Deixa Queimar (Alessandro Vilas Boas) - Louvor Bíblico

10 de dezembro de 2019

Deixa Queimar (Alessandro Vilas Boas)



Ouvi o meu Senhor bater na porta 
E o meu coração queimou
Eu não vou parar
Gastarei minha vida aos teus pés
Eu tenho fogo cerrado em meu peito que não me dá descanso, eu não tenho descanso
Deixa queimar, deixa queimar
Deixa Queimar é uma canção composta e gravada pelo cantor e pastor Alessandro Vilas Boas e faz parte do álbum Som do Reino, gravado ao vivo em Junho de 2017 no Estúdio Dove durante o Som do Reino Live em São Paulo, com a participação do cantor Brunão Morada, e regravado em novembro de 2018 pela Onimusic.
No primeiro semestre de 2017 lançou "Quero Conhecer Jesus" como single, e em setembro do mesmo ano, o EP "O Fogo Nunca Dorme". Antes desse trabalho que leva seu nome, já havia gravado e disponibilizado junto com o ministério ONE quatro edições do projeto "Live at Home", incríveis por sinal, e que deixam claro a identidade e a paixão do Alessandro e do próprio ONE-Ministry. 
Alessandro é líder de adoração e fundador do ONE Ministry no Brasil, ministério que nasceu num campo universitário; e pastor presidente da Igreja One. Suas marcas são as lágrimas e a paixão por Jesus. "Coração em chamas" é a frase que o define em suas redes sociais. 
As composições do jovem pastor Alessandro Vilas Boas carregam intimidade, paixão, adoração e entrega de forma poética, harmônica, simples mas, de maneira alguma, simplórias, que são impossíveis de serem cantadas sem se tornarem orações e queimarem no coração de quem as ouve.
Mas, como nem tudo são flores, o LB está com a iminência de analisar a letra da canção Deixa Queimar, que aliás, queimar o quê? O que significa este "fogo cerrado"? Que fogo é esse que não dá descanso para o compositor? Mas que fogo é esse que o autor se refere? Deixa Queimar é um louvor bíblico? Só tem um jeito de saber.
Vamos lá!


Deixa Queimar faz parte do chamado worship. O termo worship é traduzido para o português como adorar ou adoração. O termo passou a ser empregado nos últimos anos para designar um estilo musical e um estilo de culto nas igrejas evangélicas. Mas esse movimento gospel nem sempre faz jus ao nome. Isso porque a maioria das letras de canções worship não exprimem a ideia de adoração, louvor; não tem o objetivo de elogiar e enaltecer a Deus, mas sim de fazer súplicas e pedidos espirituais por fogo, Glória, shekinah, morada, vento, batismo, etc. Desta forma as igrejas modernas estão deixando de, literalmente, louvar a Deus no momento chamado "louvor" para O invocar por súplicas e promessas, nem sempre racionais, através de músicas que mexem com as emoções das pessoas através de muitas repetições, que chamamos de "Mantras Gospel".
Outra característica muito forte está baseada nos improvisos vocais melódicos aplicados nas introduções, pontes instrumentais e finalizações de frases. Nos períodos até então dedicados aos solos de instrumentos, agora dividem espaço com os chamados "espontâneos". Alguns grupos criam espaços com vários compassos de duração em que deixam os pads soando, com os demais instrumentos apoiando apenas com poucas notas, arranjos bem definidos, deixando o clima suspenso, propenso para os espontâneos e ministrações.
Há algum problema neste "novo" estilo musical chamado worship? Absolutamente, não! Assim como os demais estilos como os Corinhos de Fogo, Hinos da Harpa, Cantor Cristão, Hinos da Reforma, Músicas Clássicas, e qualquer outro estilo. Todos os estilos devem ser usados para a glória de Deus.
Agora sim, vamos falar da letra em questão. 

