Te agradeço (Kleber Lucas) - Louvor Bíblico

27 de abril de 2018

Te agradeço (Kleber Lucas)




Eu te agradeço, Deus por se lembrar de mim e pelo seu favor é o que me faz vencer.
Eu vivo pela fé e não vacilo. Eu não paro, eu não desisto, eu sou de Deus, eu sou de Cristo.

Você mudou a minha história e fez o que ninguém podia imaginar.
Você acreditou e isso é tudo. Só vivo para você, não sou do mundo, não.

A Honra, a Glória, a Força e o Louvor a Deus.
E o levantar das minhas mãos é para dizer que te pertenço Deus.

Eu te agradeço Deus que no deserto não me deixou morrer e nem desanimar.
E como aquela mãe que não desiste, você não se esqueceu, você insistiu.


Esta música faz parte do álbum Propósito e foi composta pelo cantor e compositor Kleber Lucas e gravada em 2006 pela gravadora MK Music. O cantor vivia o auge da sua carreira e muitas das suas músicas emplacaram grandes sucessos. Te agradeço foi uma delas.
A música é um verdadeiro salmo de ação de graças a Deus, onde o autor deixa claro sua gratidão e devoção ao Senhor pela sua graça, misericórdia e favor, que segundo o próprio, é o que nos faz vencer.


Ter um coração sempre grato a Deus é muito importante na vida cristã, pois desta forma, reconhecemos que dependemos do Senhor em nossas vidas para viver. Somente Deus é capaz de mudar nossa história porque, quando passamos pelos desertos da vida, Ele é o único que não nos abandona, pelo contrário, faz o que ninguém poderia imaginar.

O mais notável desta letra é que o autor reconhece que Deus é o responsável pela grande transformação em sua vida, dando-lhe assim toda a Honra, Glória, Força e Louvor.
Como seria bom se todos nós tivéssemos um coração grato a Deus. Mas infelizmente o coração do homem é tão duro que sequer reconhece o poder de Deus em sua vida, antes, pensa que tudo o que conquistou na vida foi pela força do seu próprio braço.

É comum ouvir esta música em formaturas, aniversários e em culto de ações de graças por causa do seu ritmo alegre e empolgante. Também é uma música fácil de aprender, fácil de cantar e fácil de tocar. Possivelmente sua igreja já deve ter cantado esta música várias vezes no período de louvor, ao menos uma vez na vida, não é mesmo? A minha também!
Mas nem tudo são flores. Não foi por acaso que esta música está sendo analisada aqui no LB (Louvor Bíblico).

Para falar deste assunto poderíamos ter escolhido muitas outras, pois este problema tem se tornado cada vez mais comum nas músicas "gospel" do século XXI.

Assim como tantas outras músicas no meio cristão, esta bela canção, além de nos levar a agradecer a Deus por tudo o que tem feito em nossas vidas, nos leva também a chamar o nosso Deus, o Todo Poderoso, criador dos céus e da terra, o Alfa e o Ômega, nosso General de guerra que nunca perdeu uma só batalha, O Rei dos reis e Senhor dos senhores, a Estrela da manhã, Raiz de Davi, Aquele que venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia, Aquele que mudou a nossa sorte, nossa história e a nossa vida, Aquele que voltará reinando em Glória, de "você".

O que a bíblia diz sobre como se referir ao Santo Deus de Israel com reverência e respeito? Ao se dirigir ao Senhor como "você" estamos lhe faltando com o devido respeito ou não faz diferença na forma de tratamento para com Ele?

