Oceanos (Hillsong) - Louvor Bíblico

26 de maio de 2018

Oceanos (Hillsong)



Tua voz me chama sobre as águas
Onde os meus pés podem falhar
E ali Te encontro no mistério
Em meio ao mar, confiarei
Ao Teu nome clamarei
E além das ondas olharei
Se o mar crescer
Somente em Ti descansarei

Pois eu sou Teu e Tu és meu
Tua graça cobre os meus temores
Tua forte mão me guiará
Se estou cercado pelo medo
Tu és fiel, nunca vais falhar
Guia-me pra que em tudo em Ti confie
Sobre as águas eu caminhe
Por onde quer que chames
Leva-me mais fundo do que já estive
E minha fé será mais firme
Senhor, em Tua presença
Composta por Matt Crocker, Joel Houston e Salomon Ligthelm, integrantes do grupo de louvor Hillsong United, a música "Oceans" é uma das canções de adoração mais populares e amadas de todos os tempos, tocando milhões de ouvintes desde seu lançamento em 2013 e cantada toda semana em milhares de igrejas em todo o mundo.
No Brasil, a música tem feito muito sucesso, já sendo gravada por diversos artistas, como por exemplo, Ana de Nóbrega, Coral Kemuel, André Valadão, Oficina G3, Graciele Farias, Mariana Ava, dentre outros.
Nos Estados Unidos, a música passou um recorde de 61 semanas não consecutivas em primeiro lugar na parada da Billboard Hot Christian Songs. Nos resumos de fim de ano, foi a música número 1 do chart em 2014 e 2016, a número 2 em 2015 e a número 10 em 2017. A música foi certificada em platina dupla nos Estados Unidos. Em 2016 Oceans ganhou o famoso Prêmio Billboard de Melhor Música Cristã, um prêmio a nível mundial.
Este tão grande sucesso nos faz questionar algumas coisas, como por exemplo, o fato da palavra "oceanos" não aparecer na letra da música em português. O que este "oceano" tem a ver com o relato bíblico? O que o compositor quis dizer com a frase "Tua Graça encobre os meus temores"? Qual é a história desta música? Afinal, o medo e a dúvida podem nos impedir de alcançar a Jesus e de viver o milagre? Como ter fé o suficiente para vencer o medo e a dúvida para conseguir "andar sobre as águas"?
Hoje o LB sairá do barco para analisar a letra desta fenomenal canção.
Vamos começar!

Na quinta-feira, 28 de setembro de 2017, os apresentadores Matt e Laurie Crouch receberam o grupo de adoração Hillsong United no programa de louvor Praise, da Trinity Broadcasting Network (TBN), para discutir o impacto fenomenal de seu single de adoração “Oceans (Where Feet May Fail)”, onde se originou um novo documentário sobre a música - Stepping Out: The Story of Oceans.
Com base no relato do Novo Testamento de Jesus chamando Pedro a unir-se a Ele e caminhar sobre o Mar da Galileia , “Oceanos” ressoou com pessoas de todas as culturas e todos os estilos de vida. Stepping Out: The Story of Oceans foi filmado em Israel e conta com Joel Houston, um dos compositores, Taya Smith, cuja voz inconfundível popularizou a música, e outros membros da Hillsong United compartilhando como “Oceans” foi escrito e gravado, e como pessoalmente os impactou. “É realmente uma música sobre como entrar no desconhecido”, explicou Joel Houston, “sobre fé e crua confiança em Deus”.
(Fonte: https://www.tbn.org/press-releases/hillsong-united-and-story-behind-song-“oceans”-thursday-sept-28th-tbn)


Vamos ler o texto abaixo com bastante atenção, pois este relato bíblico é o principal contexto da letra:
"Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.  “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”. Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?
Mateus 14:25‭-‬31 NVI
Para ter um entendimento mais amplo, vamos analisar a letra original, já traduzida para o português:
Tu me chama às águas
Para o temeroso desconhecido onde os pés podem falhar

E lá Te encontro no mistério
Em oceanos profundos
Minha fé vai prevalecer
Eu chamarei Teu nome
E manterei meus olhos acima das ondas
Quando oceanos subirem minha alma repousará no Teu conforto
Pois sou Teu e Tu és meu
Tua graça abunda nas mais profundas águas
Tua mão soberana
Será minha guia
Onde meus pés podem falhar e o medo me cercar
Tu nunca falhaste e não o farás a partir de agora
Espírito leve-me até onde minha confiança não tem limites
Me deixe andar sobre as águas
Onde quer que Tu me chames
Me leve mais fundo do que os meus pés pudessem um dia chegar
E minha fé será feita mais forte
Na presença do meu Salvador
O primeiro detalhe a nos chamar a atenção é a palavra "oceanos". Isso porque o relato de Jesus andando por cima das águas, segundo a bíblia, se dá no Mar da Galileia, que é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. Sua área total abrange cerca de 167km2. O Mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo e é considerado um mar isolado por não ter nenhuma ligação com outros mares ou oceanos.
(Fonte: Wikipédia)
Geograficamente falando, oceano é um corpo de água salgada contínuo que cerca a terra. A terra possui cinco oceanos, são eles: Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico. Não se sabe ao certo se esse foi um dos motivos que levou os artistas brasileiros a substituir a palavra "oceanos" por "mar" na letra da música, considerando o fato do relato bíblico, no qual a letra é baseada, ter acontecido no Mar da Galileia e não no Oceano da Galileia .

