Coração de pedra (João Alexandre) - Louvor Bíblico

1 de maio de 2018

Coração de pedra (João Alexandre)





Ali é o lugar ideal pra quem quiser se esconder e ser
mais um na multidão.
Ali é onde os homens se abraçam mas, na hora de pagar o
preço, lavam as mãos.
Ali é onde todos se encontram mas acabam se perdendo
por achar que são invencíveis. 
Ali não há lugar pra tristeza, pra angústia, pra dor, 
nem pra gemidos inexprimíveis.

Ali ninguém conhece a essência,


tão somente a aparência de viver em comunhão.

Ali é onde os loucos se entendem,

onde os sábios se prendem ao valor da tradição.

Um falso paraíso presente, um fanatismo distante, 
um cristianismo sem direção. 
Ali é onde todos proíbem, onde todos permitem. 
Onde são assim, nem "sim" nem "não".

Que vença, mesmo que haja desavença,
todo aquele que repensa na crença da onipresença de Deus.
Sejamos coerentes, transparentes, reluzentes, conscientes.
Todos crentes que somos os filhos seus.
Na rua, no trabalho, na escola, na loja, na padaria,
no posto, na rodovia, na congregação.
Que haja em nós o mesmo sentimento.
Que Deus habite em nosso coração!

Deus não habita mais
em templos feitos por mãos de homens.
Deus não será jamais
acorrentado às paredes de uma religião.
Deus não habita mais
em templos feitos por mãos de homens.
Deus não será jamais enclausurado na escuridão
de quem ainda tem um coração de pedra.



Esta música foi gravada em fevereiro de 2009 no anfiteatro da Universidade Metodista de São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo.
João Alexandre é cantor, compositor, músico profissional e produtor musical, produzindo seus próprios trabalhos sem nenhum vínculo com qualquer gravadora.

"coração de pedra" é uma músicas que desperta em seus ouvintes um tema polêmico que se arrasta aos longos dos séculos: a religiosidade.
Esta letra nos faz repensar no conceito que temos sobre a onipresença de Deus, justamente o cerne da canção. Uma letra que critica duramente os "fariseus do século 21".

Será que a instituição igreja tornou-se obsoleta? Perdeu sua finalidade? Será que as igrejas tornaram-se apenas um local para encontrar os amigos e se socializar? Aliás, qual a finalidade da igreja na sociedade e na vida do cristão? É possível buscar a Deus em outro lugar, como sugere o autor ou somente na igreja é possível buscar e adorar a Deus? Onde será a morada do Altíssimo, em sua "casa" ou em corações de pedra? Ser assíduo aos cultos é de fato um dever do cristão ou é possível servir a Deus sem a necessidade de ir até sua "casa"? O que a Palavra de Deus diz a respeito?

Neste artigo, vamos analisar trecho por trecho desta letra e fazer comentários sobre estes. Em seguida vamos ver o que a Bíblia nos ensina.


Vamos começar!






Ali é o lugar ideal pra quem quiser se esconder e ser

mais um na multidão.

Ali é onde os homens se abraçam mas, na hora de pagar o

preço, lavam as mãos.


Em Mateus 28:19, Jesus ordena aos seus discípulos para irem por todo o mundo para pregar seu evangelho a toda criatura. Jesus não disse para pregarmos o evangelho no templo, tampouco nas sinagogas, mas sim pelo mundo, ou seja, em todos os lugares. Portanto, nosso chamado é pagar o preço do evangelho, anunciar as boas novas da salvação ao mundo. Mas ao invés disso, muitos ignoram esta convocação e se escondem em meio à multidão de "crentes" reunidos para prestar um culto superficial, enquanto milhares de almas caminham rumo ao abismo da perdição, sem ter quem lhes estenda a mão, afinal, estes dizem não ter o "chamado" ou o "dom" de evangelizar, mas seu "chamado" é ministerial voltado exclusivamente para serviços eclesiásticos. Até quando lavaremos nossas mãos enquanto muitos estão perecendo neste mundo de pecado e dor?


Ali é onde todos se encontram mas acabam se perdendo por achar que são invencíveis.

Ali não há lugar pra tristeza, pra angústia, pra dor,

nem pra gemidos inexprimíveis.

Já ouviu falar na "síndrome da santidade"? Aqueles que a possuem, se consideram santos ao ponto de diminuir todos aqueles que não estão dentro dos seus padrões de santidade, tornando-se assim um "super-crente". Estes não cometem pecados tampouco toleram os que comentem. Como um super-crente, aqueles que possuem a "síndrome da santidade" não podem de forma alguma demonstrar suas fraquezas ou debilidades, afinal, o que irão pensar deles?


