Beija-me com Tua Glória (Judson Oliveira) - Louvor Bíblico

8 de maio de 2018

Beija-me com Tua Glória (Judson Oliveira)


A tua face, queremos ver

A tua presença, queremos ter
Então vem
Amado vem
Vem e beija-me
Com tua glória
Deixa teu rio fluir
Deixa teu vento soprar
Deixa teu fogo queimar
Até me consumir
De dentro
Pra fora
Vem queimar em mim
De dentro
Pra fora
Até me consumir
Esta música faz parte do repertório do álbum Canção de Isaque do cantor Judson Oliveira, composta pelo seu filho Romulo Padley, produzido em 2015 pela gravadora Onimusic de Belo Horizonte - MG, a mesma gravadora que produz os trabalhos de cantores consagrados pela mídia gospel, tais como Diante do Trono, Ana Paula Valadão, André Valadão, Nívea Soares, David Quilan, Daniel Souza, Fernandinho, Vinyard, Juliano Son, Laura Souguellis, dentre outros.

A musicalidade desta canção é bem parecida com outras canções do mesmo grupo de cantores da gravadora, cujo gênero são peculiares, que utilizam uma forte dose de emocionalismo para, em tese, conduzir o público até a presença de Deus, onde, em muitos casos, as letras apelam para um "romantismo gospel", usando uma espécie de "mantra gospel" e apelando para o emocionalismo a fim de penetrar no fundo da emoção das pessoas, fazendo com que, desta forma, eles não cantem com a razão nem com o entendimento, mas sim com a emoção e com uma paixão, muitas vezes, até carnal.

A procura pela canção é tanta que, segundo o site Letras.com, a canção "Beija-me com Tua Glória" é a segunda música mais ouvida do cantor, atrás apenas da música "Terra seca".
Será que é possível buscar a Deus ao ponto de conseguirmos ver Sua face? Caso positivo, podemos chegar tão perto de sua Glória ao ponto de poder beijá-lo? Seria esta expressão um tanto quanto exagerada ou reflete apenas o nível de intimidade daquele que canta? O que quer dizer a frase "queimar de dentro para fora"? Será mesmo necessário passar por este processo de "queima interior" para conseguir ver a face de Deus? Qual a implicação pessoal deste pedido?

É para responder estas e outras perguntas que o LB analisará Beija-me com Tua Glória.
Vamos começar!

A tua face, queremos ver
A tua presença, queremos ter
Esta é uma das dezenas de músicas a fazer o mesmo pedido que fez Moisés em Êxodo 33: Ver a face e a Glória de Deus. Afinal, é possível ver a face e a Glória de Deus?
Para responder esta pergunta precisamos analisar todo o contexto bíblico, afinal, texto sem contexto é pretexto para heresia. Mas antes precisamos considerar o nível de intimidade que Moisés tinha com o Senhor para que ele pudesse fazer um pedido tão ousado:
"Depois que ele entrava, uma coluna de nuvem descia e parava na porta da Tenda; e da nuvem o Senhor falava com Moisés. Logo que o povo via a coluna de nuvem na porta da Tenda, todos se ajoelhavam. O Senhor Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo."
Êxodo 33:9‭-‬11 NTLH
Moisés aqui já havia experimentado muitas experiências com o Todo Poderoso. Na ocasião, ele já havia libertado seu povo das mãos de faraó, onde Deus, através de Moisés, mandou 10 pragas sobre o Egito; fez todo o povo atravessar o Mar Vermelho a seco; ordenou a criação do tabernáculo, dentre outros feitos. Deus se agradava tanto de Moisés que falava com ele "face a face". É evidente que no sentido figurado, uma vez que na sequência ele pediria para ver a face de Deus, logo, como poderia Moisés literalmente falar face a face com Deus sem ver sua face? Ilógico. O que o próprio Moisés quis dizer com esta expressão era que Deus conversava abertamente com ele, como se fossem dois amigos. 

