Em Teus braços (Laura Souguellis) - Louvor Bíblico

1 de junho de 2018

Em Teus braços (Laura Souguellis)



Seguro estou nos braços
Daquele que nunca me deixou
Seu amor perfeito sempre esteve
Repousando em mim

E se eu passar pelo vale
Acharei conforto em Teu amor
Pois eu seu que és aquele que me guarda, me guarda

Em Teus braços é meu descanso

Recaio em Tua graça
Recaio de novo em Tuas mãos


Esta bela declaração de amor, dependência e fé, foi composta e gravada pela cantora paulista Laura Souguellis em seu álbum Fornalha em 2017 pela gravadora Onimusic. 

O disco abrange alguns sucessos de Laura e de outros artistas, como “Santo Espírito”, também conhecida nas vozes de Paulo César Baruk e Leonardo Gonçalves. O álbum também possui a música de maior sucesso da cantora, “Em Teus Braços”, faixa que conta com mais de 40 milhões de visualizações no YouTube.

A produção musical é do guitarrista e cantor Déio Tambasco, que já gravou com vários artistas, como Oficina G3 e Renascer Praise. Algumas dessas gravações eram encontradas no disco que trazia Souguellis e Teófilo Hayashi. Agora, Laura ganha um registro próprio.
(Fonte: https://musica.gospelprime.com.br/fornalha-laura-souguellis/)

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Isso porque na letra desta linda canção possui uma frase que tem dividido opiniões teológicas no meio gospel: "Recaio em Tua Graça". Afinal de contas, o que significa esta expressão? Existe concordância bíblica nestas duas palavras, recair e Graça? Qual o significado individual destas duas palavras? Juntas, o que elas significam? Biblicamente falando, é possível recair na Graça? O que a Palavra de Deus nos diz a respeito?

Somente o LB para esclarecer este assunto à luz das escrituras.
Vamos começar!



Assim como aconteceu com muitos salmistas ao longo da história bíblica, que escreveram belíssimos salmos para Deus nos momentos mais difíceis de suas vidas, a letra desta música, ou talvez possamos também chamar de salmo, também nasceu em um momento de grande aflição vivido na vida da cantora, ou salmista, Laura Souguellis. Veja o que ela escreveu sobre isso em seu perfil na rede social Tumblr:

"Cerca de dois anos atrás, eu vivi a fase mais dolorosa da minha vida por causa de uma perda muito sentida e inesperada. Foi nesse mesmo período que eu comecei a andar pra lá e pra cá com um caderninho de anotações, que eu sacava ao longo do dia pra fazer orações escritas pra Deus, o único que estava me sustentando naqueles meses difíceis. Essa música “Em Teus Braços” surgiu nessa época a partir desse misto de aflição e fé, declarando: seguro estou nos braços dAquele que nunca me deixou; seu amor perfeito sempre esteve repousando em mim; e se eu passar pelo vale, acharei conforto em teu amor, pois eu sei que és Aquele que me guarda."
(Fonte: http://laurasouguellis.tumblr.com/post/116920741842/recaio-em-tua-graça)

Eu não escrevia composições, mas declarações de fé. Deus era e ainda é tudo o que eu tenho. Algumas dessas poesias viravam canções, mas eu quase não mostrava para ninguém. Muitas eram em inglês, que depois eu passei para português”, revelou a cantora, que aprendeu a tocar piano e violão na pré-adolescência.

Alguns anos depois, Laura decidiu “ousar” e compartilhar as próprias composições, “Amor Que Enche”, “Filho Amado”, “Em Teus Braços”, entre outras. O sucesso foi quase instantâneo, com alguns dos vídeos ultrapassando a marca de 20 milhões de visualizações e gerando convites para eventos de igrejas de todo o País e até do exterior.