Este assunto, embora pareça óbvio e simples para alguns, na verdade é motivo de grande polêmica entre os adoradores da nossa geração, pois existe um grupo de pessoas, mais jovem e moderno, adeptas ao movimento gospel que chama Deus de "você" e existe outro grupo, mais conservador, que repudia esta forma de tratamento para com o nosso Deus. Enquanto a maioria das igrejas vem cantando estas músicas sem nenhum constrangimento quanto a forma de tratar a Deus no momento do louvor, onde além desta música em questão, cantam tantas outras com o mesmo teor, como por exemplo, "Só quero, só quero, só quero ver você, só quero, só quero, só quero ver você...", outras igrejas eliminaram todas estas músicas de seus repertórios litúrgicos, e ainda outras até as cantam, mas substituíram o "você" por Senhor, Jesus, Deus, Tu, enfim, o que a melodia da música permitiu.

Qual dos grupos está com a razão? Existe certo ou errado nesta questão? Estarão ambos certos ou ambos errados? Você ou Senhor? Intimidade ou falta de respeito e reverência?
O que a Palavra de Deus nos ensina a respeito?

Vamos lá!


A primeira coisa a se fazer, antes de analisarmos as Escrituras, é considerar alguns detalhes da nossa língua portuguesa e entender o significado e usabilidade destes pronomes.

"O português, como outras línguas também neolatinas, possui diversos pronomes de tratamento específicos para se referir ao interlocutor de maneira cerimoniosa, reverente, formal e informal. No entanto, duas exclusivas palavras exercem verdadeiro papel de pronome pessoal no discurso cotidiano da língua: o substantivo senhor e o pronome de tratamento você. O emprego difundido e corriqueiro de ambas questiona definições e sistematizações já postuladas sobre as duas. E, diferente de outras línguas, o uso e a classificação destas palavras se diferenciam dentro da peculiar realidade de nosso português do Brasil.

O francês faz clara distinção entre tu (informal) e vous (formal) 1; o espanhol, entre tú usted; o italiano, tu lei2. Mesmo o alemão, de origem anglo-saxônica, possui os pronomes pessoais dusie3 que também diferenciam o grau de informalidade e/ou polidez, respectivamente, no tratamento com o interlocutor. No português, você senhor podem ser também diferenciados segundo a simples formalidade de seu emprego. Mas vale atentar para dois importantes detalhes: as classes em que se enquadram, pronome de tratamento (e não pronome pessoal) e substantivo (com função de tratamento pessoal), respectivamente, – e as peculiaridades sintáticas daí advindas – e as definições das variadas situações de uso.

Vejamos o que dizem trechos importantes do Dicionário Hoaiss da Língua Portuguesa sobre senhor e você:

senhor /ô/ s.m. 1 na idade Média, proprietário de um feudo 2 aquele que possui algo; dono, proprietário 3 dono da casa; patrão, amo 4pessoa que exerce poder, dominação, influência 5 fig. aquele que tem pleno domínio sobre si, sobre uma coisa, sobre uma situação 6 aquele que tem autoridade como rei, imperador; soberano, chefe 7 possuidor de algum Estado ou Território 8 pessoa nobre ou distinta; homem da burguesia ou de outra condição social 9 homem de meia-idade ou idoso 10 tratamento cerimonioso ou respeitoso dispensado aos homens [abrev.Sr.11 homem indeterminado; pessoa que não é conhecida ou cujo nome não se deseja revelar 12 abs. o Ser Supremo; Deus; Jesus Cristo; a hóstia consagrada, o viático (...) # ETIM lat. senîor,õris‘mais antigo, mais velho’, comparativo de senex, senis ‘ancião, velho’; na baixa latinidade o vocábulo senîor tornou-se um termo de respeito, equivalente a domînus ‘dono da casa, senhor, proprietário’ (...) f. hist. sXIII senhor, sXIII senhur, sXIII senner, sXIII senor, sXIV ssenhor, sXV sëhor, sXV senõr, 1632 senior. (...) 4