Notem que, quando a presença de Deus aparecia como coluna de nuvem, todo o povo se ajoelhava. É impossível permanecer de pé diante da Presença do Todo Poderoso, porque a grandeza de Deus é tamanha que faz com que o povo reconheça sua insignificância frente a majestade do Grande Deus. Submissão e reverência. Duas palavras que estão entrando em extinção quando o assunto é Deus e sua poderosa presença.
Agora sim, vamos ler o pedido de Moisés:
"Então Moisés respondeu: - Se não fores com o teu povo, não nos faças sair deste lugar. Como é que os outros povos poderão saber que estás contente com o teu povo e comigo, se não fores conosco? A tua presença é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra. O Senhor Deus disse a Moisés: - Vou atender o seu pedido porque conheço você bem, e você conseguiu a minha aprovação. Aí Moisés suplicou: - Por favor, deixa que eu veja a tua glória . Deus respondeu: - Eu farei com que todo o meu brilho passe diante de você e direi qual é o meu nome sagrado. Eu sou o Senhor e terei compaixão de quem eu quiser e terei misericórdia de quem eu desejar. E disse ainda: - Não vou deixar que você veja o meu rosto, pois ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo. Mas aqui há um lugar perto de mim, onde você poderá ficar em cima de uma rocha. Quando a minha glória passar, eu porei você numa rachadura da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu passe. Depois tirarei a mão, e você me verá pelas costas, porém não verá o meu rosto."
Êxodo 33:15‭-‬23 NTLH
Perceba que Moisés tinha três pedidos para fazer ao Senhor:
  • Ter a Presença de Deus;
  • Ver a Glória de Deus;
  • Ver a face de Deus.

Moisés queria tanto que Deus entrasse com eles naquela terra que se recusou sair dali enquanto Ele não garantisse que Sua presença fosse com eles, pois Moisés sabia que o que diferencia o povo de Deus é a Sua presença, mais nada. Deus aprovou o primeiro pedido, mas aprovou porque conhecia o coração de Moisés. Deus sabia que Moisés não havia pedido a presença Dele apenas por pedir, como muitos fazem ao cantar este tipo de letra sem sequer buscar entender o que está cantando, antes, pediu a presença de Deus como se fosse a coisa mais importante do mundo. De fato era, pois Moisés estava disposto a abrir mão da terra prometida, do sonho de todo aquele povo, caso a presença de Deus não fosse com eles. Deus conhece nossos corações e intenções. Diante disso, a pergunta que fica no ar é a seguinte? Por que e para quê queremos a presença de Deus? Estamos dispostos a abrir mão dos nossos sonhos e objetivos na vida para ter a presença de Deus?

Para ter essa gloriosa Presença, como diz a letra da canção, é preciso estar disposto a abrir mão dos nossos sonhos e projetos, caso seja preciso.
Moisés queria mais de Deus. Não se contentou em somente ter a presença de Deus, antes decidiu ousar um pouco mais e pediu para ver Sua Glória. Deus concordou em revelar sua Glória para Moisés e, antes dele fazer o terceiro pedido que certamente já estava na ponta da língua, Deus se adiantou em dizer que não iria revelar sua face, sob pena de morte, porque o homem não possui estrutura para contemplar a beleza do Deus de Israel. Impossível seria contemplar sua face e permanecer vivo tamanha santidade do Deus altíssimo diante da fragilidade humana. Mas Deus permitiu conceder da Sua presença e sua Glória a Moisés.
"Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido."
João 1:18 NVI
Portanto, é possível ser cheio de Deus e ter a Sua presença conosco, dentro de nós. Da mesma forma, é possível ver e experimentar da Sua Glória. Mas para isso é preciso alcançar o nível máximo de busca, pois o próprio Deus disse que deixaria ser achado por aqueles que o buscassem de todo o coração (Jeremias 29:13). Uma busca incessante, e em santidade, por Sua presença fará de nós um povo ávidos pelo Reino de Deus, amantes do conhecimento da Sua palavra e dos Seus atributos para não perecermos neste mundo (Oséias 4:6), sedentos por orações, súplicas, intercessões e jejuns. Quando estivermos nestas condições poderemos experimentar da Glória de Deus e ter experiências sobrenaturais que mudarão nossa sorte e nossas vidas para sempre. 