A pior coisa desta "síndrome" é que ela é contagiosa. Portanto, o domingo passou a ser o dia onde todos estes super-heróis se encontram, logo, neste encontro, não há lugar para tristeza, angustia, dor, pelo contrário, é o dia de se vestir com a melhor roupa, perfume, sapatos, adornos, enfim. O dia de mostrar a sua "força" espiritual aos demais integrantes da "liga da justiça gospel". 


Pobre coitado é aquele que entra pelas portas do lugar onde ele acreditara poder encontrar alívio para seus sofrimentos, e ao invés disso, encontra apenas rejeição, abandono e indiferença. Afinal de contas, ali não é lugar para isso, não é mesmo?


Ali ninguém conhece a essência,

tão somente a aparência de viver em comunhão.

Ali é onde os loucos se entendem,

onde os sábios se prendem ao valor da tradição.

É possível termos comunhão durante as 2 horas de culto, dois quais, chegamos em cima do horário e saímos logo após o término, isso quando não chegamos atrasados e/ou saímos antes do término? Muitos acreditam que sim, é possível ter comunhão apenas ao dar um breve aperto de mão ou frio um abraço em alguém. Também acreditam que é possível ter comunhão com Deus apenas neste curto espaço de tempo ao longo de toda a semana. No entanto, isso não passa de uma falsa aparência de comunhão. É justamente o zelo pela aparecia que faz de muitos se apegarem ao valor da tradição mais do que o valor pelo amor ao seu próximo.

Deste modo, a igreja moderna passa uma imagem de um lugar perfeito, composto por pessoas perfeitas, realizando coisas perfeitas para um Deus perfeito. Um verdadeiro paraíso. Tudo aparência. Na verdade, as igrejas modernas perderam o rumo, perderam a direção do céu para ter como alvo a prosperidade neste mundo. Para alcançar este alvo, tudo é permitido e proibido ao mesmo tempo. Aquele que o tiver o maior poder aquisitivo, terá "privilégios" nesta jornada, não importando suas práticas ou pecados, contanto que não deixe de "abençoar a Obra".



Os últimos parágrafos da letra falam sobre a onipresença de Deus, portanto, vamos direto para a Palavra de Deus:


"Entretanto, o Altíssimo não vive em casas feitas por mãos humanas, assim como diz o profeta : “O céu é o meu trono—diz o Senhor— e a terra é o lugar onde ponho os meus pés. Que tipo de casa vocês poderiam construir para mim? Onde está o lugar para Eu poder descansar? Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas?

Atos dos Apóstolos 7:‬50 VFL

Vemos que a Palavra é clara ao dizer que Deus não habita em nenhuma construção humana, quer seja igreja, templo, santuário ou o que for. O Senhor é grande demais para ser aprisionado às paredes de uma religião, como diz a letra. 


O termo "mais" usado pelo autor em seu refrão, quando diz: "Deus não habita MAIS em templos...", não está coerente com a Palavra de Deus, porque este termo indica que um dia Deus habitou, mas agora não habita mais. No entanto, Ele nunca habitou em templos feitos por mãos humanas. Talvez o autor quisesse se referir a Arca da Aliança que representava a Presença de Deus, mas Ele não habitava ali, pois a Arca era uma representatividade da Sua presença.

Ora, se Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, onde habita seu Santo Espírito?


"Pois é o próprio Deus que nos dá, a nós e a vocês, a certeza de que estamos unidos com Cristo. E foi Deus quem nos separou para si mesmo. Como dono ele pôs a sua marca em nós e colocou no nosso coração o Espírito Santo, que é a garantia das coisas que ele guarda para nós."

2Coríntios 1:21‭-‬22 NTLH

Os nossos corações são a morada do Espírito Santo de Deus. Portanto, carregamos conosco a presença de Deus para onde quer que formos, seja na rua, no trabalho, na escola, na loja, na padaria, no posto, na rodovia, na congregação, enfim, em todos os lugares. Isso não é maravilhoso?