você pron. trat. 1 aquele a quem se fala ou se escreve pron. indef. 2 pessoa não especificada; alguém # GRAM apesar de funcionar como forma de tratamento da segunda pessoa, esse pronome leva o verbo para a terceira pessoa # GRAM/USO a) excetuando-se a região do extremo Sul e alguns pontos da região Norte, no Brasil você toma lugar do tu como pronome de segunda pessa como: 1) forma de tratamento íntimo 2) forma de tratamento entre pessoas de mesmo nível social, econômico, etário etc. 3) forma de tratamento de superior para inferior b) em Portugal, você é basicamente usado como tratamento entre pessoas de mesmo nível, ou de superior (em classe social, em idade e em hierarquia) para inferior; em famílias de classes mais altas o você é usado como forma carinhosa de intimidade, emprego este considerado fino; tal tratamento jamais se ouve de inferior para superior o que seria considerado acinte # ETIMvossa mercê vossemecê > vosmecê > você; f. hist. 1665 vossancé, 1721 vossancê, 1721 vossê # SIN/VAR vacê, vancê"
(Fonte: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/a00005.htm)










Seja sincero, qual destas duas definições se aproxima mais com a descrição do nosso Deus?

Agora vamos para as escrituras.
O vocábulo original das Escrituras traduzido aqui por "tu" é "su", que, no grego, refere-se à segunda pessoa do singular.
Isso quer dizer que quando alguém se referia a um escravo, a um sacerdote, a um rei ou até mesmo a Deus, usava-se o termo "su". Logo, não havia distinção quanto ao vocábulo a ser usado, no que diz respeito ao tratamento com as pessoas. Tanto "você" quanto o "tu" significava a mesma coisa: "su".

O primeiro tradutor da bíblia para nossa língua foi João Ferreira de Almeida, um português que ao traduzir a bíblia, certamente fez uso dos termos que lhes era mais eventual para uma obra tão solene como a bíblia sagrada, fazendo uso de uma linguagem formal e culta.

Aqueles que são a favor do "você" normalmente alegam usar este pronome à Deus porque são amigos íntimos e, portanto, se acham no direito de se referir a Ele desta forma. Esta tal intimidade seria tamanha que a criatura conversaria com seu Criador de igual para igual, sem nenhuma diferença, já que todos nós fomos feitos a Sua imagem e semelhança. Por causa desta intimidade em alto nível, no que tange ao tratamento para com Deus, vale tudo. Você, velho, paizinho, paizão, coroa, cara lá de cima, e assim por diante. 

Como se não fosse o suficiente, esta nova tendência moderna de louvor abriu precedentes para uma outra forma de tratamento ainda mais preocupante: o erotismo. É isso mesmo!
A intimidade de certos seres humanos que, por mais incrível que pareça, habitam no mesmo planeta que nós e que andam nos mesmo solo que nós, simples mortais e pecadores, os levam a tratar ao Deus triuno como se fosse um namorado, noivo ou marido. Não é difícil encontrar expressões no meio gospel como "abraça-me", "beija-me com sua glória", "encostar-me em teus ombros", "deitar em teu colo", "apaixonado", e assim por diante. 

Pelo que as músicas contemporâneas nos dizem, nossa geração é a geração que mais possui adoradores íntimos de Deus, a geração que mais foge do pecado, geração que mais ouve a voz de Deus, geração que mais ama seu próximo mais a seu próprio "eu", enfim, uma geração diferente de todas as anteriores, pois possuem um alto nível de intimidade com o Todo Poderoso jamais vista na humanidade, sequer nas escrituras. Será?

Ora, se é verdade o que a Palavra diz sobre a eternidade de Deus, onde Ele é o mesmo de ontem, hoje, amanhã e eternamente; se Deus não mudou, vamos olhar ao longo da história bíblica, alguns homens de Deus notáveis em suas gerações, no que diz respeito a intimidade com o Criador.

Quando o Senhor chamou Moisés através da sarça ardente, ordenou que este retirasse as sandálias dos pés, pois ele estava prestes a pisar em terra santa. Naquela oportunidade Deus deixou claro para Moisés que ele não poderia se achegar à Ele de qualquer jeito. A presença de Deus fez daquele solo, antes comum como qualquer outro, um lugar santo e digno de respeito e reverência.

