Grandes coisas (God of this City) - Louvor Bíblico

23 de maio de 2018

Grandes coisas (God of this City)



Tu és o Deus dessa terra
Tu és Rei desse povo
És o Senhor da nação
Tu és

Tu és a luz desse mundo
Esperança para os perdidos

Tu és a paz pros cansados
Tu és

Ninguém é como nosso Deus

Grandes coisas estão por vir
Grandes coisas vão acontecer nesse lugar

Grandes coisas estão por vir
Grandes coisas vão acontecer aqui


Esta música foi regravada em 2009 pelo cantor Fernandinho, em seu álbum Uma nova história, sob o título Grandes coisas, e pelo cantor Juliano Son, líder da banda Livres para Adorar, em seu álbum Para que outros possam viver, sob o título Tempos melhores.
A música atingiu o grande público quando Chris Tomlin conheceu a banda Bluetree e a história da música, tanto que foi a faixa título do último álbum da Passion Conference.

Embora seja pequena e simples, a letra nos faz questionar sua própria construção. Por que o refrão destoa do restante da letra? Por que o autor iniciou a letra engrandecendo a Deus e terminou profetizando? O que seriam estas "grandes coisas"? Será que grandes coisas realmente podem acontecer através do poder da nossa palavra e autoridade em Cristo? Ou seria este refrão apenas mais um artifício gospel para ludibriar seus ouvintes para a chamada teoria da prosperidade? Aonde o autor quis chegar com esta letra?
Somente o LB para responder estas perguntas.

Vamos começar!


Esta pequena letra pode ser dividida em três partes, a primeira estrofe, onde se canta diretamente para Deus, a segunda estrofe, na verdade apenas uma frase, onde se fala sobre Deus, e não para Ele como anteriormente; e o refrão que nada mais é do que uma afirmação profética indefinida. Uma combinação não muito harmônica em sua concordância. Olhando para esta letra parece que juntaram dois textos distintos, adicionando uma frase entre elas, para fazer uma música.
Não conseguiremos analisar esta letra sem antes saber o seu propósito, sua história.

A versão original da música foi composta pela banda Bluetree, uma banda irlandesa, e a música God of this City tem a curiosa história de ter sido composta durante uma turnê missionária na Tailândia em uma cidade na costa do país chamada Patayya. Esta cidade é conhecida como o destino número um para aqueles que procuram sexo. Segundo informações, a cidade possui mais de 30 mil prostitutas, maiores de 18 anos, fora crianças e mulheres que se vendem diariamente nas ruas.
Durante esta passagem na cidade, a banda foi convidada para tocar em uma boate, ou melhor, num bordel chamado CLIMAX Bar, pois estavam passando em frente e o dono do estabelecimento, ao ver que eram músicos, os convidou para entrarem para tocar algumas músicas.

Confira alguns trechos de um depoimento do vocalista da banda Bluetree sobre esta história:

"Nós fomos convidados a fazer parte de um evento chamado Pattaya Praise. Pattaya é uma cidade litorânea, local de resort e, fisicamente, parece ser o lugar mais sombrio que você já viu; e espiritualmente, é o lugar mais sombrio que já estivemos. Você só sente o mau. Você sente o inimigo por todo o lugar. É um lugar muito pequeno. Mas nessa pequena área na Tailândia, há 30 mil prostitutas e esse número exclui as crianças e tudo o que está fora de uma faixa etária digamos de 18 a 30 anos.

Parte do que nos pediram para fazer foi sair e fazer parte de um evento que durava quatro ou cinco dias. Tinham coisas como culto 24 horas por dia, sete dias por semana, oração e ação social ajudando as pessoas que limpam as ruas todas as manhãs. Nós tocamos em uma escola, ministramos em um orfanato e tentamos converter uma alma para aquela cidade. No domingo nós conseguimos tocar em uma igreja e foi brilhante, mas nós queríamos mais. E então, quando chegamos a Pattaya.

Havia um bar chamado The Climax Bar em uma rua de cerca de 10 metros de largura, com um quilômetro de comprimento e cheio de tudo que você pode imaginar. E garanto a você, como um homem de sangue vermelho, você tem que olhar para o chão e andar por aquela rua orando. Tudo o que você pode imaginar acontece naquele lugar. Você vê crianças de oito, nove, dez anos se prostituindo, sabe?! Você vê senhores de 60 anos andando na rua com duas garotas de 13 ou 14 anos. Esqueça as coisas cristãs, você fica muito furioso! Você fica furioso quando vê isso acontecendo, sabe? "

Nós tivemos a chance de tocar neste bar, um culto de duas horas. Acho que as pessoas no bar não falavam uma palavra só em inglês, mesmo assim nós entramos. Trazíamos um grupo de pessoas conosco. Eles nos ajudavam montando os equipamentos, que eram muito bons! Então todos nós nos estabelecemos ali e haviam 20 cristãos todos parados na nossa frente. Como cristãos não podíamos comprar bebidas, não é verdade? provavelmente o bar nunca tinha vendido tanto Coca-Cola em toda a sua vida em uma noite!