Mas se o Espírito Santo habita dentro dos nossos corações e podemos o adorar, louvar e orar em qualquer lugar onde estivermos, qual a finalidade da igreja? O que devemos fazer lá? Para responder esta pergunta, gostaria de analisar a seguinte passagem bíblica:

"Paulo, então, se levantou no Areópago e disse: —Homens de Atenas! Vejo que vocês são bastante religiosos em tudo, pois, ao andar por aqui observei os objetos de adoração de vocês. Eu encontrei até mesmo um altar no qual estava escrito: “ Ao deus desconhecido ”. E é esse Deus—que vocês adoram mas que desconhecem—que eu estou anunciando a vocês. Esse Deus fez o mundo e tudo o que nele existe e, desde que Ele é o Senhor do céu e da terra, Ele não mora em templos feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos humanas como se precisasse de alguma coisa, mas é Ele quem dá vida, respiração e tudo o mais a todos. Ele fez todas as raças de homens de um só homem para que eles habitassem toda a terra, e determinou também os tempos e as fronteiras dos lugares onde eles viveriam. Ele fez isso com a esperança de que os homens buscassem a Deus e que, procurando, o encontrassem, pois Ele não está longe de nenhum de nós."
Atos dos Apóstolos 17:22‭-‬27 VFL

Triste realidade. Quantas pessoas lotam as igrejas do nosso país, e até mesmo do mundo, para adorar ao "Deus desconhecido". Frequentam assiduamente aos cultos, mas não leem a bíblia, não oram, não jejuam, não ofertam, não dizimam, nem fazem nada na Obra. Não conhecem o Deus que estão dispostos a servir.

Muitos, as vezes, pensam que ao "fazer a obra", quer seja cantando, tocando, dançando, pregando ou fazendo qualquer atividade ministerial, estão fazendo um favor a Deus, como se estivessem dando "esmolas" para Ele. Mas Paulo é incisivo ao dizer que Deus não precisa da nossa música, da nossa oferta, nem do nosso serviço, pelo contrário, nós quem precisamos do Senhor em nossas vidas, pois Ele que nos mantém de pé. Alguns vão para a igreja para serem salvos, outros, no entanto, vão porque já foram salvos; uns trabalham em muitos ministérios na esperança de terem seus pecados perdoados a fim de alcançarem a Graça de Deus, mas outros fazem tudo isso como forma de gratidão por já terem alcançado o perdão e a Graça de Deus.

Para entender melhor o assunto, vamos ver a definição da palavra igreja:

A palavra “Igreja” traduz o latim ecclesia, que por sua vez vem do grego ekklesia, que basicamente significa “assembleia pública”, ou algo como “reunião dos que foram chamados”. É comum escutar que Igreja significa “chamados para fora”. Isso acontece porque o termo grego original é formado por uma combinação de duas palavras que significam “chamar” e “fora”.
(Fonte: https://estiloadoracao.com/o-que-e-igreja)

Howard A. Snyder escreveu: “Como um serrote não pode servir bem como martelo, assim a Igreja fica sem poder, quando funciona contrariamente às intenções de Deus. Daí a importância de sabermos para que a Igreja existe.”

Sabemos que, num sentido amplo, a Igreja deve ser um sinal, um símbolo e a precursora do Reino de Deus, pois a Igreja existe para o Reino. Todavia, num sentido mais restrito, a finalidade principal da igreja é trazer gloria para Deus.

… nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.” (Ef.1:12).

Portanto, qualquer modelo que adotarmos para a vida da igreja deverá orientá-la para a glória de Deus.

Howard A. Snyder, no seu livro “Liberating The Church”, identifica em At.2:41-47, três funções básicas da Igreja: ministração (leitourgia, no grego, da qual vem a palavra “liturgia”); comunhão (koinonia, no grego); e testemunho (martyria, no grego, da qual vem a palavra “mártir”). Cada um interage e influencia os outros.



A conclusão é que muitas igrejas perderam sua principal finalidade: servir a Deus e ao próximo, tudo para a Glória de Deus. 

De fato, Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, uma vez que é no Céu que está o Seu trono, mas é aqui que ele repousa seus pés. Ele pode não habitar fisicamente em sua igreja, mas se faz presente lá quando dois ou três estiverem reunidos em Seu nome (MT 18:20). 

Portanto, precisamos ter um coração de carne, e não de pedra, para que o Espírito Santo habite dentro de nós, desta forma, seremos conduzidos pelo Espírito a cumprir o IDE onde quer que estivermos. O mesmo Espírito nos aproximará de Deus, dando-nos sede pela Palavra de Deus e pela pregação do santo evangelho, quer seja em casa, na rua, no trabalho ou na igreja, onde nos reuniremos para adorar a Deus, juntamente com os outros membros do Corpo de Cristo, onde Ele é o cabeça, e servir ao próximo com os nossos talentos e habilidades, tudo para a Glória de Deus. Desta forma, deixaremos de lado a religiosidade para buscarmos a essência do evangelho de Cristo.


RESULTADO: Coração de pedra é um louvor bíblico.


O que achou desta análise?
Deixem seus comentários e sugestões de novas análises.

Agradeço ao Abner Santana pela sugestão.

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário