O que Sua Glória Fez Comigo (Fernanda Brum) - Louvor Bíblico

3 de maio de 2018

O que Sua Glória Fez Comigo (Fernanda Brum)



Eu me rasgo por inteiro
Faço tudo, mas vem novamente
Eu mergulho na mirra ardente
Mas peço que Tua presença aumente
E se eu passar pelo fogo, não temerei
Na Tua fumaça de glória, eu entrarei
Longe do Santo dos Santos não sei mais viver
Quem já pisou no Santo dos Santos
Em outro lugar não sabe viver
E onde estiver, clamar pela glória
A glória de Deus

Essa linda canção de adoração explodiu em todo o Brasil, de forma exponencial, na voz da pastora e cantora Fernanda Brum, onde sua relevante influência no meio gospel, além da gigantesca exposição nacional, contribuiu para que adoradores de todo o país, inclusive em outros países, se reunissem para clamar pela Glória, a Glória de Deus.

Mas o que alguns não sabem é que a música não é de sua autoria. A cantora é apenas uma das intérpretes autorizadas a regravar esta música em seu álbum Da Eternidade, da mesma forma que a cantora Elaine de Jesus, que também possui esta música em seu repertório.
Ministério Som de Muitas Águas foi o primeiro grupo de louvor a tornar esta canção pública no congresso Fogo e Glória realizado em 2010 na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, e, em seguida, gravando em seu álbum Glória, após possuir os direitos autorais juntamente com o jovem catarinense chamado José Eduardo Momm, mais conhecido como Duda Momm.
Esta letra foi composta, segundo o próprio Duda, em um período de grande escassez espiritual em sua vida, onde o compositor já havia escrito algumas canções, mas segundo ele, ainda não estava da forma que queria.

Já convertido ao Evangelho de Cristo, Duda buscava intensamente a presença de Deus, mas para sua frustração, nada acontecia. Nos cultos, ele tocava, ministrava, via as pessoas sendo cheias do Espirito Santo, mas ele mesmo não conseguia sentir aquela doce presença. Duda diz que se sentia em meio a um deserto a procura de uma gota de água. Até que certo dia, enquanto buscava insistentemente a presença de Deus em oração, Duda foi presenteado pelo próprio Deus com esta bela música que, juntamente com a melodia e harmonia, a letra brotou fervorosamente em seu coração.
A música começou a ser ministrada em sua própria igreja local, até o dia em que a líder do Ministério Som de Muitas Águas ouviu aquela bela canção através de um culto pela internet, enquanto estava nos Estados Unidos, e pediu para ser ministrado no Congresso Fogo e Glória e posteriormente gravá-la em seu próximo álbum.

O próprio Duda reconhece que não esperava que sua composição faria tanto sucesso, até que um vídeo da música foi postado do YouTube e, em poucos dias, explodiu em visualizações. Foi ali que ele entendeu que não saberia mais viver em outro lugar depois de um dia ter "pisado" no Santo dos Santos.
(Fonte: YouTube)
Embora a música seja muito bela e envolvente, cuja melodia e harmonia nos levam a uma introspecção e reflexão sobre a Glória de Deus, é preciso analisar sua letra para evitar interpretações errôneas. Algumas expressões como "eu me rasgo", "mergulho na mirra ardente", "fumaça de Glória", "quem já pisou no Santos dos santos", podem gerar dúvidas em muitos, por isso este "hino nacional" foi selecionado para ser analisado aqui no LB.
Então, sem mais delongas, vamos lá!