O primeiro parágrafo da letra foi escrito na perspectiva de Pedro, como se ele estivesse relatando sobre o convite de Jesus para andar com ele sobre as águas, para o temeroso desconhecido, onde os pés podem falhar. Este trecho se refere ao fato da bíblia dizer que o relato ocorreu durante a noite escura da madrugada, onde, após andar pelas águas, os pés de Pedro afundou, falhou.
O parágrafo seguinte, o refrão, fala sobre quando Pedro clamou por Jesus, após afundar por causa do medo. Mas diferente de Pedro, a letra diz que olharemos por cima das ondas e repousaremos em Seu conforto.
Na segunda estrofe, a letra fala ainda sobre "a falha dos pés de Pedro", dizendo que não importa o quão profundo nossos medos nos levem, a graça de Jesus é tão abundante que Sua soberana mão nos salvará, pois Ele nunca falhou e nunca falhará. Segundo Paulo em sua carta aos Romanos, onde abundou o pecado, superabundou a Graça (Romanos 5:20).
Na primeira parte do último parágrafo, a letra parece voltar ao momento em que Pedro está no barco e pede para Jesus o chamar para andar por cima das águas, onde nossa confiança não tem limites. 
Até aqui o "andar sobre as águas" é visto como um ato louvável de fé, algo que todos nós deveríamos experimentar, e o "afundar" é visto como fruto da falta de fé sobre o medo das circunstâncias. Algo que devemos vencer. Entretanto, na segunda parte do último parágrafo, a letra pede para o Espírito nos levar para "mais fundo" do que nossos "pés" pudessem um dia chegar. Este termo "mais fundo" causa um certo conflito de concordância com o restante da letra, que enfatiza o andar de Pedro sobre sobre as águas e não o seu afundar. No instante anterior o compositor pede para andar sobre as águas, em seguida pede para ser levado "mais fundo" do que os pés, os mesmo que poderiam "falhar", pudesse chegar. Temos aqui um sutil problema de concordância.
É claro que não foi essa a intensão do compositor. Na verdade ele pediu para que o Senhor pudesse o levar para um nível mais profundo de intimidade com Ele, viver uma experiência com o Senhor que jamais havia vivido antes. Esta experiência alcançada pela presença de Deus, aumentará a nossa fé e a deixará mais forte. 
Desta forma, o termo mais adequado para esta frase seria: me leve mais LONGE do que os meus pés pudesse um dia chegar.
Evidentemente que este pequeno detalhe em nada mudou a beleza da composição nem a essência da letra, tampouco sua veracidade bíblica.


Quando Pedro percebeu a força do vento, teve medo. Em seguida seus pés falharam e ele começou a afundar. Imediatamente Pedro clamou por socorro e depois que Jesus estendeu a mão para salvá-lo, disse: Homem de pequena fé, por que você duvidou?”. Perceba que antes de Pedro começar a andar sobre as águas, o medo já havia dominado a todos dentro do barco, onde pensavam que Jesus fosse um fantasma. Mesmo com medo, Pedro foi o único a sair do barco. Tudo ia bem em sua "caminhada milagrosa", até que percebeu a força dos ventos e teve medo a ponto de duvidar do que estava acontecendo.
Este relato nos ensina que o medo precede a dúvida. Sempre que nossos medos são maiores que nossa fé, seremos varridos pelas ondas do mar da vida. Entretanto, sempre que nossa fé é maior do que nossos medos, milagres sobrenaturais acontecem.
Quando os discípulos começaram a gritar de medo, Jesus reagiu dizendo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. Pedro, diferente dos demais, superou seus medos e se lançou no desconhecido para encontrar Jesus. Mas os ventos continuaram a soprar ao ponto de fazer Pedro duvidar e afundar nas ondas do mar.
Precisamos aprender a confiar em Deus e fortalecer nossa fé, pois somente a fé genuína no Senhor poderá vencer nossos medos e nos fazer andar por sobre as águas.
"Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?"
Salmos 56:3‭-‬4 NVI
"Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos. Eu, um pobre sofredor, gritei; o Senhor me ouviu e me livrou das minhas aflições. Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!"
Salmos 34:4‭, ‬6‭-‬6‭, ‬8 NTLH

Para concluir, em seu livro VIVA AME LIDERE, Brian Houston, pastor presidente e fundador da igreja, e líder do grupo Hillsong United, escreveu o seguinte:
"Seguir a Jesus na grande aventura de uma vida cheia de fé exige assumir riscos. Nunca é fácil manter os olhos nEle quando Ele nos chama para andar sobre as águas, para o grande desconhecido, onde os pés podem afundar como os de Pedro. Medos e dúvidas o atacam, gritando todas as razões pelas quais você não pode ou não deve fazer o que Deus chamou você para fazer. Por mais assustador que pareça, você tem de querer continuar indo, sendo fiel nas pequenas coisas, enquanto pede a Deus forca, coragem e recursos para dar o próximo passo.
Esses momentos escuros da vida, nos quais a incerteza do futuro aterroriza você, exigem um tipo de fé mais profunda e mais corajosa. São estes os momentos em que Deus pede a você que não só confie nEle, mas também que entregue todas as áreas da sua vida para Ele. Presumimos automaticamente que conhecer a Deus é o mesmo que torná-lo Senhor das nossas vida. Estou convencido, sobretudo quando enfrentamos as encruzilhadas e becos da vida, que temos de nos entregar a Deus como nosso Senhor. Nada nos abre mais a porta do nosso futuro glorioso do que ter uma revelação pessoal do senhorio de Jesus sobre nossa vida."

RESULTADOOceanos é um louvor bíblico.

O que achou desta análise? Deixe sua opinião nos comentário e compartilhe!
Deus te abençoe.

9 comentários