Pai Nosso (Our Father) - Louvor Bíblico

7 de junho de 2018

Pai Nosso (Our Father)


Pai nosso, nos céus
Santo é o Teu nome
Teu reino buscamos
Tua vontade seja feita
Na terra como é nos céus
Deixe o céu descer
Na terra como é nos céus
Deixe o céu descer
Teu é o reino
Teu, o poder e Tua é a glória
Pra sempre, amém
Esta linda canção faz parte do álbum No Other Name, gravado em 2014 pelo grupo de louvor Hillsong United. 
Na verdade esta letra é a oração do Pai nosso em forma de música, ou melhor, trechos desta oração. Como não houve uma composição, já que a letra veio direto da bíblia, não haveria a necessidade de uma análise, visto que, por se tratar de versículos bíblicos cantados, seria mais que evidente que este louvor seria um louvor bíblico, isto se não fosse uma frase adicionada à letra que tem dividido opiniões no meio gospel.
Assim como a maioria das canções do Hillsong, Pai Nosso (Our Father) tem feito sucesso mundo a fora na voz de vários cantores. No Brasil não tem sido diferente, pois a canção já possui algumas versões em português na voz de cantores, como por exemplo, Gabriela Rocha e ministério Pedras Vivas. 
Mas como nem tudo são flores, Pai Nosso (Our Father) foi indicado para ser analisado por causa da expressão extra-bíblica "deixa o céu descer". Expressão essa que levanta algumas perguntas no ar, como: é possível, biblicamente falando, o céu descer a terra? Estaria esta expressão inclusa subliminarmente na oração do Pai nosso feita por Jesus? O que a compositora quis dizer com esta frase? Afinal, o que é o céu? Será que o céu será estabelecido aqui na terra após o arrebatamento? Como será o céu é o que iremos fazer lá? Teria esta frase contexto bíblico?
Não é preciso esperar o céu descer para termos as respostas destas perguntas. Por isso o LB está aqui!
Vamos começar!

Antes de mais nada, vamos conhecer a letra original, já traduzida para o português:
Pai nosso que estás nos Céu
Santificado seja Teu nome
Que Seu reino venha rapidamente
E que Sua vontade seja feita igualmente
Seja na Terra como é no Céu
Deixe o céu vir
Na Terra como é no Céu
Deixe o Céu vir
Teu é o Reino, Teu é o Poder
Tua é a Glória para sempre, amém
Vejamos o que o grupo de louvor Hillsong United disse em seu site oficial sobre esta música:
"Com tudo isso em mente, imagine nossa alegria quando alguns de nossos compositores vieram e ofereceram à Igreja uma bela canção que coloca a magnífica oração de Jesus na música e oferece a todos nós uma maneira de expressar nossas orações ao Pai de uma maneira nova e tangível.
Agora, enquanto nos reunimos, e mesmo quando estamos sozinhos, todos nós temos um novo caminho para trazer nossos bons momentos e os tempos difíceis para Deus em oração. As palavras de Jesus estão frescas em nossos lábios e nós temos um novo vigor enquanto cantamos e declaramos “santificado seja o Seu nome” e “Seu Reino venha”, não importando as circunstâncias."
(Fonte: https://hillsong.com/collected/blog/2014/10/our-father-song-story/)
A compositora citada acima trata-se de Hannah Hobbs, uma das principais compositoras e líderes de louvor da Hillsong Church, tendo co-escrito as músicas 'Wake', 'Love Goes On' e 'Thank You Jesus'. Ela é a pastora criativa do campus da cidade de Hillsong em Sydney.
Vejamos o que Hannah disse sobre sua composição:
"Esta música é inspirada na Oração do Senhor. Em Mateus 6: 9-13, Jesus nos ensina a orar - quando cantamos essa música, na verdade estamos nos lembrando de orar como Jesus nos instruiu!
Pai nosso no céu, 