Falando ainda de Moisés, é inquestionável sua intimidade com o Grande EU SOU. Deus falava abertamente com Moisés, onde lhe deu as tábuas da lei, os dez mandamentos, e inspiração divina para escrever o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), também chamada de Torá, além dos inúmeros milagres que o Senhor realizou por intermédio de Moisés, como a passagem a seco pelo meio do Mar Vermelho, por exemplo. Esta intimidade fez com que Moisés fizesse um pedido muito ousado:

"Aí Moisés suplicou: — Por favor, deixa que eu veja a tua glória .  E disse ainda: — Não vou deixar que você veja o meu rosto, pois ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo. Mas aqui há um lugar perto de mim, onde você poderá ficar em cima de uma rocha. Quando a minha glória passar, eu porei você numa rachadura da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu passe. Depois tirarei a mão, e você me verá pelas costas, porém não verá o meu rosto."
Êxodo 33:18‭, ‬20‭-‬23 NTLH

Se Moisés não pôde ver a face de Deus, quem dirá nós! A menos que você conheça alguém com maior grau de intimidade e feitos mais gloriosos que Moisés.

Outro exemplo interessante:

"No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória."
Isaías 6:1‭-‬3 ARA

Perceba que os Serafins eram os que mais próximos estavam da Glória de Deus. Eles ficam 24h por dia ao redor do troco da Graça. Não existem outros seres na face da terra que estejam mais próximos da grandeza de Yaveh como os Serafins. Entretanto, já se perguntou alguma vez na vida por que eles só usavam duas das suas seis asas para voar? 

Duas eram para cobrir os pés. Lembra do que Deus disse para Moisés sobre suas sandálias? Pois é, mesmo estando tão próximos da Glória de Deus, os Serafins não podem pisar no Santo dos Santos, por isso eles deveriam estar voando e com os pés cobertos pelas suas asas. E quanto às asas que cobriram seus rostos? A Glória que emana do trono do Altíssimo é tão grande e poderosa que nem mesmo os Serafins conseguem suportar, tendo que cobrir seus rostos para não olhar para a Glória de Deus.

Meu último exemplo é o próprio Filho de Deus, Jesus.

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz."
Filipenses 2:5‭-‬8 ARA

As palavras do apóstolo Paulo dispensa grandes comentários. Pois se o próprio filho de Deus em momento nenhum da sua vida se colocou no mesmo nível de Deus, antes, se colocou na forma de servo. 

Em nossa sociedade, se tivermos de entrar em um fórum ou prefeitura de determinadas cidades, teremos que obrigatoriamente estar vestidos de calça e sapato, caso contrário, não permitirão nossa entrada. já na casa de Deus, as pessoas entram e saem usando qualquer tipo de roupa sem nenhum constrangimento; quando vamos nos encontrar com um cliente, um empresário ou alguém de muita importância, usamos nossas melhores roupas, mas para nos encontramos com o Rei da Glória, qualquer roupa basta; para falar com um juiz, dificilmente o chamaremos de "você", mas sim de vossa excelência, sob pena de prisão por desacato a autoridade; se eu chamasse meu pai de "você", certamente arrumaria um grande problema.

Ora, se sabemos honrar as autoridades terrenas, por que temos tanta dificuldade de honrar a Deus?

Conclusão: Aqueles que julgam ter mais intimidade que Moisés, os Serafins ou o próprio Jesus, podem continuar chamando o Senhor de "você", mas sugiro que evite fazer isso em público para não influenciar aqueles que não têm tanta "intimidade" para fazer o mesmo.


RESULTADO: Te agradeço é um louvor bíblico em partes.


O que achou da análise? Dê sua opinião e sugestão de músicas para análises nos comentários!

Deus abençoe a todos.

2 comentários

  1. antes de tudo, parabéns pela iniciativa de criar este espaço. agora, gostaria de sugerir uma música para análise: coração de pedra - joão alexandre.

    ResponderExcluir