Eu me rasgo por inteiro
É importante ressaltar que todas as expressões contidas nesta letra possuem contexto bíblico, sobretudo no antigo testamento. Por isso não podemos interpretá-las ao pé da letra, mas sim fazer analogias ao contexto bíblico da época do tabernáculo, conforme sugere a letra.
No antigo testamento, quando um judeu rasgava suas vestes, ele demonstrava publicamente seu arrependimento, vergonha e tristeza. Deus se agradava disso, pois, ao longo da história bíblica, Ele sempre resistiu aos soberbos e deu Graças aos humildes (Thiago 4:6). A bíblia é vasta em exemplos neste sentido, vejamos alguns:
  • Rubens rasgou suas vestes quando soube que seu irmão José havia sido vendido (Gênesis 37:29);
  • Jacó rasgou suas vestes quando soube que seu filho José estava "morto" (Gênesis 37:29);
  • Josué rasgou suas vestes em sinal de humilhação quando orou ao Senhor pedindo ajuda. Deus respondeu sua oração dizendo que havia pecado entre o povo e que o mesmo precisava ser santificado (Josué 7:6);
  • rei Acabe rasgou suas vestes quando recebeu a profecia de Elias, mas o Senhor viu seu arrependimento e humildade, perdoou seus pecados e cancelou a desgraça que viria sobre ele por causa dos seus pecados. (I Reis 21:27-29);
  • Ezequias rasgou suas vestes quando recebeu a profecia de Isaías, mas Deus, ao ver seu arrependimento, mudou toda a sua história (II Reis 19:1);
  • Josias rasgou suas vestes quando a Torá foi encontrada (II Crônicas 34:19)
Deus se agrada de pessoas quebrantadas e dispostas a se humilhar diante da Sua presença. No entanto, não é apenas as vestes que precisam ser rasgadas perante Deus:
"Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal."
Joel 2:12-13
Faço tudo, mas vem novamente
O que você está disposto a fazer para ser visitado pela Glória de Deus e ter Sua presença dentro do teu coração?

Em Jeremias 29:13, Deus deixou claro que só O encontraremos quando O buscarmos de todo nosso coração.

Há um preço a ser pago para ser visitado pelo Santo Espirito de Deus, um preço de oração, jejum, súplica, leitura da Palavra, santidade, consagração, renúncia, perseverança, fé. O preço é alto para se aproximar do Todo Poderoso. Se quisermos ser dignos de sermos chamados "cristãos", precisamos estar disposto a pagar o preço e fazer tudo até que Ele "venha novamente".

Eu mergulho na mirra ardente
Abaixo está a resposta do próprio compositor, quando uma jovem o questionou sobre a essência desta expressão:
"Olá Agatha, tudo bem? Quem escreve é o Duda. Fico igualmente feliz em saber de seu coração para com o Pai e para com a igreja, de não cantar por cantar, mas de cantar porque vive... Quando citei esta expressão na canção, me referi ao fato de que a mirra é naturalmente amarga, mas quando submetida ao fogo, torna-se em incenso de aroma doce. Então, mergulhar na mirra ardente, seria literalmente, se preciso, mergulhar no sofrimento, no lugar onde somos queimados pelas brasas do Senhor, no lugar de maior preço e maior renúncia, para que saia de nossas vidas um perfume doce que atraísse a presença do Senhor, de forma tão intensa que fosse aumentada a cada milésimo de segundo que passamos em sua presença... Porque, como nós sabemos, Ele é uma fonte inesgotável, e sempre tem mais... Na verdade, Ele é imutável, mas para nós, sempre tem mais morte, e isso faz com que sua presença seja cada vez mais forte... Seus milagres cada dia mais visíveis, e seu amor cada segundo mais latente... Que Jesus te abençoe muito e te use muito, muito... Em Cristo, José Eduardo M.
A mirra é uma resina extraída do caule de uma determinada árvore localizada ao norte da África, além de outros países do Oriente Médio, e tinha basicamente 3 finalidades:
  • Usado no processo de mumificação e embalsamento de cadáveres.
  • Fins medicinais, onde era usado para tratamento de feridas, machucados e outras doenças.
  • Usado como essência aromática, pois seu aroma era muito agradável. Era também usado como óleo para perfumar a pele.
A mirra foi um dos três presentes dados pelos reis magos ao menino Jesus logo após seu nascimento. Certamente este presente representaria o sofrimento amargo que Jesus iria sofrer anos mais tarde.
(Mateus 2:11)
No momento da crucificação de Jesus, os soldados romanos lhe ofereceram vinho misturado com mirra. Certamente seria para aliviar as dores de Jesus, mas Ele não aceitou.
(Marcos 15:23)
Mas peço que Tua presença aumente
No antigo testamento, a presença de Deus era derramada sobre medida, em forma de porção, onde Deus dava uma certa porção da Sua presença a um profeta ou rei de acordo com necessidade da ocasião. Não era qualquer um que podia receber uma porção, por menor que fosse, do Espírito Santo. Eliseu, por exemplo, pediu que ao seu mestre Elias que lhe concedesse porção dobrada do Espírito de Deus que havia em Elias (II Reis 2:9).
No entanto, Joel proferiu que nos últimos dias o Espírito de Deus seria derramado sobre toda carne (Joel 2:28).

