Eu Só Posso Imaginar (I Can Only Imagine) - Louvor Bíblico

22 de maio de 2018

Eu Só Posso Imaginar (I Can Only Imagine)


Eu só posso imaginar
Como, então, será
Quando ao Teu lado
Eu andar
Eu só posso imaginar
O que sentirei
Quando eu tocar
A face do meu Rei
Eu só posso imaginar
Eu só posso imaginar
Cercado por Tua glória
O que eu vou sentir?
Será que eu vou dançar
Ou de joelhos vou cair?
Vou gritar em Tua presença
Ou em silêncio vou ficar?
Cantarei Aleluia?
Será que vou conseguir falar?
Eu só posso imaginar
Eu só posso imaginar
Eu só posso imaginar
E o dia vai chegar
Diante do Senhor
Vou me encontrar
Eu só posso imaginar
Que prazer será
Com os anjos
Pra sempre a Te exaltar
Eu só posso imaginar
Em 2001, a banda MercyMe lançou um álbum que possui a canção que acabou se tornando a música cristã mais vendida de todos os tempos nos Estados Unidos. O nome é I Can Only Imagine e foi composta pelo vocalista Bart Millard. A letra foi inspirada na morte de seu pai e como seria se ele estivesse no Céu e de frente para Deus.
O sucesso da música foi tamanho que a história da canção acabou virando o filme cristão Eu Só Posso Imaginar (I Can Only Imagine). Lançado em março nos EUA, a produção fala sobre a história Millard e da relação com seu pai, para quem a canção foi escrita. Eu Só Posso Imaginar foi considerado um sucesso nos cinemas norte-americanos e classificados pelos críticos como “inspirador”.
O longa chegará aos cinemas brasileiros no dia 31 de maio de 2018 e promete trazer uma mensagem positiva para toda a família. O ator Dennis Quaid (Um Dia Depois Amanhã), interpreta o pai de Bart Millard (vivido por J. Michael Finley) em Eu Só Posso Imaginar. Em entrevista, ele disse que sentiu orgulho em poder participar de uma história como a contada no filme:
– Eu acredito que todos, sejam cristãos ou não, deveriam assistir. Você sente o poder do filme, porque ele te atinge em um lugar que não há palavras. Espero que as pessoas possam associar Eu Só Posso Imaginar com suas vidas – afirmou.
(Fonte: pleno.news.com)
Eu Só Posso Imaginar (I Can Only Imagine) é uma lembrança emocionante do poder do perdão. Com base na história real da vida de Bart Millard, da MercyMe, I Can Only Imagine ilustra de forma bela que ninguém está sempre muito longe do amor de Deus ou de um lar eterno no céu.
Ana Paula Valadão (Diante do Trono) foi convidada para dar voz a versão da canção em português, especialmente na campanha de lançamento do filme no Brasil. O clip é o resultado da parceria da Paris Filmes, Diante do Trono e 360 WayUp.
No Brasil, a canção já tinha sido regravada por outros artistas como Chris Duran, Gisele Di Mene e Eduardo & Silvana. Mas Ana Paula foi convidada para representar oficialmente a composição.
O filme Eu Só Posso Imaginar vem fazendo sucesso ao redor do mundo e terá, no Brasil, uma versão em português exclusiva da música que inspirou o longa-metragem e retrata a história de vida do vocalista Bart Millard, da banda MercyMe, na voz de Ana Paula Valadão a convite da distribuidora do filme no Brasil.
Eu Só Posso Imaginar estreia no Brasil oficialmente no dia 31 de maio, mas acontecerão sessões antecipadas nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de maio. Nos Estados Unidos, o filme estreou no dia 16 de março, e um mês depois já acumulava US$ 75 milhões em bilheteria, de acordo com informações do portal Adoro Cinema.
(Fonte: https://noticias.gospelmais.com.br)
A música é linda, a história inspiradora e a letra nos enche de esperança. Não há dúvidas que o filme será um sucesso aqui no Brasil, assim como foi no EUA, embora não haja muito incentivo e propaganda pelas mídias gospel, talvez porque Eu só posso imaginar é um "concorrente" direto do filme Nada a perder, a história real do bispo Edir Macedo, já em cartaz nos cinemas, ele que por acaso, é dono de uma das maiores redes televisivas do país.

Assista o trailer oficial:




Mas nem tudo são flores, não é verdade? Não foi por acaso que a letra de Eu só posso imaginar foi selecionada para ser analisada aqui no LB. 
A letra e sua história nos deixa com uma pulga atrás da orelha e algumas perguntas insistem em surgir: Qual o poder e a relevância do perdão na vida de alguém? É possível alcançar o perdão de Deus sem perdoar nosso próximo? O céu é mesmo real ou apenas fruto da imaginação humana? Qual será nossa reação quando esse Grande dia chegar? Enquanto esse Dia não chega, o que devemos fazer? Somente imaginar? O que faremos no céu durante toda eternidade?
É hora de parar de imaginar e começar a analisar!
Vamos começar!