santificado seja o teu nome, 
venha o teu reino, a 
tua vontade seja feita
Eu amo que possamos nos reunir na igreja juntos para cantar em unidade, para declarar nossa adoração por nosso Deus. Há muitas ótimas canções que são reflexos do amor de Deus por nós; expressões de nossa experiência humana Dele. Mas não há nada como cantar a verdade da Sua Palavra e erguer nossas vozes com melodias das Escrituras!
A Páscoa é uma época em que as pessoas ao redor do mundo estão abertas à mensagem de Cristo e, com tantos visitantes que vêm aos cultos da igreja, adoro poder cantar sobre 'Pai Nosso'. Quaisquer que sejam os preconceitos que as pessoas possam ter sobre Deus, nós ajudamos a moldar uma imagem para eles de quem Ele realmente é. Algumas pessoas podem não conhecer o verdadeiro significado da história da Páscoa, e nós temos o privilégio de compartilhar a Boa Nova - que a Cruz realmente significa amor, perdão e graça de Deus para nós.
Quando cantamos essa música, temos a oportunidade de mostrar às pessoas que Deus não está distante, nem zangado, nem removido, mas está próximo e é amoroso e pessoal! Ele é um Deus íntimo, Ele é nosso pai."
(Fonte: https://hillsong.com/collected/blog/2015/04/our-father-easter-song-story/)
Existe pelo menos três interpretações possíveis para a expressão "deixa o céu descer". A primeira é uma interpretação escatológica, onde seus adeptos creem que o Reino de Deus, isto é, o Céu, será estabelecido aqui na terra após a volta de Jesus; a segunda trata-se de uma interpretação pentecostal, onde seus adeptos clamam para que o céu desça para a terra a fim de se juntar os anjos aos homens em adoração a Deus em seus cultos, cujos alguns momentos podem ser chamados de "mover do Espírito"; a terceira interpretação é algo mais conservador, onde seus adeptos afirmam que a expressão é apenas um termo poético para falar da vontade de Deus na terra, assim como no céu. 
Para entendermos o significado desta frase e a motivação da compositora ao inserir esta na letra da canção, precisamos entender um pouco sobre a oração do pai nosso e sobre este famoso Céu.
Vamos analisar as escrituras na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) para entender melhor todo o cotexto:
"— Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. — Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam. Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. [Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!]”"
Mateus 6:5‭-‬13 NTLH
Primeiramente precisamos considerar que no texto acima, o objetivo de Jesus é ensinar como seus discípulos deveriam orar corretamente, ou seja, como falar com Deus. Este trecho é rico em detalhes de como devemos orar, mas iremos destacar alguns, como por exemplo, quando Jesus orienta aos seus discípulos a orarem com sinceridade de coração para serem vistos somente por Deus. Afinal de contas, Ele sabe quando oramos com o objetivo de nos promovermos diante dos outros e quando oramos para chamar a presença Ele. Por isso Jesus disse que a oração não precisa de platéia, pelo contrário, ela deve ser feita no fundo do seu íntimo.
Outra orientação de Jesus é a espontaneidade da oração que deve ser feita como se fosse um diálogo e não como se fosse uma reza ou um mantra. Não existe orações decoradas, mas sim orações vivenciadas. 
Na sequência Jesus constrói um modelo de oração, não para usarmos repetidamente como um padrão obrigatório, mas sim para sabermos o que deve "rechear" nosso diálogo com Deus. Evidente que precisaríamos de um artigo exclusivo só para falar sobre todos os detalhes desta poderosa oração, mas como não é esse nosso objetivo, é preciso que entendamos o contexto de céu usado por Jesus:
  1. No céu Deus habita;
  2. No céu Seu nome é santificado;
  3. No céu existe um reino onde Ele é o Rei;
  4. No céu a vontade dEle é absoluta;
  5. No céu o reinado dEle é eterno.

O primeiro fato a se observar é que Jesus indica que o céu é a morada do nosso Pai, porque lá Ele está e é lá que o Seu nome é santificado. 
Outro detalhe importantíssimo é que Jesus reconhece a soberania de Deus e o convida para reinar em sua vida. O que nos chama a atenção é a vontade ardente de Jesus em fazer somente a vontade de Deus (Clique aqui para saber mais sobre a vontade de Deus). Jesus pede a Deus que da mesma forma que Sua vontade é feita no céu, que seja feita também na terra. Este pedido é muito sério!
Vamos pensar no seguinte: Deus é o Rei dos céus onde todo o corpo celestial, como bons súditos, obedece suas ordens sem questionar ou se opor. No céu é assim. A única vontade que existe é a do Rei. Os súditos deste reinado vivem suas vidas para realizar a vontade do Rei, vivem suas vidas em função do Rei, apenas para Ele. 
Em sua oração, Jesus pede que da mesma forma que é feita no céu, seja feita na terra, ou seja, seus servos (cristãos - nós) seriam os súditos deste Rei. Portanto, estes novos súditos, da mesma forma que os anjos, deveriam viver suas vidas em função do Rei, deixando de lado suas vontades terrenas para realizar a vontade suprema deste poderoso Rei. Percebeu quão sério é esta oração?
Portanto a interpretação mais sensata e coerente com o contexto da letra da música e com a própria oração de Jesus, é que a frase "deixa o céu descer" concorda com a frase "Tua vontade seja feita". Portanto, dizer "deixa o céu descer" é o mesmo que dizer "venha o Teu Reino e seja feita a Tua vontade".
Alguns usam essa expressão com a finalidade de invocar a presença de Deus, o que não está errado, no entanto, pelo que sugere o contexto da letra e da oração que é usada como base bíblica, não é isso que a canção quer dizer.
Uma pergunta para reflexão: será que estamos prontos para encher nossos pulmões e cantar "deixa o céu descer"?
"Depois ele disse: “Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade.” Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo. Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus."
Hebreus 10:9‭-‬10‭, ‬12 NTLH
O que seria de nós se "o céu" não tivesse descido na vida de Jesus, não é mesmo? Graças a submissão e obediência de Jesus nós temos a promessa da Salvação. Sacrifício este que nos justificou para podermos um dia morarmos junto com Ele, e adivinha onde: no Céu! 
Talvez você esteja se perguntando: vale a pena abrir mão das nossas vontades, desejos e sonhos para realizar a vontade, os desejos e os sonhos de Deus? A resposta é: SIM! (Recomendado a leitura do livro "Vale a pena carregar a minha cruz?". Clique aqui e saiba mais).

