Raridade (Anderson Freire) - Louvor Bíblico

4 de maio de 2018

Raridade (Anderson Freire)



Não consigo ir além do teu olhar
Tudo o que eu consigo é imaginar
A riqueza que existe dentro de você

O ouro eu consigo só admirar
Mas te olhando eu posso a Deus adorar

Sua alma é um bem que nunca envelhecerá

O pecado não consegue esconder
A marca de Jesus que existe em você
O que você fez ou deixou de fazer
Não mudou o início, Deus escolheu você
Sua raridade não está naquilo que você possui
Ou que sabe fazer
Isso é mistério de Deus com Você

Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo ainda não notou
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais raro que o ouro puro de ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir
Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair


Esta música faz parte do álbum que leva o mesmo nome da composição, Raridade, lançado em 2013 pela gravadora MK Music e composto, e interpretado, por Anderson Freire.

Segundo Anderson, esta letra surgiu após uma visita feita pelo cantor a um presídio feminino. Segundo ele, muitas mulheres haviam se convertido ao evangelho e cantavam várias das músicas que ele escreveu, uma delas foi Ressuscita-me, interpretado pela cantora Aline Barros.

Enquanto eram evangelizadas, uma das detentas pediu que o cantor lhe dissesse alguma coisa de Deus. Então, a primeira frase dita pelo cantor foi: "você é um espelho que reflete a imagem do Senhor". Após ouvir do cantor que ela era valiosa para Deus, a jovem detenta disse: "Eu sabia disso! Me disseram que eu não tinha valor, mas eu sabia que tinha valor".
Anderson, impactado após a visita, foi para casa pensando naquelas jovens, foi então que escreveu esta letra como forma de homenagem evangelística.

A intenção foi boa. Afinal, na maioria dos casos, o presídio se torna ponto final na vida de muitas pessoas, pois lá eles são mais um detento a pagar pelo crime que cometeu. O clima de um presídio não é nada agradável, pelo contrário. No presídio os detentos perdem não apenas suas liberdades, mas também sua família, seus sonhos, seus projetos, seu futuro, sua esperança, sua fé. Uma das coisas que também se perde na prisão é a autoestima. 


Além de ter de conviver com a culpa pelo crime cometido, o detento sabe que sua vida nunca mais será a mesma, por isso, acaba se olhando no espelho (sentido figurado porque nos presídios não há espelhos) e vendo o pior indivíduo do mundo. O mais feio, sujo, indigno, enfim, uma pessoa repugnante. As celas de um presídio é capaz de desestabilizar o psicológico de qualquer pessoa, seja ela a mais forte do mundo.

A vida nunca mais é a mesma depois de passar por uma prisão. É praticamente impossível ter de volta tudo aquilo que se perdeu. Do lado de fora do presídio, após cumprir a pena, a pessoa precisa encarar os olhares de dúvida da sociedade que, ao invés de estender à mão, apontam os dedos. Por esse e outros motivos que a pessoa sai da prisão pior do que entrou. Por melhor que seja o indivíduo, sempre carregará consigo o título de ex-presidiário.

Esta música tem ganhado milhares de almas para Cristo ao redor do Brasil. São muitos os testemunhos de pessoas que tiveram um reencontro com Jesus por intermédio desta canção.


O que dizer para uma pessoa nesta situação? Como consolar esta alma abatida e sem esperança? Muitos fariam a mesma coisa feita pelo cantor: Falar de Jesus. Mas como falar de Jesus para uma pessoa que se sente o lixo da humanidade? Ninguém se sentiria digno de se achegar diante de Deus naquelas circunstâncias. Diante deste cenário, o melhor a se fazer seria dizer para aquelas pessoas que elas não eram tudo aquilo de ruim que pensavam ser e que Deus via nelas alguém especial. Não existe baixo autoestima que resista a tão belas palavras motivacionais contidas na letra desta música, não é mesmo?