No entanto, o pecado que habita em nossos corpos mortais nunca permitirá que vejamos a Sua face nesta vida. Só existe um lugar onde finalmente poderemos ver a face de Deus: No Céu!
"Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão. Eles verão a sua face, e o seu nome estará na testa deles. Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre."
Apocalipse 22:3‭-‬5 NVI
A Bíblia muitas vezes apresenta a ideia de "ver" num sentido figurado, para indicar entendimento. (Isaías 6:10;Jeremias 5:21; João 9:39-41) Nesse sentido, uma pessoa pode ver a Deus, mesmo agora, com "os olhos de [seu] coração" por ter fé a fim de conhecer a Deus e admirar suas qualidades. (Efésios 1:18) A Bíblia indica que passos você pode dar para ter esse tipo de fé:
  • Conhecer a criação de Deus (Romanos 1:20; Jó 42:5);
  • Conhecer a Deus através da sua Palavra (1 Crônicas 28:9; Salmo 119:2; João 17:3);
  • Conhecer a pessoa de Jesus Cristo (João 14:9);
  • Ser obediente a Sua Palavra (Mateus 5:8;Salmo 11).
(Fonte: https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/ver-a-deus)

Então vem
Amado vem
Vem e beija-me
Com tua glória
Considerando que somente após a segunda vinda de Cristo, quando ele vier buscar Sua amada igreja para com Ele viver eternamente no Céu, juntamente com Deus, poderemos ver como Ele verdadeiramente é, logo entendemos que este parágrafo diz respeito a volta de Jesus, quando diz: "vem". O termo "amado" provavelmente se refere a vinda de Cristo como ilustrado pelo próprio Jesus que comparou sua igreja com a noiva, Ele com o noivo e o dia do casamento, das bodas do Cordeiro, como o Dia do Juízo (Mateus 25:1; Apocalipse 21:2). Certamente o autor usou como base o seguinte texto para escrever estes termos:
"Escutem! É o meu amado! Vejam! Aí vem ele, saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. O meu amado é como uma gazela, como um cervo novo. Vejam! Lá está ele atrás do nosso muro, observando pelas janelas, espiando pelas grades."
Cântico dos Cânticos 2:8‭-‬9 NVI
Considerando o contexto da própria letra, a expressão "beija-me com Tua Glória", embora pareça ser um apelo desnecessário, faz sentido. Porque o beijo é o que sela qualquer casamento, logo, quando o Noivo (Cristo) vier buscar sua noiva (igreja) para o casamento (as bodas do Cordeiro/arrebatamento) selará essa união com um "beijo", onde finalmente poderemos contemplar Sua face e poderemos sentir a magnitude da Sua Glória. Portanto, embora seja um apelo romântico desnecessário, tendo em vista ser um cântico congregacional (pelo menos muitos vêem assim), o termo "beija-me" trata-se apenas de uma metáfora poética.
O beijo é muito comum na bíblia e existem vários tipos de beijo, como por exemplo, beijo paternal, beijo filial, beijo fraternal, beijo de amigo e o beijo de amor que é o beijo dado na boca entre um casal.
No Antigo Testamento o substantivo beijo, do hebraico neshîqâ, procede de uma raiz primitiva (nashaq) cujo significado básico é pegar fogo, queimar, acender, com a ideia de fixar, amarrar. No hebraico, o verbo beijar significa literalmente tocar levemente. No grego do Novo Testamento, o vocábulo para beijo deriva-se de phileoamor, amizade, afeição.
O beijo, a luz das Escrituras, pode ter vários significados de acordo com cada situação, onde pode significar forma de carinho e afeto entre os parentes (Gn 31.28; Rt 1.9). O beijo também era símbolo da adoração e devoção religiosas falsas (1Rs 19.18). Nos relacionamentos entre as pessoas era símbolo de respeito (Êx 4.27; 1 Sm 10.1), saudação (Gn 29.13; 2Sm 19.39), lealdade e dignidade (2 Sm 19.39), lamento (Gn 33.4; Rt 1.14), traição (Mt 26.49), mas também de amor entre os cônjuges (Ct 1.2; 8.1).

