Epitáfio (Titãs) - Louvor Bíblico

10 de junho de 2018

Epitáfio (Titãs)


Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier
Não! Você não entrou no blog errado! Hoje, excecionalmente, o LB irá analisar a letra da canção Epitácio da banda secular Titãs. Para a maioria das pessoas o resultado desta análise parece ser óbvio por se tratar de uma música categorizada como secular, no entanto, para outras não. O responsável por causar esta grande polêmica foi o cantor e pastor Kleber Lucas que em 2014, juntamente com o grupo de louvor da Igreja Batista Soul, entoaram esta música durante a liturgia do culto.

A canção aborda a rotina na vida das pessoas e convida o ouvinte a pensar e optar por boas decisões na vida.
O próprio Kleber Lucas fez a postagem do vídeo em sua rede social no Facebook e afirmou que a canção foi utilizada durante uma ministração baseada na passagem de Eclesiastes 3, que trata de distintos momentos na vida.
Kleber Lucas já sabia que a música iria gerar algum tipo de polêmica, e comentou que entregar a mensagem de Deus às pessoas que necessitam, é superior a qualquer impasse que viesse a sofrer.
(Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/kleber-lucas-canta-titas-em-culto/)
A atitude do cantor gerou polêmica e divisões no meio gospel, onde uns condenaram veemente seu comportamento dizendo ter sido uma atitude mundana, e outros apoiaram dizendo que a letra não tem nada demais e que onde o Espírito de Deus está há liberdade. Afinal de contas, quem está com a razão? Até onde vai nossa liberdade de cultuar a Deus? É errado cantar música secular durante o culto?Terá esta letra contexto bíblico?
Não vamos deixar "o acaso" analisar esta letra, não é mesmo? Por isso o LB está aqui!
Vamos começar!

Embora a palavra que dá título à canção não apareça na letra, seu significado tem tudo a ver com o contexto. Vejamos o que significa esta palavra tão peculiar:
Epitáfios (do grego antigo ἐπιτάφιος; "sobre a tumba") são frases escritas sobre túmulos, mausoléus e campas cemiteriais para homenagear pessoas ali sepultadas. Normalmente, os dizeres são colocados em placas de metal ou pedra. Tradicionalmente escritos em verso, alguns epitáfios são célebres como o de Robespierre:
Passant, ne pleure pas ma mort. ("Passante, não chores minha morte"). Si je vivais tu serais mort. ("Se eu vivesse tu estarias morto"). A vida é noite: o sol tem véu de pedra.
(Fonte: Wikipédia)
"Epitáfio" é uma canção e single da banda Titãs, cantada por Sérgio Britto. A faixa faz parte do disco A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana. A música é composta de arrependimentos que uma pessoa pode ter na vida: "devia ter amado mais", "devia ter me importado menos, com problemas pequenos", etc. e que são, então, sugestões de epitáfio, isto é, mensagens para se escrever em sua lápide.
Jack Endino, produtor do disco em que ela foi lançada, afirmou em entrevista que ninguém esperava que ela seria o maior hit do álbum, mas ele apostou nela assim mesmo.
Em uma entrevista, o compositor Sérgio Britto, quando questionado sobre o que levou ele a compor esta canção, respondeu: "basicamente duas coisas: o nascimento do meu primeiro filho, José, e a leitura da autobiografia do Brian Wilson (Beach Boys). Lá pelas tantas ele diz, a respeito do processo de composição de "Pet Sounds" (um dos meus discos prediletos), "a minha intenção neste álbum era escrever canções que servissem de consolo pra pessoas, como uma espécie de oração". Tomei isso como um desafio...
A princípio usei frases feitas, as mais banais, do tipo que qualquer um se identificaria. Acredito que clichês, quando revitalizados, revelam grande poder de síntese e comunicação. Resolvi explorar esse lugar comum que é a vontade que cada um tem de transformar a própria vida e olhar pro dia-a-dia de modo mais atento e generoso.
Os versos do refrão são, em contraste, mais elaborados... Mas acho que todo mundo intui o seu significado básico. É como se o "andar distraído" da canção nos tornasse cúmplices dos desígnios do acaso, das coisas que estão fora do nosso alcance e que são imprevisíveis ou, por assim dizer, pertencem ao domínio de Deus.
Estou falando apenas da letra, mas não se pode esquecer da música em si. O jogo entre acordes maiores e menores e a fluência melódica casam muito bem com a letra e o caráter emotivo que ela tem."
(Fonte: http://vitrolanews.blogspot.com/2013/01/uma-pergunta-para-sergio-britto-do-titas.html?m=1)
Agora que conhecemos um pouco da música e sua composição, vamos conhecer um pouco sobre o autor do livro de Eclesiastes, Salomão:
"Realizei grandes coisas. Construí casas para mim e fiz plantações de uvas. Plantei jardins e pomares, com todos os tipos de árvores frutíferas. Também construí açudes para regar as plantações. Comprei muitos escravos e além desses tive outros, nascidos na minha casa. Tive mais gado e mais ovelhas do que todas as pessoas que moraram em Jerusalém antes de mim. Também ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei. Homens e mulheres cantaram para me divertir, e tive todas as mulheres que um homem pode desejar. Sim! Fui grande. Fui mais rico do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, e nunca me faltou sabedoria. Consegui tudo o que desejei. Não neguei a mim mesmo nenhum tipo de prazer. Eu me sentia feliz com o meu trabalho, e essa era a minha recompensa."
Eclesiastes 2:4‭-‬10 NTLH
Agora vamos analisar alguns trechos do livro de Eclesiastes 3 para tentar entender o que levou o pastor Kleber Lucas a usá-la em seu sermão:
"Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder. Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus. Assim, eu compreendi que não há nada melhor do que a gente ter prazer no trabalho. Esta é a nossa recompensa. Pois como é que podemos saber o que vai acontecer depois da nossa morte?"
Eclesiastes 3:12‭-‬13‭, ‬22 NTLH
Ao lermos estes versículos, percebemos que existe uma certa concordância entre estes e a letra da música, pois ambos falam sobre a temporalidade da vida. Contudo existe um grande contraste entre ambos, isso porque o autor da letra da canção relata seu arrependimento por não ter vivido intensamente sua vida e desfrutado melhor do seu tempo, e o autor de Eclesiastes, Salomão, relata o pensamentos de alguém que viveu intensamente sua vida e desfrutou de tudo o que a vida pudesse oferecer. Mas ambos possuem um pensamento em comum: a temporalidade da vida e a certeza da morte.
Vamos analisar melhor os trechos da letra.
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
De um lado temos o autor da música que sugere ter amado pouco, chorado pouco, vivido pouco, errado pouco, mas também arriscado pouco. A insegurança e medo de correr riscos o privou de fazer o que queria fazer; do outro temos Salomão que amou mais, chorou mais, viveu mais, arriscou mais, errou mais e fez o que queria fazer. Vejamos a conclusão que ele chegou:
"Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco."
Eclesiastes 11:9‭-‬10 NTLH