Não sabia se as pessoas iam gostar das minhas músicas. ‘Em Teus braços’ é uma música que tenho há anos”, confessa a cantora. “Deus foi me ‘empurrando’, porque eu mesma nunca gravei CD. Eu nunca quis sucesso, estava em busca do meu destino. Para minha surpresa, a resposta foi ainda maior. Eram as minhas canções. E deu muito certo, mais pessoas foram conhecendo”, completou.
(Fonte: http://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/voz-piano-e-poesia-na-apresentacao-inedita-de-laura-souguellis-nesta-quinta-16-em-manaus)

Embora o sujeito desta poesia em forma de música, para quem se dirige esta canção, esteja oculto, onde não se fala diretamente em Deus ou Jesus, antes usa-se os termos "aquele", "Teu" ou "Tua"
não é difícil perceber algumas expressões que nos fazem levar a crer que este sujeito oculto, na verdade, é Deus, como por exemplo, "amor perfeito", "Aquele que me guarda", "Tua Graça" e "Tuas mãos".

"Em Teus braços" é uma bela declaração de amor ao nosso Senhor, onde declaramos nossa inteira confiança nEle. Não é difícil encontrar contextos bíblicos para os versos desta letra, sobretudo no livro de Salmos. 
A palavra "vale", por exemplo, nos remete imediatamente ao Salmo 23:

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam."
Salmos 23:4 ARA

Veja que lindo o salmo a seguir que fala da nossa segurança no Senhor:

"Ó Deus, defensor dos meus direitos, responde-me quando eu te chamar! Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração! Homens poderosos, até quando vocês vão me insultar? Até quando amarão o que não tem valor e andarão atrás de falsidades? Lembrem que o Senhor Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele; o Senhor me ouve quando eu o chamo. Tremam de medo e parem de pecar. Sozinhos e quietos nos seus quartos, examinem a sua própria consciência. Ofereçam sacrifícios como o Senhor exige e ponham a sua confiança nele. Há muitas pessoas que oram assim: “Dá-nos mais bênçãos, ó Senhor Deus, e olha para nós com bondade!”  Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que a daqueles que têm comida com fartura. Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança."
Salmos 4:1‭-‬8 NTLH

Precisamos aprender a ter fé, coragem e confiar em Deus:

"Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha. Assim vencerei os inimigos que me cercam. Com gritos de alegria, oferecerei  sacrifícios no seu Templo; eu cantarei e louvarei a Deus, o Senhor. Não te escondas de mim. Não fiques irado comigo; não rejeites este teu servo. Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda; não me deixes, não me abandones. Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim. Ó Senhor Deus, ensina-me a fazer a tua vontade e guia-me por um caminho seguro, pois os meus inimigos são muitos. Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor."
Salmos 27:5‭-‬6‭, ‬9‭-‬11‭, ‬14 NTLH



Estar seguro nos braços dAquele que nunca nos deixou por causa do seu amor que sempre repousou em nós, tudo bem;
Achar o Seu conforto ao passar pelo vale e saber que sempre nos guardará pelo seu grande amor, também está certo, assim como descansar em Teus braços. Mas recair na Graça...

RECAIO EM TUA GRAÇA

Para entendermos o significado desta expressão, precisamos entender a definição destas duas palavras, recair e Graça, e saber em que situações elas aparecem na Palavra Deus. Por isso iremos expor o significado das suas palavras separadamente para só depois juntá-las. 

Segundo o dicionário online Priberam, recair significa re+cair:

1. Tornar a cair/Ter uma recaída;
2. Voltar a um estado ou posição anterior;
3. Cometer o mesmo erro ou a mesma falha (Reincidir);
4. Ser atribuído a (ex.: A escolha recaiu sobre o mais velho). = CABER, INCIDIR, PESAR.


1. TORNAR A CAIR/TER UMA RECAÍDA

Não é difícil ouvir nos noticiários, por exemplo, que uma determinada pessoa teve uma recaída nas drogas, nas bebidas ou qualquer outro tipo de vício. Suficiente você verá o verbo recair associado a alguma atitude boa, como por exemplo, "tive uma recaída, e passei mais tempo de joelhos orando". Recair, neste contexto, sempre estará associado a uma caída, ou seja, a uma conduta imoral, reprovável, inapropriada, e, na maioria das vezes, ao pecado. 