Antes de analisarmos a letra propriamente dita, precisamos falar sobre a palavra que deu origem a esta música: perdão. 
Existem dois tipos de perdão que estão escondidos na essência desta letra, o perdão do homem para o homem e o perdão de Deus para o homem. Vamos falar um pouco dos dois.
O perdão se faz necessário quando uma das partes comete uma infração, uma ofensa contra a outra parte. A parte ofendida detém o poder de perdoar ou não a dívida, a infração ou a ofensa. Para o perdão ser liberado é preciso que haja arrependimento por parte do ofensor, que uma vez arrependido, deverá reconhecer seu erro e pedir o perdão ao ofendido, que por sua vez, pode aceitar ou não o pedido de perdão do ofensor.
Quando não há arrependimento, não há perdão. Se não há perdão não há reconciliação.
Infelizmente muitos desprezam o poder libertador que o perdão tem. Uma pessoa sem perdão carrega consigo o fardo da culpa e do ressentimento. Uma pessoa que não perdoa fica presa para sempre com o ofendido, nutrindo dentro de si, consciente ou inconsciente, vários sentimentos ruins para com o acusador. Um destes sentimentos é o ódio. E como dizia um certo pensador, ter ódio é o mesmo que tomar veneno e esperar que o outro morra.
O perdão é muito falado na bíblia, mas pouco vivido nos dias de hoje. No entanto, quem não libera perdão, além de fazer mau a si mesmo, corre o grave risco de não alcançar o Reino de Deus. Vejamos alguns textos que falam do assunto:
"e perdoa-nos as nossas dívidas,  assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas."
Mateus 6:12‭, ‬14‭-‬15 ARA
O perdão era tão importante para Jesus que mesmo depois de ensinar a oração do pai nosso, Ele reafirmou sua importância nos versículos seguintes. Portanto, se quisermos alcançar o perdão de Deus, devemos liberar perdão ao nosso próximo.
No versículo 21 do capítulo 18 de Mateus, Pedro pergunta a Jesus quantas vezes ele deveria perdoar seu próximo, Jesus foi categórico em responder: "Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete". Nos versículos seguintes Jesus conta uma parábola para ilustrar a importância do perdão ao próximo e a maneira com que Deus vê nossas atitudes e retribui a cada um segundo as atitudes de seu coração.
Paulo também dá diversas orientações a respeito do perdão, como por exemplo, II Coríntios 2:5-11, Efésios 4:32 e Colossenses 3:13.
Não é exagero dizer que o perdão é libertador, tanto para o perdoador, mas principalmente para o perdoado. Afinal, o que seria de nós se não fosse o perdão de Deus em nossas vidas através da morte e ressurreição alcançados por Jesus Cristo na cruz do Calvário?
"Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz. E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória."
Colossenses 2:13‭-‬15 NTLH
Agora sim, vamos analisar a letra da canção:
Eu só posso imaginar
Como, então, será
Quando ao Teu lado
Eu andar
Eu só posso imaginar
O que sentirei
Quando eu tocar
A face do meu Rei
Vamos começar pela primeira frase, a que dá título a canção: Eu  posso imaginar. Esta pequena palavra destacada parece ser inofensiva, entretanto possui uma grande importância em todo o contexto da letra. Isso porque ela nos dá duas interpretações. A primeira é que este "só" pode dar a entender que o céu é apenas fruto da nossa imaginação. Como se esse Dia nunca fosse chegar e que nos cabe apenas imaginar como seria o encontro do Criador com sua criação e como seria nossa reação quando estivermos cercados por essa Glória, quando estivermos diante do nosso Rei, diante do trono (ironia ou coincidência?). 
Mas ao conhecermos a historia da canção, percebemos que esta não é a interpretação mais adequada. O termo "só", na verdade, indica que não sabemos o Dia deste tão esperado encontro. Também não sabemos exatamente como será este Grande Dia, embora na Bíblia haja muitas revelações e pistas que nos fazem viajar em nossas imaginações. Como não sabemos quando nem como, nós só podemos imaginar.
No que tange a sentimentos e sensações daquele Grande Dia, a única coisa que podemos fazer é imaginar, mas no que tange a Salvação e ao arrebatamento, não podemos ficar só na imaginação, pelo contrário, precisamos ter atitudes de fé. Para entender esse assunto, precisamos ler com atenção o texto a seguir:
"O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina. Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo. Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos seus pecados passados.  Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé e assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por isso, farei sempre com que vocês lembrem dessas coisas, embora já as conheçam e estejam firmes na verdade que receberam. Penso que, enquanto eu viver, é justo que faça com que vocês lembrem dessas coisas. Pois sei que logo terei de deixar este corpo mortal, como o nosso Senhor Jesus Cristo me disse claramente. Portanto, farei tudo o que puder para que, depois da minha morte, vocês lembrem sempre dessas coisas."
2Pedro 1:3‭-‬15 NTLH
Precisamos lembrar sempre que o céu é real e espera por nós. Para alcançar este lar eterno precisamos ter atitudes de fé como instruiu o apóstolo Pedro em sua segunda epístola.
Cercado por Tua glória
O que eu vou sentir?
Será que eu vou dançar
Ou de joelhos vou cair?
Vou gritar em Tua presença
Ou em silêncio vou ficar?
Cantarei Aleluia?
Será que vou conseguir falar?
Eu só posso imaginar
Você já parou para imaginar como será sua reação quando finalmente estiver face a face com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo? Como você reagirá quando tudo isso acabar e Jesus segurar sua mão para lhe conduzir para passar a eternidade junto com ele? Cada um terá uma reação. Uns irão dançar de alegria, pular, gritar, chorar, cantar, bradar aleluia, se ajoelhar ou até mesmo ficar em silêncio por não saber o que fazer diante da majestade do Leão da tribo de Judá. É impossível prever nossa reação, por isso, só podemos imaginar.