Queria ter aceitado

As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração
Ainda falando no versículo 10 do texto anterior, Salomão orienta aos jovens para não deixarem que nada os preocupe ou os faça sofrer, isto é, não ser ansioso demais e evitar a dor desnecessária, afinal de contas, cada um sabe a alegria e a dor que trás no coração, por isso devemos amar as pessoas como elas são, assim como Jesus nos amou.
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Neste trecho o autor diz ter levado a vida muito a sério e acabou se esquecendo de ser feliz. Alguém que trabalhou muito, desfrutou pouco e que não conseguiu alcançar o sucesso. Não há dúvidas que a equilíbrio leva uma pessoa a viver estes versos. 
Vamos ver o que Salomão disse a respeito:
"Por isso, não seja bom demais, nem sábio demais; por que você iria se destruir? Mas também não seja mau demais, nem tolo demais; por que você iria morrer antes do tempo? Evite tanto uma coisa como a outra. Se você temer a Deus, terá sucesso em tudo."
Eclesiastes 7:16‭-‬18 NTLH
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier
Precisamos viver nossa vida intensamente e desfrutar a vida antes que ela deixe de existir.
"Procure sempre parecer feliz e satisfeito. Enquanto você viver neste mundo de ilusões, aproveite a vida com a mulher que você ama. Pois isso é tudo o que você vai receber pelos seus trabalhos nesta vida dura que Deus lhe deu. Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é para lá que você vai."
Eclesiastes 9:8‭-‬10 NTLH
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
De acordo com o próprio autor, "o "andar distraído" da canção nos tornasse cúmplices dos desígnios do "acaso", das coisas que estão fora do nosso alcance e que são imprevisíveis ou, por assim dizer, pertencem ao domínio de Deus". Vejamos o que Salomão disse sobre este "acaso":
"Quando as coisas correrem bem, fique contente; quando as dificuldades chegarem, lembre disto: é Deus quem manda tanto a felicidade como as dificuldades, e a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã. Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo."
Eclesiastes 7:14‭, ‬29 NTLH
Uma verdade incontestável, não é mesmo? Nós complicamos tudo o que Deus fez simples e direito. Por isso, precisamos "complicar menos". 
Entretanto, diferente do que sugere o autor da canção, este "acaso" NÃO irá nos proteger enquanto "andarmos distraídos", pois a bíblia diz que o homem colherá somente aquilo que plantar - lei da semeadura (Gálatas 6:7). Se o homem plantar banana, de forma alguma colherá morangos, mas colherá impreterivelmente o que plantou, no caso, banana. Portanto, segundo a Palavra de Deus, o "acaso" de forma alguma irá proteger quem estiver "andando distraído".
Finalmente, vamos plantar cousas boas para colher, ainda nesta vida, coisas boas. Vamos viver a vida sem medo e sem reservas, vamos aproveitar nosso fôlego de vida com intensidade, afinal, não sabemos o dia de amanhã.
"Então cheguei a esta conclusão: a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho. Essa é a parte que cabe a cada um. Se Deus der a você riquezas e propriedades e deixar que as aproveitefique contente com o que recebeu e com o seu trabalho. Isso é um presente de Deus. E você não sentirá o tempo passar, pois Deus encherá o seu coração de alegria."
Eclesiastes 5:18‭-‬20 NTLH