2. VOLTAR AO ESTADO OU POSIÇÃO ANTERIOR

Neste contexto, recair geralmente é usado para se referir a um quadro clínico onde uma pessoa recaiu em uma doença, ou seja, teve uma regressão no quadro clínico. É usado também para expressar qualquer retorno a um estado anterior. Vejamos a frase de exemplo a seguir:

"Com o público em geral, 
consigo isto até certo ponto, então recaio na minha linguagem conceitual, generalizadora e bem diferenciada."

3. COMETER O MESMO ERRO OU A MESMA FALHA

Esta definição acontece quando alguém comete o mesmo erro de forma reincidente, assim se diz que este recaiu. A frase a seguir, retirado de um poema, ilustra bem este exemplo:

"e recaio na voracidade de mim 
mesma; cobro-me, então, a inalcançável plenitude da linguagem silenciosa."

4. SER ATRIBUÍDO A

Esta é a definição que mais se aproxima do que provavelmente a autora quis dizer em sua canção. Esta definição para recair é usado quando algo é atribuído a outrem. Vejamos alguns exemplos para melhorar o entendimento:

"A acusação recaiu sobre um elemento de fora do grupo."

No exemplo acima a "acusação" foi atribuída a "um elemento". 

"Nossos primeiros pais transgrediram a lei divina, a pena de morte recaiu sobre eles e foram expulsos do jardim onde moravam."

Neste caso a "pena de morte" foi atribuída aos "primeiros pais". 

"A proposta de hoje recaiu sobre este molde de calça legging estampada no tamanho 38."

Neste último exemplo, a "proposta" foi atribuída, ou, incidiu, sobre a "calça". 

Agora vamos ver alguns exemplos bíblicos onde esta palavra aparece:


"Recaia o mal sobre os meus inimigos! Extermina-os por tua fidelidade!"
Salmos 54:5 NVI

"A sua malícia lhe recai sobre a cabeça, e sobre a própria mioleira desce a sua violência."
Salmos 7:16 ARA

"Portanto, assim diz o Senhor Deus: Tão certo como eu vivo, o meu juramento que desprezou e a minha aliança que violou, isto farei recair sobre a sua cabeça."
Ezequiel 17:19 ARA

"e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério."
Hebreus 6:6 ARC




Dificilmente conseguiremos explicar todos os conceitos e definições de Graça, pois esta pode ser manifesta de várias formas, por isso é chamada de "multiforme Graça" (1 Pedro 4:10). Iremos dar algumas definições básicas, de acordo com a Palavra de Deus. Vamos ler o seguinte texto bíblico para entender melhor a definição de Graça:

"Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões—pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;"
Efésios 2:4‭-‬8 NVI

Em sua carta à igreja de Éfeso, Paulo define que a Graça é um dom de Deus, ou seja, um favor imerecido. Por meio da nossa fé (e não por obras) recebemos de Deus, por sua infinita misericórdia e amor, da Sua Graça quando ainda estávamos presos na lama do pecado. É através desta Graça gratuita e imerecida que podemos alcançar a Sua salvação e redenção.
É esta Graça que nos justifica e nos santifica a fim de termos esperança de herdarmos a vida eterna:

"Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento."
Efésios 1:7‭-‬8 NVI

"Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna."
Tito 3:7 NVI

Esta Graça é capaz de transformar nossas vidas de forma que passamos a viver uma vida justa, piedosa e sensata. Passamos a viver em santidade de vida, renunciando tudo o que pode nos levar ao pecado. Portanto, a Graça nos leva a santificação e não ao pecado, ou a uma "recaída".

"Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras."
Tito 2:11‭-‬14 NVI

De acordo com o profeta Oséias, o povo de Deus perece por falta de conhecimento. Esta falta de conhecimento, sobretudo pela Palavra de Deus, faz com que muitos pensem que, por causa da Graça trazida por Jesus na Nova Aliança, podem viver no pecado sem culpa alguma, pois a Graça de Jesus podem os perdoar de qualquer pecado e quantas vezes for preciso, mesmo que seja de forma voluntária, consciente e reincidentes. Desta forma teríamos um "novo Deus bonzinho" que permite que seus filhos vivam no pecado porque Ele sempre estará de braços abertos para os perdoar. Será? Vamos ler os textos a seguir, onde Paulo explica muito bem este assunto:

"A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado transbordou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna
em Cristo Jesus, nosso Senhor."
Romanos 5:20‭-‬21; 6:1‭-‬2‭, ‬15‭, ‬23 NVI


RECAIO EM TUA GRAÇA

Afinal de contas, o que significa recair na Graça?