Será mesmo este o melhor caminho? Será este o evangelho que deveria ser pregado em um cenário daquele? Será que o homem tem mesmo tanto valor assim? Por quê? O que faz do homem um ser tão especial para merecer tantos elogios? Será que Jesus também fez assim? O que a Palavra de Deus nos diz a respeito do homem? Merecerá este tantos adjetivos benéficos, mesmo tendo o pecado enraizado em sua natureza? Será esta uma boa canção para adorar a Deus no momento do louvor? Será mesmo esta música uma boa ferramenta de evangelismo? O que há de errado na teologia subliminarmente inclusa nesta letra?

Desde o seu lançamento, Raridade tem sido bombardeado de críticas sobre o teor egocêntrico e antropocêntrico de sua letra, que ao invés de enaltecer a Cristo e sua obra redentora na Cruz, enaltece o homem como sendo mais precioso que o ouro puro de ofir. 

Não é a toa que Raridade será analisada hoje aqui no LB.

Vamos começar!




Antes de mais nada, é preciso considerar que a palavra "louvor" no original hebraico significa elogio. Logo, sempre que elogiarmos alguém, quer seja Deus ou uma pessoal qualquer, estaremos louvando estas pessoas. Certamente já ouvimos alguém dizer uma frase do tipo: "ele passou na prova com louvor". Ou seja, com muitos elogios, mérito. O louvor é o principal meio que Deus escolheu para receber Glória para si.

Agora, façamos uma análise geral desta letra para responder a seguinte pergunta:
Quem está sendo louvado (elogiado) nesta música? Deus ou o homem?
Fazendo uma análise fria, vejamos quantas palavras "você" e "Deus", "Jesus" ou "Senhor" possui na letra:

  • Você = 9 vezes
  • Deus = 7 vezes

Vejamos alguns pronomes direcionados à Deus e ao homem (teu, tua, ele...):

  • Você = 7 vezes
  • Deus = 1 vez (Ele está aqui...)

Nesta simples analise fria e matemática o homem ganhou de goleada, recebendo assim o louvor de quem estiver cantando esta canção.
Existe dois tipos de louvor, no que tange a musicalidade gospel:

  • Teocêntrico
  • Antropocêntrico

Estas duas palavras são de origem gregas, onde o radical "cêntrico" é traduzido por centro, "Teo" Deus e "antropo" homem. Portanto ficaria assim:

  • Teocêntrico = Deus é o centro.
  • Antropocêntrico = homem é o centro.

Seguindo o mesmo raciocínio, teologia quer dizer "estudo sobre Deus" e antropologia quer dizer "estudo sobre o homem".

Portanto, se na liturgia dos cultos das igrejas cristãs há um momento exclusivo chamado LOUVOR, geralmente um momento inicial do culto onde a congregação adoraria a Deus através da música, logo, quem precisaria ser elogiado e enaltecido neste momento é Deus, não o homem, correto? Para muitas igrejas, não.


Antes de irmos na Palavra, pensemos de uma forma lógica e coerente. Muitos dizem que, na liturgia do culto cristão, há dois momentos no que se refere à comunicação com Deus, onde o momento da pregação e exposição da Palavra de Deus seria o momento que Deus falaria com sua igreja, e o momento do louvor seria o momento em que a igreja falaria com Deus, estabelecendo assim uma comunicação saudável e correta, pois quando apenas uma pessoa fala, viraria monólogo. Ora, se o momento do louvor é a hora de falarmos com Deus, agradecermos a Ele, elogiar, enaltecer, dar honra e glória ao Seu nome, entendemos que os louvores devem refletir isso, sendo louvores teocêntricos. Não podemos, neste momento da liturgia, falar para o homem, do homem, pelo homem, pelo homem. A igreja não pode ser o centro do louvor naquele momento, mas sim Deus que merece toda a honra e a glória para todo o sempre, amém!