E nós tocamos por duas horas. Nós da banda gostamos de usar loops, e em um ponto eu comecei a cantar. Comecei a cantar "Grandes Coisas", algo nesse sentido, quase profetizando sobre aquela cidade. E sem entrar na dinâmica da banda, lentamente esse groove emergiu dessa frase. Saímos daquele Climax Bar com uma música bem pregada, por mais estranho que isso pareça. Então nós estávamos a caminho de casa.

Foi uma das experiências de adoração mais poderosas que já tivemos. Eu realmente me lembro de olhar para fora e olhar para um pequeno beco, para a rua, e ver uns 50 ou 60 turistas britânicos que estavam sentados ali, dizendo: "O que é isso tudo vindo do The Climax Bar, que é praticamente um clube de strip?" 
Estávamos cantando sobre Jesus no meio de tudo aquilo. Foi uma das experiências mais extraordinárias que já vivemos. Uma coisa é certa: Deus estava lá!"

(Texto extraído e traduzido da seguinte fonte que contém o relato na íntegra, em inglês: http://ashleyweaver.theworldrace.org/post/you-are-the-god-of-this-city)

O vídeo abaixo foi gravado no dia que a banda Bluetree se apresentou no Climax Bar. A explicação está em inglês e não há legendas.


Desde o ano passado, no entanto, há uma cruzada em Pattaya contra a prostituição, atividade ilegal na Tailândia. Começou com a promessa da Ministra do Turismo, primeira mulher a ocupar o cargo no país, de erradicar a prática e reinventar o turismo tailandês, frequentemente associado ao sexo.

Mas foi a imagem libertina com que jornais ocidentais apresentaram a cidade em matérias publicadas entre o fim do ano passado e o início deste o que mais irritou o governo local. “Sin city” (cidade do pecado, em inglês) e “Sodoma e Gomorra moderna” foram algumas das definições nada polidas que pegaram muito mal em um país extremamente conservador.

Em fevereiro, um turista britânico de 62 anos foi agredido por policiais após ter sido pego em flagrante transando com uma prostituta dentro de um clube. No mesmo mês, duas dançarinas foram presas por se apresentarem nuas. As batidas policias aumentaram e a presença de oficiais na principal rua da cidade, onde se concentram as casas de shows, é grande.
(Fonte da matéria completa: https://veja.abril.com.br/mundo/uma-noite-em-pattaya-a-capital-do-sexo)

Agora dá para entender algumas coisas. Dificilmente alguém conseguiria compor uma canção completamente coesa naquelas circunstâncias. Eles começaram louvando ao Senhor, dizendo ser Ele o Deus de toda a terra, daquela cidade, daquela pessoas e que não havia nenhum outro deus como o Deus de Israel. Em seguida, possivelmente aqueles missionários se lembraram da missão pelo qual foram chamados, então começaram a profetizar grandes coisas naquela cidade, naquele lugar.


A seguir iremos destacar alguns salmos relacionados às frases das estrofes sobre as qualidades e atributos de Deus.

  • Deus dessa terra
"Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;"
Salmos 24:1 NVI

  • Rei desse povo.
"Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte."
Salmos 47:7 NVI

  • Senhor da nação
"Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!"
Salmos 33:12 NVI


  • Luz desse mundo
"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?"
Salmos 27:1 NVI


  • Esperança para os perdidos
"Pois tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor , em ti está a minha confiança desde a juventude."
Salmos 71:5 NVI


  • Paz pros cansados
"Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas;"
Salmos 23:2 NVI


  • Ninguém é como nosso Deus
"Ó Senhor, nosso Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Não há ninguém igual a ti. Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem. Ainda que eu quisesse, não poderia falar de todos eles, pois são tantos, que não podem ser contados."
Salmos 40:5 NTLH

O que você faria se fosse convidado para cantar em um bordel? O que você faria se te convidassem para tocar em uma boate? Aceitaria o convite de levar a luz para a escuridão, mesmo sabendo que seria alvo de críticas, ou recusaria por achar que aquele lugar não seria um lugar adequado para um servo de Deus? Com base na Palavra de Deus, com certeza Jesus aceitaria o convite de cantar na boate. É isso mesmo! Jesus aceitaria o convite da mesma forma que aceitou o convite para celebrar um casamento, no qual faria seu primeiro milagre ao transformar água em vinho. Casamento e vinho, uma combinação não muito boa para um profeta da época. Não foi a toa que alguns chamavam Jesus de beberrão e festeiro. 

