5 NTLH

Teu é o poder de refazer
De devolver o que perdi


Refazer e devolver. Duas atribuições que, segundo a letra da música, Deus teria e que Ele poderia fazer para com aqueles que pedissem por uma restituição. Será?

Antes de mais nada, precisamos entender exatamente o significado da palavra "restituição" segundo o dicionário Aurélio:

  1. Devolver o que foi tomado ou o que se possui indevidamente;
  2. Devolver o que foi emprestado.
  3. Dar outra vez, fazer tornar.
  4. Fazer recuperar o uso ou o estado anterior.
  5. Reintegrar; reabilitar.
  6. Fazer voltar ou voltar.
  7. Dar ou receber indenização.
  8. Recuperar o perdido.

A restituição se faz necessário quando um indivíduo tem seus bens ou recursos tomado ou roubado. Desta forma este indivíduo tem o direito de exigir que seja restituído por aquele que o roubou, ou tomou devida ou indevidamente.

Vamos citar dois exemplos de restituição encontrados na bíblia:

"Se eu avisar um homem mau, dizendo que vai morrer, e se ele parar de pecar e fizer o que é bom e correto — por exemplo, se devolver (restituir) o objeto que lhe deram como garantia de pagamento de uma dívida ou se devolver (restituir) o que roubou — se ele parar de pecar e seguir as leis que dão vida, ele não morrerá, mas viverá. Eu perdoarei os pecados que cometeu. Ele viverá porque fez o que é bom e correto."
Ezequiel 33:14‭-‬16 NTLH

No texto acima temos um exemplo de uma restituição em que um homem mau deve restituir a quem lhe roubou ou tomou emprestado para poder alcançar o perdão de Deus. 

Outro exemplo clássico de restituição é o de Zaqueu que, após receber Jesus em sua casa e se arrepender das suas práticas, resolve restituir quatro vezes mais àqueles a quem ele havia roubado:

"Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais."
Lucas 19:8 ARA

Agora vamos falar sobre a restituição divida, à luz da Palavra de Deus. Sim, a Palavra de Deus nos garante que existem momentos em que, por causa dos nossos pecados, Deus pode nos tomar algo e, se houver arrependimento sincero, Deus pode devolver/restituir aquilo que nos tomou.
A grande verdade é que tudo o que possuímos aqui nessa terra pertence a Deus, pois se não fosse da Sua vontade, nada teríamos. Considerando que somos apenas "peregrinos em terra estrangeira", tudo o que temos, na verdade pertence a Deus, onde somos meros mordomos a tomar conta das coisas que Deus colocou sob nossos cuidados (Mateus 12:35-48).
No entanto, Deus respeita o suor do nosso trabalho (Gênesis 3:19; I Timóteo 5:18).

"Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa. Agora, nosso Deus, nós te agradecemos e louvamos o teu nome glorioso.  — No entanto, o meu povo e eu não podemos, de fato, te dar nada, pois tudo vem de ti, e nós somente devolvemos o que já era teu."
1Crônicas 29:11‭-‬14 NTLH


Agora vamos analisar com calma a primeira frase do refrão: "Restitui tudo aquilo que foi consumido pela dor".
Repare que o sujeito presente nesta frase é a "dor". Logo, foi a "dor" que "consumiu tudo aquilo" do interlocutor. No entanto, sabemos que a "dor" é um sentimento abstrato causado por uma ação oriunda de um agente externo, que está oculto nesta oração. Portanto, seguindo uma lógica, ainda com base na primeira frase do refrão, este agente externo feriu o interlocutor de alguma forma que causou-lhe uma dor tamanha que lhe roubou alguma coisa (tudo aquilo), como por exemplo, a "alegria dos seus sonhos".
Desta forma o interlocutor pede para o agente externo, no caso Deus (Aba-Pai), lhe restituir tudo aquilo que foi consumido pela dor causada pelo próprio agente externo, Deus.

É exatamente isso que aconteceu no relato bíblico do profeta Joel. O povo havia se desviado dos caminhos do Senhor e, por consequência, Deus mandou um grande exercito de gafanhotos para destruir toda a cidade. O livro de Joel possui apenas 3 capítulos e sua leitura é recomendada para se ter uma compreensão melhor do assunto e do relato. Veja, por exemplo, este trecho:

"Vieram os gafanhotos, como um exército enorme e poderoso, e invadiram o meu país. Os seus dentes eram como os de um leão e afiados como dentes de uma leoa. Destruíram as nossas parreiras e acabaram com as nossas figueiras. Arrancaram as cascas das árvores, deixando os galhos completamente brancos. Os campos estão arrasados, a terra está de luto, pois os cereais foram destruídos, e as parreiras e as oliveiras secaram. As parreiras e as figueiras secaram; estão secas as romãzeiras, as palmeiras, as macieiras e todas as outras árvores frutíferas. O povo todo está triste. Sem podermos fazer nada, vimos as nossas plantações serem destruídas. No Templo do nosso Deus não há alegria nem festa. O gado está mugindo de fome, e os bois andam tontos de um lado para o outro porque não há pasto. As ovelhas também estão morrendo. Até os animais selvagens pedem socorro a ti porque os rios secaram, e por toda parte a seca acabou com o capim."
Joel 1:6‭-‬7‭, ‬10‭, ‬12‭-‬12‭, ‬16‭, ‬18‭-‬18‭, ‬20 NTLH