Basta olharmos para o livro de Salmos, o hinário oficial de Israel, para entenderemos esta questão. Não existe livro melhor na bíblia para se conhecer a Deus e seus atributos, pois todas as letras das canções são de teor teocêntrico. Se quisermos aprender como ter um louvor bíblico em nossas igrejas, temos muito o que aprender com os Salmos.

70% dos salmos falam sobre os atributos de Deus, quem é Deus e o que Deus faz. Portanto louvar a Deus significa elogiar, falar bem, cantar Suas qualidades.
O salmo a seguir nos orienta como devemos louvar a Deus:

"Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação."
Salmos 119:54 NVI

Cantemos as escrituras!

"Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai."
Colossenses 3:16‭-‬17 NTLH

Não podemos cantar e louvar pela emoção da música, mas sim com entendimento, tendo a Palavra de Deus como o cerne das nossas composições.

"Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento."
1 Coríntios 14:15 NVI

Portanto esta música NÃO pode fazer parte do repertório de uma igreja que tenha Deus como o centro do louvor e da adoração.


Agora vamos analisar a teologia desta letra.
Pelo que se percebe, a essência da letra gira em torno da frase:

"Você é precioso, mais raro do que o ouro puro de ofir"

Primeiro vamos analisar a "teologia" da própria letra. Afinal, o que é este tal ouro de ofir?


Ouro de Ofir era um tipo de ouro da mais alta qualidade, que podia ser encontrada em uma região chamada Ofir. Esse ouro era muito puro e muito raro. Por isso, o ouro de Ofir se tornou símbolo de raridade e preciosidade.

O ouro de Ofir era uma mercadoria valiosa nos tempos da Bíblia e tinha mais valor que o ouro normal. Davi e Salomão juntaram ouro de Ofir para revestir partes do templo. Salomão e Hirão, rei de Tiro, enviaram uma frota para trazer muito ouro de Ofir.

O ouro de Ofir era precioso porque era muito puro.
A qualidade de um tipo de ouro é medida pela sua pureza.

Quando ouro é minado, ele vem misturado com impurezas (terra, detritos, outras pedras). O melhor ouro é aquele que tem menos impurezas. Ouro puro é ouro apenas, sem detritos misturados. O ouro 24k, por exemplo, tem 99,999% de ouro, praticamente não há impureza.

Para remover as impurezas, o ouro passava por um processo de purificação com fogo (1 Pedro 1:7). No fogo muito quente, outros sedimentos eram queimados, deixando apenas o ouro puro derretido. Quanto mais isso era feito, mais puro o ouro ficava. O ouro de Ofir seria um ouro muito bem refinado, possivelmente com poucas impurezas mesmo antes de ser purificado.

Quando a purificação do ouro começa não pode haver interrupção sobre a pena de não se purificar o ouro com precisão, sendo assim ao iniciar o trabalho no fogo, deve se prosseguir até que se possa ver a sua imagem refletida no metal ardente, o que indicará que naquele ponto o metal estará livre de toda impureza.
Por causa disso, o ouro de Ofir se tornou sinônimo de algo valioso, difícil de encontrar."
(Fonte: Wikipédia).

Preste bem atenção na seguinte frase: A qualidade de um tipo de ouro é medida pela sua pureza. 


Ora, se o ouro puro de ofir têm a sua raridade e preciosidade medida pelo nível de pureza, qual parâmetro podemos usar para justificar a preciosidade e raridade do homem? Sua pureza? Acho que não. Para se tornar mais precioso que ouro é preciso passar pelo fogo da purificação (Malaquias 3:3; Zacarias 13:9). Somente após ser totalmente "derretido" por diversas vezes, o homem pode se considerar limpo, mas infelizmente a natureza do homem é pecaminosa desde Adão, precisando assim de "passar pelo fogo" por diversas vezes e mesmo assim nunca atingirá um alto grau de purificação enquanto estivermos vivendo nesta terra em nossos corpos corruptos, somente quando por isso precisamos diariamente da Graça e misericórdia de Deus. Somente no céu poderemos ser completamente purificados, quando tivermos novos corpos. Somente o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (1 João 1:7).