Portanto o termo "aumentar" se refere a este fato. Nos dias de hoje podemos dizer que desejar que a Presença de Deus aumente em nossas vidas, quer dizer que queremos Sua presença em maior intensidade e força.
E se eu passar pelo fogo não temerei
Quando falamos em passar pelo fogo, nossa memória automaticamente nos remete a história dos jovens Sadraque, Mesaque e Abednego que foram jogados na fornalha de fogo ardente pelo rei Nabucodonosor. Mas esse não é o caso. Precisamos focar no contexto da letra que faz alusões às práticas realizadas no antigo testamento, sobretudo, no processo do sacrifício feito pelo sacerdote no templo ou no tabernáculo. Para a mirra exalar o cheiro suave e doce, precisava passar pelo fogo. Logo, para exalarmos o bom perfume de Cristo, precisamos estar dispostos a passar pelo fogo de Deus. Não é preciso temer, porque...
"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."
Salmos 23: 4.
Na tua fumaça de glória eu entrarei
No antigo testamento a presença de Deus, às vezes, era manifesto na forma de nuvem, também podendo ser traduzido por fumaça.
Para entender melhor, precisamos lembrar que, naquela época, o santuário era dividido em 3 ambientes distintos:
  • Átrios - Local onde qualquer judeu homem poderia entrar para oferecer seus sacrifícios a Deus;
  • Lugar Santo - Local onde somente os sacerdotes poderiam entrar. Onde era feito os sacrifícios;
  • Santo dos santos - Local onde somente o sumo sacerdote podia entrar, pois ali estava a presença de Deus representada pela Arca da Aliança. Havia um enorme véu que separava o Santo dos Santos do lugar santo.

Veja o que o próprio Deus disse a Moisés sobre a manifestação da Sua presença na forma de nuvem:
"Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre em todo tempo no lugar santo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório."
Levítico 16: 2
Mas de onde vinha esta nuvem? Leiamos:
"Então tomará um incensário cheio de brasas de fogo de sobre o altar, diante do Senhor, e dois punhados de incenso aromático bem moído, e os trará para dentro do véu; e porá o incenso sobre o fogo (LEMBRA DA MIRRA?) perante o Senhor, a fim de que a nuvem o incenso cubra o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra."
Levítico 16: 12.
Quando o incenso aromático, no qual a mirra era uma das especiarias, era queimado pelo fogo, produzia uma forte fumaça que tomava conta de todo o lugar. Deus disse que, caso aquele aroma fosse agradável às suas narinas Ele estaria presente naquele nuvem, ou fumaça.
"...então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus."
2 Crônicas 5: 13.
Interpretação semelhante ao refração da música do Davi Sacer que diz: "No Santo dos santos tua fumaça que esconde, só teus olhos me veem"
Longe do Santo dos Santos não sei mais viver
Morte. Uma palavra que traz desconforto e medo para muitas pessoas. A presença de Deus, o Santo dos santos, não é um lugar que apenas traz vida, mas também é um lugar que pode trazer morte.

Os filhos de Arão, por exemplo, foram mortos quando apresentaram ao Senhor uma oferta de incenso que não estava de acordo com as especificações dadas pelo próprio Deus. Eles foram mortos porque se apresentaram diante da Sua presença sem a devida preparação, de qualquer maneira.

No capitulo 16 do livro de Levítico, Deus diz detalhadamente como o sacerdote deveria fazer o sacrifício no Dia do Perdão, o dia onde anualmente o sacerdote oferecia sacrifícios a Deus para o perdão dos pecados de todo o povo. Deus deixou claro que não era permitido entrar no Santo dos santos sem antes ser apresentado a Ele uma oferta, um sacrifício. Aquele sacrifício seria para a remissão dos pecados do povo e somente após este sacrifício que o sacerdote poderia atravessar o véu e entrar no Santo do Santos, na presença de Deus.

Se o sacrifício não fosse feito exatamente da forma que Deus havia ordenado, o sacerdote seria morto dentro do templo e o povo não teria seus pecados perdoados, tendo como consequência a morte espiritual, já que, segundo o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos 6:23, o salário do pecado é a morte. Portanto, a única esperança que o povo tinha de ter seus pecados perdoados, estava depositada no sacerdote que precisava fazer tudo como Deus ordenara para alcançar o Seu perdão e permanecer vivo.