Vamos dar um breve resumo do que espera por nós no céu, pois este assunto é muito extenso para ser abordado neste artigo.
"Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: — Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.  Aquele que estava sentado no trono disse: — Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: — Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança."
Apocalipse 21:1‭-‬5 NTLH
"Qualquer pessoa na Terra Prometida que pedir uma bênção vai pedi-la ao Deus fiel; e quem fizer uma promessa a fará em nome do Deus fiel.” O Senhor diz ao seu povo: “Vocês esquecerão as desgraças que sofreram, e eu também não lembrarei mais delas. Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra; o passado será esquecido, e ninguém lembrará mais dele.  Alegrem-se, fiquem felizes para sempre com aquilo que eu vou criar; pois vou encher de alegria a cidade de Jerusalém e vou dar muita felicidade ao seu povo.  Nunca mais morrerão ali criancinhas de poucos dias; ninguém morrerá antes de ficar bem velho. Morrer aos cem anos será morrer moço, e não chegar aos cem anos será uma maldição.  “Vocês construirão casas e morarão nelas, farão plantações de uvas e beberão do seu vinho.  Não construirão casas para outros morarem nelas, nem farão plantações de uvas para outros beberem do seu vinho. O meu povo viverá muitos anos, como as árvores, e todos terão o prazer de aproveitar as coisas que eles mesmos fizeram. Todo o seu trabalho dará certo, e os seus filhos não acabarão na desgraça; pois eles e os seus descendentes serão a raça que eu abençoarei para sempre. Antes mesmo que me chamem, eu os atenderei; antes mesmo de acabarem de falar, eu responderei. Os lobos e os carneirinhos pastarão juntos, os leões comerão palha como os bois, e as cobras não atacarão mais ninguém. E no meu monte santo não acontecerá nada que seja mau ou perigoso.” O Senhor falou."
Isaías 65:16‭-‬18‭, ‬20‭-‬25 NTLH
Espetacular! É esse o céu que vamos morar! Aleluia! 
Abaixo está listado algumas considerações com respeito ao a céu, ao paraíso que nos espera:
  • Novo céu é nova terra. Nossa habitação será complenamente nova. Imagina poder conhecer novas espécies de animais e plantas. Viajar para lugares onde ninguém jamais pisou e comer coisas que jamais ninguém comeu. Novos céus, nova terra, novos nomes, novos corpos, tudo novo.
  • Conversaremos com Deus face a face assim como Adão antes do pecado;
  • No céu não haverá tristeza nem motivos para chorar;
  • No céu não haverá farmácia, isso porque não haverá mais nenhum tipo de dor;
  • No céu seremos imortais, ou seja, viveremos eternamente e nunca envelheceremos;
  • Não haverá sol, logo não haverá dia nem noite. Não precisaremos contar as horas, dias, meses, anos. Não vamos precisar dormir para descansar, isso porque não haverá cansaço nem fadiga;
  • No céu não haverá maldade alguma, não haverá ladrão, assassino nem vamos precisar nos preocupar em trancar as portas de casa, porque o Senhor será a nossa segurança. Lá não entrará contaminação alguma;
  • No céu não haverá nenhum tipo de selvageria, pelo contrário, somente paz.