Muitas pessoas sabem que esta expressão possui contexto bíblico, mas poucas pessoas sabem o que realmente Deus queria dizer. Leia com atenção os versos a seguir:

"Chorem e gritem, pois está chegando o Dia do Senhor; a destruição enviada pelo Todo-Poderoso está perto!  Os braços de todos ficarão sem força, e de medo os corações deles baterão mais rápido,  pois o pavor tomará conta deles. Sofrerão e chorarão como uma mulher com dores de parto, se torcerão como uma mulher que está dando à luz. Olharão uns para os outros, cheios de medo, e os rostos deles ficarão vermelhos de vergonha.  Está chegando o Dia do Senhor, dia terrível da sua ira violenta e furiosa. A terra será arrasada, e os pecadores serão mortos.  Todas as estrelas deixarão de brilhar; logo ao nascer, o sol ficará escuro, e a lua também não brilhará mais. O Senhor Deus diz: “Eu vou castigar o mundo por causa das suas maldades; vou castigar as pessoas perversas por causa dos seus pecados. Acabarei com o orgulho dos vaidosos e humilharei as pessoas violentas.  Quando eu acabar de castigá-los, as pessoas que ficarem vivas serão mais raras do que o ouro, do que o ouro puro de Ofir."
Isaías 13:6‭-‬12 NTLH

As pessoas que sobreviverem ao castigo após o juízo de Deus serão pouquíssimas. Por isso serão consideradas uma raridade, assim como o ouro de ofir.

O homem é sim importante para Deus, afinal, este foi feito a sua imagem e semelhança. Deus ama a sua criação; Ele ama o pecador (embora abomine o pecado). Seu amor por nós foi tão grande que entregou seu filho unigênito para todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha vida eterna (João 3:16).

Mais o que o homem tem de tão valioso para se vangloriar? Nada! Não existe bem nenhum no homem, apenas o pecado. Nem mesmo suas obras podem o justificar:

"Quando vocês vêm até a minha presença, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos pátios do meu Templo?  Não adianta nada me trazerem ofertas; eu odeio o incenso que vocês queimam. Não suporto as Festas da Lua Nova , os sábados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocês estragam tudo isso."
Isaías 1:12‭-‬13 NTLH

Portanto, não devemos massagear o ego das pessoas para que elas "aceitem a Jesus", porque a natureza humana é caída, corrupta, nojenta, não sabe fazer outra cousa além de pecar. Pelo contrário, precisamos falar a verdade sobre a natureza do pecado que habita dentro de nós e a necessidade de salvação através de Jesus Cristo, o único mediador entre Deus e os homens, o único capaz de nos salvar da ira de Deus. Isso é o evangelho de Cristo.

Para substituir a música Raridade em um momento evangelístico, poderíamos usar, por exemplo, a música "liberta-me de mim" da cantora Luma Elpídio, pois é um ótimo exemplo de "cantar as escrituras", (tirando a parte que chama Deus de "você" - Clique aqui e saiba mais) já que sua música é baseada em Romanos 7:

"Sabemos que a lei é divina; mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo. Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio. Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo. E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.  Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau. Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus. Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo. Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte? Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! Portanto, esta é a minha situação: no meu pensamento eu sirvo à lei de Deus, mas na prática sirvo à lei do pecado."
Romanos 7:14‭-‬25 NTLH

Veja como é a nossa natureza humana:

"Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem."
Gálatas 5:17 NTLH

Finalmente, o pecado precisa ser abandonado, mas não é o que a letra da canção sugere. A letra não fala sobre confissão de pecado, arrependimento, mudança de vida, perdão, pelo contrário, diz que:

O pecado não consegue esconder
A marca de Jesus que existe em você
O que você fez ou deixou de fazer
Não mudou o início, Deus escolheu você

Traduzindo: Não importa o que você fez ou deixou de fazer, o que realmente importa é que você é valioso, com ou sem pecado. Pode continuar no pecado que a marca de Jesus continuará em você, não importa o que você faça de errado.