O póprio Deus mandou aquele exército de gafanhotos para destruir toda aquela nação, trazendo consigo uma tristeza sem precedentes na história.
Um castigo que resultou em dor, tristeza e vergonha.
Mesmo diante de tamanha assolação, o Senhor prometeu restituição para aqueles que o buscassem de todo o coração:

"Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Então, o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações. Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado."
Joel 2:12‭-‬13‭, ‬18‭-‬19‭, ‬23‭-‬25‭, ‬27 ARA

Repare que o próprio Deus "assume a culpa" pela destruição causada pelos gafanhotos que Ele mesmo enviou.
Portanto, de acordo com esta passagem bíblica, existem momentos na vida em que, por causa do nossos pecados, infidelidade e desobediência, Deus envia "gafanhotos" para consumirem nossas vidas e roubarem nossa paz e alegria. Felizmente, Deus não se alegra no sofrimento do seu povo, antes, se houver um arrependimento genuíno, sincero e verdadeiro, Ele pode se arrepender de enviar o mau (v. 13) e restituir tudo aquilo que foi consumido pela dor causada pela assolação dos "gafanhotos" enviados pelo próprio Deus a fim de que voltassemos para Ele.

"Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário."
Salmos 51:12 ARA

No capítulo 2 de Joel, Deus convoca seu povo para se reunir e chamar ao Senhor, após se santificar dos seus pecados, por sua misericórdia, que por sua vez, trará uma restituição.
Diferente da Restituição cantada pelo Toque no Altar, que parece exigir um direito de restituição quando diz: "Restitui, eu quero de volta o que é meu", como se Deus tivesse a obrigação de restituir alguém, como se Deus devesse alguma coisa para o homem, a letra de Restitui, da Renascer, reconhece que a Salvação vem de Deus (Aba-pai), assim como a fidelidade e confiança no Deus do Impossível que jamais frustrará aquele que clamar por Ele.

"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?  Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!"
Romanos 11:33‭-‬36 ARA

Lamentavelmente, nenhuma das canções que clamam a Deus por Sua restituição, mencionam o fator mais importante neste processo: o arrependimento. Afinal, os "gafanhotos" foram enviados por Deus com o propósito de fazer o povo se converter dos seus maus caminhos e se arrependerem dos seus pecados, pecados estes que causaram toda aquela assolação que resultou em luto e destruição.
O que a letra não diz, segundo o livro de Joel, é que a restituição está condicionada a algumas atitudes nossas. Vejamos:


"O Senhor Deus diz: “Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar. Toquem as trombetas no monte Sião! Anunciem um dia santo de jejum e convoquem o povo para se reunir no Templo!  Reúnam todo o povo e mandem que eles se purifiquem. Que venham todos, velhos e crianças e até as criancinhas de peito! Que os recém-casados saiam de casa e venham ao Templo também!"
Joel 2:12‭-‬13‭, ‬15‭-‬16 NTLH

  • Conversão;
  • Jejum;
  • Oração;
  • Purificação;
  • Templo;
  • Restituição.


Segundo Joel, a restituição é precedida por uma conversão, isto é, abandono do pecado e retorno para Deus, jejum acompanhado de orações, purificação ou santificação (sem a qual ninguém verá a Deus) e a adoração no templo, na casa de Deus. Algo que muitos deixam de fazer é buscar a Deus em "Sua casa" nos momentos de dificuldade e dor, mas não é essa a vontade do Pai.

Quando finalmente Deus ver nosso arrependimento se transformar em ações, certamente terá compaixão de nós e nos perdoará de todo o pecado a fim de nos levar à Salvação (o mais importante de tudo) e, como consequência da Sua vontade, à restituição.


RESULTADO: Restitui é um louvor bíblico.




O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.

Deus te abençoe.

Um comentário

  1. Querido irmão. Quem rouba o Crente é o ladrão como o diabo foi chamado por Cristo. Fez isso com Job e faz conosco até hoje. Quem restitui é Deus. Não por obrigação mas por fidelidade a nós. Ambas as letras estão corretas. Devemos sim clamar ao nosso Pai pela restituição, a quem mais? Cremos e esperamos que Ele nos atenderá e restituirá o que o diabo nos roubou. São ótimos louvores e creio que quem cantou com fé já recebeu porque Deus é fiel e jamais nos frustrará.
    Shalom.

    ResponderExcluir