Outro detalhe muito interessante sobre o céu e que lá, diferente do que muitos pensam, não ficaremos ociosos sem fazer nada tampouco ficaremos cantando louvores a Deus ininterruptamente. Quem disse que no céu não haverá trabalho? Haverá trabalho sim! Mas um trabaho diferente, pois não trabalharemos para ganhar dinheiro como hoje, trabalharemos para nós mesmos, onde tudo dará certo. Trabalhar no céu não será um fardo, mas um prazer.
Não há absolutamente nada aqui na terra que possa se compara ou sequer chegar perto do que vamos vivenciar na eternidade.
Jesus disse que retribuirá a cada um de acordo com o que fez (Ap 22.12), que haverá aquele que será considerado grande no Reino dos céus (Mt 5.19), que alguns irão assumir responsabilidades maiores do que outros (Lc 19.16-19) e, por fim, nos ensinou que boas obras aqui, acumulam tesouros na eternidade (Mt 19.21, Lc 12.33, Mt 6.19-20).
A Bíblia chama isso de galardão (Mt 5.12, 1Co 3.14), a palavra grega é misthos, e pode ser traduzida como valor pago pelo trabalho, salário ou recompensa. A salvação é pela graça, independente das obras (Ef 2.8-9). Mas o galardão será fruto do nosso trabalho para o Reino (1Co 3.8, 1Co 3.11-15), nós seremos recompensados pela realização das obras que Deus preparou para cada um de nós (2Co 5.10, Ef 2.10).
O galardão pode tanto estar relacionado ao que Deus irá compartilhar de sua própria natureza, quanto à posições de autoridade e responsabilidade sobre aquilo que Ele criou e ainda irá criar no Universo (Mt 25.14-30, Ap 2.26, Ap 3.21, Lc 19.11-27).
E, ao contrário do que se possa pensar, não haverá nenhum sentimento de inveja por aquilo que outros receberão, ou até mesmo de tristeza, por causa daqueles que não serão salvos (Ap 21.4). E a razão disso é que estaremos plenamente satisfeitos, ao ver que Deus foi perfeitamente justo (Dt 32.4, 2Pe 3.13).
(Fonte: http://www.vainabiblia.com/videos/como-sera-a-eternidade)
Poderíamos ficar aqui horas e horas fala do do céu, mas não é esse o objetivo deste artigo. Entretanto, ainda falando sobre o céu, infelizmente nem tudo são flores... Isso porque nem todos entrarão no céu. Vamos ler com atenção os textos bíblicos a seguir:
"O Senhor Deus disse: “Eu estava pronto para atender o meu povo, mas eles não pediram a minha ajuda; estava pronto para ser achado, mas eles não me procuraram. A um povo que não orou a mim, eu disse: ‘Estou aqui! Estou aqui!’ O dia inteiro eu abri os braços, pronto para receber um povo rebelde, um povo que anda no caminho do mal, seguindo sempre os seus próprios caprichos. Essa gente vive me provocando abertamente; eles oferecem sacrifícios em jardins sagrados e queimam incenso sobre altares pagãos.  Eles vão aos cemitérios para consultar os mortos e passam as noites em lugares desertos para receber visões. Comem carne de porco e enchem os seus pratos de comida impura. Depois, dizem aos outros: ‘Parem! Não nos toquem, pois somos mais santos do que vocês.’ Essa gente me faz ficar irado; a minha ira é como um fogo que não se apaga.  Tudo o que eles fazem está escrito no meu livro, e não descansarei até castigá-los. Eu farei com que eles paguem pelos seus pecados e também pelos pecados dos seus antepassados. Eles queimaram incenso sobre altares pagãos, nos montes, e me ofenderam com esses sacrifícios. Por isso, farei com que eles paguem pelos seus pecados, por todos eles, um por um.” O Senhor falou. Pois então o destino de vocês será morrer à espada; eu farei com que todos fiquem de joelhos para serem mortos. Pois eu os chamei, mas vocês não responderam; eu lhes falei, mas vocês não deram atenção. Pelo contrário, fizeram o que me desagrada, escolheram coisas que me aborrecem.”"
Isaías 65:1‭-‬7‭, ‬12 NTLH
"Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos. Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte."
Apocalipse 21:7‭-‬8 NTLH
A escolha é nossa. Qual lado você vai querer ficar?
Portanto, perceba que pedir "deixa o céu descer" vai muito além de suplicar pela presença de Deus em determinada situação ou lugar, tampouco pedir que o céu desça literalmente, mas pedir "deixa o céu descer" é o mesmo que pedir "venha o Teu Reino e seja feito a Tua vontade aqui na terra assim como é feita no céu". Significa abrir mão das nossas vontades e prazeres para fazer aquilo que Deus quer. Vivendo uma vida em santidade para amar a Deus e ao nosso próximo. Essa é a única forma de alcançar o céu, através do precioso sangue de Jesus.
Embora esta oração tenha sido ensinado por Jesus como um modelo a ser seguido, é preciso saber o que sua oração quer dizer quando canta pedindo para o "céu descer", pois Deus leva a sério nossos pedidos (clique aqui para saber mais)
Viva para Deus e nos encontraremos em breve nos céus!

RESULTADOPai Nosso (Our Father) é um louvor bíblico.

O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.
Deus te abençoe.

3 comentários

  1. Obrigado, muito boa a explicação, profunda, embasada. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise desse louvor com um conhecimento amplo da Bíblia Sagrada. Parabéns .

    ResponderExcluir