O imortalidade da alma não é novidade para ninguém, logo, esta não pode envelhecer, antes vive eternamente. A questão é a seguinte: onde esta alma passará a eternidade?
Realmente, como sugere a canção, dentro do homem existe uma riqueza, sua alma. No entanto, por mais valiosa que seja, a Palavra é clara em dizer que a alma que pecar, esta morrerá (Ezequiel 18:20).

Finalmente, Raridade contém uma letra antropocêntrica com o objetivo de massagear o ego das pessoas e contém erros teológicos graves, embora o autor tenha tido uma ótima intenção, mas foi infeliz na exegese bíblica.


RESULTADO: Raridade NÃO é um louvor bíblico.


O que achou desta análise? Dê sua opinião e deixe sua sugestão para as próximas análises nos comentários!

Deus abençoe a todos.


11 comentários

  1. Prezado irmão Erick França.
    Cristo Seja Louvado!

    Fico muito feliz em caminhar com alguém que tem como objetivo, servir como arauto no anúncio e zelo do evangelho genuíno; no combate às heresias que surgem, e contaminam a boa nutrição.

    Que o Senhor nos abençoe nesta árdua missão!

    Ivan Carlos, pr.
    evangelhodatransformacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, PR Ivan.

      Junte-se a nós nesta missão de resgatar o louvor bíblico em nossas igrejas e em nossas músicas.

      Deus nos abençoe

      Excluir
  2. Parabéns pelo post! Muito oportuno para os dias de hoje!
    Precisamos de mais leituras como essa

    Abraços
    Rodrigo
    https://wordpress.com/view/novoodre.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Rodrigo! Deus continue te abençoando. Em breve, mais análises...

    Parabéns pelo seu blog também. Muito Bom!

    ResponderExcluir
  4. Muito conhecimento, pouco entendimento....

    Se o homem reflete a Deus e se Deus o ama a ponto de morrer por Ele isso nao exalta o homem e sim a Deus mesmo...

    Vc saber o valor q vc tem p Deus,. Não te exalta ou te qualifica, pois vc é espelho de Deus,. O mérito é de Deus até pq vc é criado por Ele,. Essa música hora alguma rouba a soberania e protagonismo de Deus... Falta é interpretação de texto pra vcs ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação e comentário. Deus te abençoe!

      Excluir
  5. Muito bom. Eu já havia percebido a falta de palavra genuína neste louvor. É pra vc homenagear uma pessoa querida, não louvar a Deus. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela participação, querido.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor Jesus Erick, essa música é só para fazer uma homenagem por exemplo a uma pessoa querida, e não louvar a DEUS. Vamos combater heresias e resgatar hinos bíblicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, querido!

      Sim, exatamente isso. Por isso o resultado da análise é que NÃO é um louvor, sequer bíblico. Apenas uma homenagem, por sinal, fora dos padrões bíblicos, como esplanado no artigo.

      Fica na paz!

      Excluir
  8. Erick vim aqui no LB esperando ver algum comentário pois estranhei ao ouvir na música a esse estrofe que diz: "você é o espelho que reflete a imagem do senhor, não chore se o mundo não notou..." E já questionei: se sou REFLEXO da imagem de Jesus, como pode o mundo não notar?? Já achei errado. E outra, se sou REFLEXO de Jesus pra que espero que o mundo note? O evangélico de João narra Jesus deixando claro que o mundo vai odiar aqueles que são como ele, a contracultura do mundo... Então pq a pessoa chora de o mundo não notou que.ela reflete Jesus? Está certo esse raciocínio? A música está toda errada a meu ver, tem uma melodia linda, mas pode ser a única chance de alguém ouvir o evangelho, portanto uma música cristã não pode ter erro teológico, não há licença poética... A meu ver

    ResponderExcluir