Entretanto Jesus veio mudar toda esta história. Após sua morte na cruz, a Palavra diz que houve densas trevas e um terremoto tão forte na região que fez com que o véu do santuário se rasgasse ao meio de alto a baixo. Jesus rasgou o véu que separava o Criador da sua criação, onde o homem estaria livre para entrar no Santo dos Santos, isto é, na presença de Deus, para o adorar sem a intermediação do sacerdote. Nem mesmo seria necessário fazer sacrifícios antes de se apresentar diante de Deus, porque o sacrifício de Jesus substituiria os sacrifícios de animais, sendo suficiente para remir o pecado de toda a nação. Por isso, somente através do perdão alcançado pelo sacrifício de Jesus na cruz, podemos nos achegar na presença do Todo Poderoso, o "Santo dos Santos".
Portanto, sem Jesus não há remissão de pecados; sem remissão de pecados não podemos nos apresentar diante de Deus e entrar no Santo dos santos; longe do Santo dos Santos não conseguimos viver.
Quem já pisou no Santo dos Santos em outro lugar não sabe viver
Evidentemente o autor desta letra não se refere ao espaço físico do tabernáculo, mas sim a presença de Deus. Para um melhor entendimento, vamos re-escrever esta frase da seguinte forma:
"Quem já teve seus pecados perdoados, sua vida lavada pelo sangue do cordeiro, foi visitado e cheio do Espírito Santo, teve sua vida transformada por Ele e experimentou a manifestação da Sua Glória em sua vida, não consegue mais viver em outro lugar, a saber, no mundo de pecado que jaz do maligno."
Quantos homens e mulheres de Deus, pregadores, líderes, missionário, profetas, ministros do evangelho de forma geral, você conhece que, após terem "pisado no Santo dos santos", se desviaram e cometeram coisas piores que aqueles que jamais conheceram sequer os "átrios" de Deus? Muitas, não é mesmo? Sabe por quê? A resposta esta na Palavra:
"Jesus continuou:  — Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” Aí volta e encontra a casa vazia, limpa e arrumada. Depois sai, vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. E isso também acontecerá com esta gente má de hoje."
Mateus 12:43‭-‬45 NTLH
Note a palavra destacada "vazia". Quando "tiramos o pé do Santo dos santos" o Espirito Santo se retira de nós, deixando nossas vidas vazias e desocupadas para o inimigo entrar, trazer mais sete piores com ele, e fazer uma verdadeira bagunça.

E onde estiver clama pela glória, A glória de Deus
Depois que o véu do templo se rasgou, a presença de Deus não ficou mais restrita ao sacerdote, tampouco ao santuário, pelo contrário, passamos a ser morada do Espírito Santo, logo, podemos clamar pela Glória de Deus onde quer que estejamos.


RESULTADO: O que Tua Glória fez comigo é um louvor bíblico.
Para saber mais sobre a onipresença de Deus leia o post da análise da letra Coração de Pedra (João Alexandre).

O que achou da análise desta letra? Deixe sua opinião nos comentário e fique a vontade para sugerir uma letra para analisarmos nas próximas postagens.
Deus te abençoe.

11 comentários

  1. Canção muito poderosa. Letra muito forte, e quanto a análise, me ajudou muito, pude entender mais ainda a cerca do quão imensurável é a presença do Abba.
    Deus Continue abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a esplicação execente parabéns

    ResponderExcluir
  4. Amo essa canção estava afastada dos caminhos do SENHOR e eu tinha esse sentimento em meu ser que não podia mais viver linde da sua presença..obrigado pela análise...espetacular ter esse desejo em querer conhecer mais a DEUS, ter alguém com o propósito de nós orientar

    ResponderExcluir
  5. Amei a explicação, vi vários sites falando que esse hino era sem ênfase bíblica. Fiquei até com dúvidas, mas graças ao bom Deus elas foram tiradas agora

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! Muito bo., esclareceu minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Lindo esse louvor, Des do primeiro dia que ouvir ele sinto o espirito santo e não paro de ouvir mas também queria saber mais sobre o significo do louvor e explicação foi excelente.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela análise! Não tem como não sentir a presença de Deus cantando, ou ouvindo ela.

    ResponderExcluir