Não iremos julgar aqui se a atitude do pastor e cantor Kleber Lucas foi certa ou errada, pois somente a Deus pertence este julgamento. Entretanto iremos fazer algumas colocações para reflexão.
A liturgia sadia de um culto cristão possui basicamente três momentos distintos: louvor, ofertório e Palavra. O período de louvor é o momento que falamos com Deus em adoração através da música, como sugere o significado da própria palavra louvor que no hebraico quer dizer, dentre outros significados, elogios. Logo o período de louvor é o momento de elogiar a Deus; o ofertório é o momento de adorar a Deus com nossas finanças e o momento da Palavra o momento onde Deus fala com sua igreja através do pregador. Portanto, as músicas a serem enfiadas na liturgia do culto deveriam ser teocêntrica, ou seja, ter Deus como o centro do louvor. Por isso músicas classificadas como seculares não deveriam fazer parte do repertório eclesiástico. Entretanto, infelizmente, existe uma infinidade de músicas classificadas como gospel, que são tão mundanas quanto qualquer outra música secular, sendo cantadas livremente nos cultos cristãos, isso sem nenhum tipo de filtro ou avaliação. Isso é lamentável.
"Epitáfio" não é uma música gospel, no entanto possui mais conteúdo do que muitas músicas gospel. A arquitetura da sua composição põe no chinelo inúmeras canções tanto gospel quanto seculares dos dias de hoje. Além do conteúdo que faz as pessoas pararem para refletir sobre suas próprias vidas e atitudes na vida, a letra mais parece uma poesia do que música. A construção das frases em cada estrofe foi no mínimo genial, onde as palavras se encaixam perfeitamente com as rimas, sem contar na melodia simples e fácil de cantar e na harmonia nada convencional da música. Como é difícil (quase impossível) encontrar nos dias de hoje uma musica tão bem construída, não é mesmo?
A letra não possui nada de errado, nem faz apologia a qualquer tipo de segmento, mas também não fala de Deus nem menciona Seu nome.
O grande problema sobre esta canção ter sido cantada em uma igreja é o fato do escândalo. Sabemos que a música têm um incrível poder em nossa mente e em nossos sentimentos, não é mesmo? Uma música secular para alguns pode não causar efeito nenhum, mas para outros pode trazer lembranças do passado de pecado e trazer a tona lembranças que podem levar o indivíduo a querer voltar. Isso é perigosíssimo!
Nossa cultura é bem rígida quanto a diferença entre músicas gospel e músicas seculares, logo, tentar mudar esta cultura sozinho a esta altura "do campeonato", talvez não seja uma atitude muito sábia. Afinal de contas, precisamos considerar a Palavra de Deus quando fala sobre os escândalos, como em Romanos 14:13-23; ICoríntios 8; 10:23-33.
"Jesus disse aos seus discípulos:  — Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado! Seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar com uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço do que fazer com que um destes pequeninos peque."
Lucas 17:1‭-‬2 NTLH
Antes de concluirmos a análise, vejamos qual a conclusão que Salomão chegou ao final de sua vida, depois de ter vivido intensamente sua vida e desfrutado todos os tipos de prazeres que um homem poderia experimentar:
"De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal."
Eclesiastes 12:13‭-‬14 NTLH
Para finalizar, fizemos uma versão gospel da letra "epitáfio". Veja como ficaria esta música na versão gospel:
Devia ter amado a Deus
Chorado por Deus
Servir o Criador
Devia ter adorado mais
Exaltado mais
Ter feito o que Ele queria fazer
Queria ter amado
As pessoas como elas são 
Cada um sabe a alegria 
E a dor que traz no coração
O Senhor vai me proteger 
Isso se eu não andar distraído 
O Senhor vai me proteger 
Isso se eu não andar
Devia ter pecado menos 
Blasfemado menos 
Então me arrepender
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Buscado o Salvador
Queria ter aceitado 
A Cristo como Ele é 
A cada um Deus tem um plano
Viver para sempre lá no céu
RESULTADOEpitáfio NÃO É um louvor, mas é bíblico em partes.

O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.
Deus te abençoe.

2 comentários