Ao contrário do que muitos pensam, Jesus frequentava os piores lugares que alguém poderia frequentar, é claro que com a finalidade de pregar o Evangelho e não de se juntar aos demais. Jesus frequentava casamentos, frequentou Samaria, casa de fariseus, cambistas, leprosos e pecadores em geral. Ele andava entre os maiores pecadores e desprezados da sociedade. Ele não ficava preso às quatro paredes do templo nem das sinagogas, antes, enfrentou todas as críticas e preconceitos por amor a mim e a você. Portanto, por que não podemos fazer o mesmo?

Em Provérbios 18:21, Salomão diz que nossas palavras têm poder de salvar ou destruir uma pessoa. A vida e a morte estão no poder da língua. A escolha é nossa. Nossa língua, nossas palavras têm um poder que não temos ideia. Difícil é conseguir controlar e refrear nossas palavras (Tiago 3), mas é necessário deixar que o Espírito Santo controle toda a nossa vida, principalmente nossa língua. Quando isso acontece, ficamos sensíveis para ouvir a voz de Deus, sendo então profetas da nossa geração ao profetizar grandes coisas na vida das pessoas, de acordo com Sua vontade.
Para concluir esta análise, vamos ler a história a seguir que ilustrará muito bem este assunto.

"Eu senti a presença poderosa do Senhor, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos. Ele disse: — Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que deem atenção à mensagem do Senhor. Diga que eu, o Senhor Deus, estou lhes dizendo isto: “Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Então o Senhor me disse: — Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo. O Senhor me disse: — Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro. Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que eu, o Senhor Deus, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de Israel. Eu vou abrir os túmulos onde o meu povo está sepultado e vou tirá-los para fora; aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Porei a minha respiração neles, e os farei viver novamente, e os deixarei morar na sua própria terra. Aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Prometi que faria isso e farei. Eu, o Senhor, falei."
Ezequiel 37:1‭, ‬4‭-‬5‭, ‬9‭, ‬11‭-‬14 NTLH

Separamos apenas alguns versículos, mas para ter um entendimento completo da história, o ideal é ler todo o capitulo.


O primeiro fato a se observar é que Ezequiel não se deslocou para o vale de ossos secos por sua própria vontade, pelo contrário, foi dirigido pelo próprio Espírito de Deus.
Quando nossas vidas são dirigida pelo Espírito Santo, somos levados aos lugares mais incomuns para que sejam feitas coisas grandiosas, assim como Ele levou Ezequiel para o vale de ossos secos, Jesus para o deserto, Paulo para a prisão junto com seu companheiro Silas, João para a ilha de Patmos e estes missionários irlandeses para aquele bordel. Não tenha medo daquilo que Deus quer fazer na sua vida e na vida de outros através de você.
Ao ler este relato, uma pergunta ainda insiste em aparecer: por que Deus pediu para Ezequiel dar ordens aos ossos secos e ao vento, profetizando em Seu nome, se Ele mesmo tinha todo o poder para fazer aquelas coisas acontecerem sem a necessidade do homem, assim como fez no Éden? A resposta está no final do próprio texto: "Aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor".


Quando somos dirigidos pelo Espírito Santo, somos levados para lugares inesperados para sermos usados por Deus para profetizar, segundo Sua vontade, vida, renovo e esperança. Deste modo, grandes coisas acontecem para que todos saibam que somente Deus é o Senhor.


RESULTADO: Grandes coisas (God of this city) é um louvor bíblico.


O que achou desta análise? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe!

Deus te abençoe!

3 comentários

  1. Acho linda esta canção e tinha ouvido uma vez sobre a história dela mais nunca achava obrigado por compartilharem

    ResponderExcluir
  2. Muito rica a análise sobre esse louvor. Eu tenho ele como chamada no meu celular e, confesso, já estava ficando triste e decidida a tirar enquanto lia a matéria. Mas
    a conclusão como um louvor bíblico me aliviou o coração e, com certeza, continuarei a ouvir e fazer com que outros também ouçam.
    Que a luz de Cristo brilhe através de cada um de nós, dissipando todas as trevas.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!!!! Sabendo da história, compartilhei isso com a Igreja em duas ocasiões em que estive ministrando a canção.
    A canção fez muito mais sentido pra todos nós ao ser entoada.
    Que o Senhor realize grandes coisas no meio do seu povo que O adora e profetiza em Seu nome.

    ResponderExcluir