Bíblia também o descreve como expressão da concupiscência e da sedução ao pecado (Pv 7.13). Ele representava também a maior expressão do amor romântico, de acordo com Provérbios 24.26, como também do amor fraterno entre os membros da igreja de Cristo (Rm 16.16). A Bíblia refere-se ao beijo nos lábios (Pr 24.26), nas mãos (Jó 31.27), nos pés (Lc 7.38,45),...
Fonte: http://teologiaegraca.blogspot.com.br/2010/11/o-beijo-na-biblia.html?m=1)
Mas o beijo que aparece na letra da canção, provavelmente se refere a um beijo de amor, já que se refere ao "Amado", dando ideia de um noivo que virá buscar sua noiva. Uma linguagem poética muito comum no livro de Cantares de Salomão que, pelo seu conteúdo, destoa de todos os livros bíblicos por sua linguagem poética voltada ao amor sexual. A tradição judaica o interpreta como uma analogia da relação entre Javé e Israel. Já a tradição cristã, além de apreciar o sentido literal, como uma canção romântica entre um homem e uma mulher, interpreta os poemas como uma analogia de Cristo e sua "noiva", a igreja.

Deixa teu rio fluir
Deixa teu vento soprar
Deixa teu fogo queimar
Até me consumir
Neste parágrafo o autor continua a suplicar por mais de Deus usando os seguintes artifícios bíblicos:
"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado."
João 7:38‭-‬39 NVI
"Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava."
Atos 2:1‭-‬2;4 NVI
"Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo."
Mateus 3:11 NVI
De dentro
Pra fora
Até me consumir
Para concluir, precisamos sempre nos atentar para aquilo que cantamos, pois Deus leva a sério as palavras e votos feito no momento da nossa adoração. Por isso precisamos entender o que estamos cantando. Já foi mencionado que há um preço a ser pago para ter a Presença de Deus e ver a sua Glória, e este preço está implícito na palavra "consumir". Uma das traduções para esta palavra é "destruir(-se) totalmente" e mortificar(-se) com dor". É isso que o fogo faz. 

Portanto, é preciso estar disposto a pagar o preço de ter TUDO o que estiver "dentro do seu coração" consumido pelo fogo do Espírito Santo, para ter a presença de Deus, ver a sua Glória e, após as bodas do Cordeiro, ver a face de Deus.


Por isso é preciso tomar muito cuidado ao selecionar este tipo de canção para ser cantada em uma congregação, pois pode levar a igreja a fazer um voto, um pedido muito sério, sem se dar conta da seriedade do que esta sendo cantado. Este louvor é bíblico, mas não deve ser cantado de qualquer maneira nem por qualquer um, mas é válido seu uso em um momento devocional ou em pequenos grupos de oração e busca pelo Espírito Santo. Sua letra deve ser não apenas cantada, mas vivida por todos aqueles chamados "cristãos".
Finalizamos esta análise com o seguinte trecho bíblico:
"Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é. E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro."
1João 3:2‭-‬3 NTLH
RESULTADO: Beija-me com Tua Glória é um louvor bíblico

O que achou desta análise? 
Deixe seu comentário e compartilhe!
Deus te abençoe.

2 comentários

  1. Engraçado que o slogan é sempre o mesmo.O Senhor fala com todos eles, menos conosco. Heresias e modismo contemporâneos adentram pelas igrejas.

    Faço, e farei sempre apologia a Biblia; minha única regra de fé e prática ou conduta. Não importa o preço!

    ResponderExcluir