João, por exemplo, ao se encontrar com Cristo na ilha de Patmos caiu aos seus pés como se estivesse morto (Apocalipse 1:17;22:8).

Eu só posso imaginar
E o dia vai chegar
Diante do Senhor
Vou me encontrar
Eu só posso imaginar
Que prazer será
Com os anjos
Pra sempre a Te exaltar
O Dia vai chegar. Não existe certeza maior para um cristão do que a volta de Jesus. Falta muito pouco tempo para este grande Dia, o dia do último julgamento, o dia do acerto de contas, o dia do encontro mais belo da história humana. 
Para uns a volta de Jesus será um dia de grande tristeza, dor, sofrimento, remorso, desespero, choro e ranger de dentes. Mas para outros este encontro será maravilhoso, um dia de grande júbilo, felicidade, alívio e choro, mas de alegria.
"— Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. Eu sou o Alfa e o Ômega , o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida e de entrar na cidade pelos seus portões! Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações. Aquele que dá testemunho de tudo isso diz:  — Certamente venho logo!  Amém ! Vem, Senhor Jesus!"
A
pocalipse 22:12‭-‬15‭, ‬20 NTLH
Só de imaginar que um dia todos os nossos sofrimentos terão fim e que passaremos a eternidade junto Daquele que nos amou primeiro, uma enorme alegria e uma paz que excede todo o entendimento invade nossos corações de tal forma que nosso espírito é vivificado com esta esperança. Receberemos novas vestes e um corpo glorificado. Nos juntaremos ao grande coral celestial a cantar e exaltar o santo nome de Jesus para toda a eternidade. Difícil segurar as lágrimas neste momento.
Não sabemos exatamente como será passar a eternidade na Glória, mas somente pelas poucas informações contidas na Palavra de Deus é possível ter a certeza de que vale a pena abrir mão do mundo para seguir a Cristo Jesus.
"Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: — Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram. E continuou: — Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega , o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida. Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos. Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte. Não vi nenhum templo na cidade, pois o seu templo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa de sol nem de lua para a iluminarem, pois a glória de Deus brilha sobre ela, e o Cordeiro é o seu candelabro. Os portões da cidade estarão sempre abertos o dia inteiro. Não se fecharão porque ali não haverá noite. Porém nela não entrará nada que seja impuro nem ninguém que faça coisas vergonhosas ou que conte mentiras. Entrarão na cidade somente as pessoas que têm o seu nome escrito no Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro."
Apocalipse 21:3‭-‬4‭, ‬6‭-‬8‭, ‬22‭-‬23‭, ‬25‭, ‬27 NTLH
A conclusão é que existe um céu, um lugar para onde iremos morar na eternidade junto do Cordeiro que venceu a morte, ao lado do Deus de Israel, onde seremos finalmente salvos da destruição iminente deste mundo perdido. E para alcançar esta salvação, é preciso que nosso nome esteja escrito no Livro da Vida, que pertence ao Cordeiro Jesus, e para ter o nome escrito lá, é preciso ser alcançado pela graça, misericórdia e perdão do Senhor. Estes são dons gratuitos de Deus, mas para alcançá-los é preciso que se ame a Deus acima de todas as coisas e o seu próximo como a ti mesmo, ao ponto liberar perdão para aquele que lhe ofender, desta forma, alcançará o perdão de Deus e terá o direito de entrar na Cidade Santa pelas portas. Vivamos aqui na terra o perdão e a Graça do nosso senhor e salvador Jesus Cristo enquanto esperamos por aquele grande Dia, o Dia que viveremos todas as suas promessas. Enquanto isso, eu só posso imaginar!
CONCLUSÃOEu só posso imaginar é um louvor bíblico.

O que achou desta análise? Deixe sua opinião e sugestão de músicas para serem analisadas aqui no LB nos comentários.
Deus te abençoe.

Um comentário

  1. Spades for Real Money in 2021 - Casino Secrets
    The most カジノ シークレット reliable place for accurate and unbiased gambling information, including real-money casino reviews and ratings.‎Bonus Features · ‎Types of games 인카지노 · ‎Promotions · ‎How to Get Free Spades · ‎How to Play and Win at the Spades Card Game

    ResponderExcluir