Bom, usar a definição de re+cair para esta frase, sugere a Graça é algo de ruim, inapropriado ou até mesmo pecado, pois iríamos chagar a conclusão que cair ou recair na graça é um erro, o que não é verdade.

Usar a definição de atribuição seria o mesmo que dizer que o homem foi atribuído à Graça, o que não é verdade! Não foi o homem que foi atribuído à Graça; não foi o homem que encontrou a Graça, não foi o homem que alcançou a Graça com méritos próprios. Mas, sim, a Graça que foi atribuída ao homem, mesmo sem este merecer (favor imerecido); foi a Graça que encontrou o homem; foi a Graça que alcançou o homem caído em seus pecados e delitos. 

Portanto, não é possível eu recair sobre a Graça de Deus, isso porque é a Graça que recaiu sobre mim! 


Já na frase seguinte a autora diz: "recaio de novo em tuas mãos". Esra frase segue a mesma lógica da anterior, mas, neste caso, temos uma hipérbole, isto é, um exagero proposital. Entretanto, vale lembrar que uma coisa é estar seguro em seus braços, outra coisa é cair em suas mãos. 

O capítulo 24 do segundo livro de Samuel, narra um relato de Davi muito interessante, onde sua leitura é recomendada para quem quiser entender melhor o contexto. Nesta ocasião, Davi pecou diante do Senhor, mas felizmente se arrependeu dos seus pecados e pediu perdão a Deus. 

Entretanto, Deus é misericordioso, mas é justo. Então, Deus lhe concedeu a oportunidade de escolher seu castigo dentre três opções. Quando o profeta Gade questionou a Davi para que ele escolhesse um dos três castigos, Davi respondeu o seguinte:

"Davi respondeu: “É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, a cair nas mãos dos homens”."
2 Samuel 24:14 NVI

Para entender melhor o que Davi quis dizer quando disse que preferiria "cair nas mãos do Senhor", vamos ler o mesmo versículo, mas desta vez na versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH):

"Davi respondeu: — Estou desesperado, porém não quero ser castigado por homens. Que seja o Senhor Deus quem nos castigue, pois ele tem pena de nós!"
2Samuel 24:14 NTLH





Cair nas mãos de alguém significa ser castigado ou penalizado por ter cometido alguma falha contra este. Logo, recair, significa cair outra vez.
Mas Davi sabia que estava caindo (ou recaindo) na Graça de Deus que é rico em misericórdia para nos perdoar. Foi isso que Deus fez: perdoou Davi. Entretanto, esse perdão não evitou que Davi "caísse (ou recaísse) nas mãos do Senhor", que feriu todo o Israel com uma terrível praga, matando setenta mil homens. Deus é misericordioso, mas também é justo:

"O Senhor é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o Senhor não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés."
Naum 1:3 NVI

É preciso tomar cuidado com certas expressões que são usadas no meio gospel. Alguns, por exemplo, podem interpretar esta frase de forma que a Graça de Deus é tão grande que não é preciso se preocupar com seus pecados, pois basta pedir perdão e pronto. Não importa quantos pecados ou quantas recaídas, o que importa é que a Graça infinita de Deus sempre nos perdoará e que não é preciso lutar contra o pecado, a final, vivemos no tempo da Graça, e não da lei. No entanto não é isso que a bíblia nos ensina

"Pois, se continuarmos a pecar de propósito, depois de conhecer a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar os nossos pecados. Pelo contrário, resta apenas o medo do que acontecerá: medo do Julgamento e do fogo violento que destruirá os que são contra Deus."
Hebreus 10:26-27

"Agora, homem mortal, diga aos israelitas que, quando um homem correto pecar, o bem que ele fez não o salvará. Se um homem mau parar de fazer o mal, ele não será castigado; e, se um homem correto começar a pecar, ele não continuará vivendo. Se eu prometer dar a vida a um homem correto, e se ele começar a pecar porque pensa que a sua bondade passada o salvará, aí eu não lembrarei de nenhuma das boas ações que praticou. Ele morrerá por causa dos seus pecados."
Ezequiel 33:12‭-‬13 NTLH

Em Teus braços é uma linda declaração de amor, isso é inquestionável. Mas parece que este trecho final foi adicionada à composição após sua conclusão. Perceba que estas duas frases não possuem muita ligação com os versos anteriores, que por sinal, são totalmente bíblicos. Se este trecho em particular fosse retirado na musica, esta não perderia nenhum dos seus ricos atributos. Continuaria sendo uma linda declaração de amor ao nosso Senhor. Este trecho duvidoso não acrescenta em nada na composição.
Aqui vai uma sugestão bíblica que poderia substituir este trecho:

"Salvos pela Graça
Salvos pela Graça do perdão"


RESULTADO: Em Teus braços é um louvor bíblico, em partes.


O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.

Deus te abençoe.


12 comentários

  1. Qual o salmo estar esse versículo?
    "Seguro estou nos braços daquele que nunca me deixou".(salmo:? )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Exstem vários salmos que falam sobre estar seguro em Deus, dentre eles Salmos 4:8, Salmos 121:2-4, Salmos 91:1-2, Salmos 46:1-3...

      Excluir
  2. Gostei muito do esclarecimento, pois a expressão "recaio em tua graça" realmente me deixava incomodada.

    ResponderExcluir
  3. Se mudar a frase "Recaio em Tua graça" para "Recaia Tua graça" não ficaria melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, o sacrifício foi um só, a graça tbm.

      Nao existe recaio em tua graça

      Excluir
  4. Deus elevou esta canção e não acredito que tenha qualquer maldade no texto.

    Resta então, sermos humildes e agradecer aquilo que não é perfeito, porém, nos conforta e trás esperança.

    A perfeição é de Deus! Ele apenas nos fez semelhantes e nos deu as escolhas e mantém a porta fechada para quê possamos bater.

    ResponderExcluir
  5. Muito triste não poder tocar mais essa música na igreja pq um líder viu esse texto, era uma música que tocava bastante em mim.

    ResponderExcluir
  6. Mas e olharmos esse trecho da música como sendo uma confissão? Por exemplo... se em algum momento eu me questionar se Deus realmente vai me aparar no meio da dificuldade, e até o pq dele fazer isso, me volto para a graça, no sentido de me lembrar, de "cair a ficha" mais uma vez de que é pela graça que ele me permite tamanho consolo. Então quando a dúvida vem, "cai a ficha" ("recai a ficha") de que é a graça, e mesmo eu não sendo merecedora ele vai fazer o melhor pra mim

    ResponderExcluir
  7. Uma sugestão para o trecho final: "Nos enche de graça, sustém-nos de novo em Tuas mãos'

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi essa parte da canção como algo ruim. Nós buscamos ser iguais a Jesus, mas sabemos que santo é só Ele, e que temos falhas, que vamos errar, mas temos que aprender com os erros e se arrepender de verdade, aí Jesus que conhece nossos corações, nos perdoa, mas isso não significa que não sofreremos as consequências do erro. Quantos aqui nunca se viram desanimados em algum momento, se sentiram longe de Deus (por culpa nossa mesmo) e então recuperam as forças, pedem perdão e se voltam para Ele outra vez, voltam a ter mais comunhão, voltam a buscar mais, a ter realmente um relacionamento profundo. Recair na graça para mim é voltar ao Pai, voltar ao amor infinito dEle, voltar a entender que a graça dEle me basta, dizer pro meu coração que Deus está comigo e eu não posso esquecer mais disso, independente da situação, seja no vale ou em um erro que cometi (até o mais comum: gula), eu volto aos braços do Pai, volto para seu amor, volto a viver e acreditar, que mesmo não merecendo, tenho um Deus que me ama. Isso não é abertura para eu fazer oq quiser consiente, até pq se eu fizer isso, em nada tenho me arrependido, sou apenas mais um falso, e a Deus não podemos enganar e não teremos a graça, pois não houve real arrependimento, não há como Deus perdoar.

    ResponderExcluir