Mas antes de analisar a letra da canção, é importante considerar que esta faz referência ao sexto lamento de Jeremias. Impossível analisar e entender o sentido desta letra sem antes entender o contexto bíblico que esta faz referência. 
Lembrando o conceito básico de louvor que, do hebraico, quer dizer elogio, o louvor consiste em elogiar a Deus, em exalta-Lo e mostrar seus atributos através das canções. Portanto, ao verificar a letra desta canção, nota-se que não se trata de um louvor, mas sim de uma oração, um clamor baseado no lamento do profeta Jeremias.
Interpretar e analisar esta letra isoladamente do seu contexto bíblico é o mesmo que tocar violão sem cordas. Qual sentido tem um violão sem suas cordas? Nenhum. Por isso que a letra desta canção, sem considerar o contexto bíblico, parece não fazer muito sentido. Desta forma, o adorador pode interpretar este "fogo" como melhor lhe é conveniente, como por exemplo, o fogo do Espírito Santo, o que é mais comum de se ouvir. Entretanto, não é sobre isso que a letra trata quando diz "deixa queimar". É algo muito mais profundo e sério. 
Portanto, vamos entender o contexto bíblico.
Jeremias, um profeta fiel de Deus, falou com o povo como Deus mandou. A verdade que ele falou, no entanto, não era o que o povo queria ouvir. Ele lhes disse que, por causa da sua maldade, um exército poderoso viria contra eles e os levaria ao cativeiro. Eles viram sua mensagem como traição.
Pasur, também um sacerdote, e alguém com autoridade, se opôs às pregações de Jeremias, bateu nele e colocou-o no trono para todos verem. Jeremias foi ridicularizado – um alvo de riso todos os dias. Todos zombavam dele. Seus inimigos procuraram como prevalecer contra ele. Sob a pressão de uma oposição tão opressiva e incessante ele disse, "Quando pensei: "Não me lembrarei dele e não falarei mais em seu nome", então isso se tornou em meu coração como um fogo, encerrado nos meus ossos. Estou cansado de sofrer e não posso mais." (Jeremias 20:9).
Para uma melhor compreensão deste lamento, vamos ler o mesmo texto, mas na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH):
"Mas, quando penso: "Vou esquecer o Senhor e não falarei mais em seu nome", então a tua mensagem fica presa dentro de mim e queima como fogo no meu coração. Estou cansado de guardá-la e não posso mais aguentar."
Jeremias 20:9 (NTLH)
Agora sim, com o "violão afinado" com suas devidas "cordas", faz todo o sentido. 
Ouvi o meu Senhor bater na porta E o meu coração queimou
A primeira frase da canção nos trás à memória o que Jesus disse em Apocalipse 3.20: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.". Aqui o autor parece fazer menção à conversão e ao batismo no Espírito Santo, quando João Batista avisava que iria chegar alguém maior do que ele. João batizava com água mas Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mateus 3:11); e dia de Pentecostes, quando os discípulos receberam o Espírito Santo, algo que parecia línguas de fogo pousou sobre a cabeça de cada um (Atos dos Apóstolos 2:2-4).
Eu não vou parar
Esta frase remete ao profeta que decide não parar seu ministério, mesmo diante de tanto sofrimento e humilhação que o fizeram pensar em parar, em desistir. 
Gastarei minha vida aos teus pés
Uma cântico muito usado pelo cantor que complementa esta frase é: "Muitos querem sua mãos; Nós só queremos os teus pés.". Essa é uma declaração muito forte e não deve ser cantada a esmo. Gastar a vida aos pés de Cristo significa abrir mão da sua própria vida para viver a vida de dEle; abrir mão da sua vontade para viver a vontade dEle. 
Ao observar um pouco da história de vida do autor, Alessandro Vilas Boas, é possível notar que ele é um adorador que vive o que canta. Aos 24 anos de idade, decidiu abrir mão da sua profissão na área do marketing, no qual é formado, para formar uma família e pastorear outros jovens sedentos por mais de Deus. Alessandro literalmente vem gastando sua vida aos pés de Jesus.
Eu tenho fogo cerrado em meu peito que não me dá descanso, eu não tenho descanso
Assim como Jeremias que tinha a mensagem presa dentro dele e queimava como fogo em seu coração, cansado de guardá-la, o autor diz que esse fogo cerrado, isto é, preso em seu coração em anunciar o evangelhos de Jesus Cristo não lhe dá descanso. Por isso o pedido incessante do autor em "deixar queimar". Assim como Jeremias que não deixou o fogo da pregação da mensagem de Deus preso em seu coração, o autor pede para deixar queimar esse fogo do amor pela pregação do Evangelho.
O verbo usado no hebraico para encerrado é Ìatsar (עָצַר) que quer dizer restringir, reter, fechar, encerrar, suspender, refrear, retardar, impedir, deter; restringir, fazer alto, parar.

O significado desta letra é tão profundo quanto necessário. Mas é preciso cantar com consciência do que está sendo cantado. Cantar a esmo, sem entender o que está sendo cantado, é um erro gravíssimo de ignorância que Deus leva sim em consideração. Nós podemos não levar a sério o que cantamos, mas Deus leva a sério o que falamos a Ele em nossas orações e canções. 
Por isso é preciso não apenas cantar com a emoção, mas também com a razão. Quando deixamos de lado a razão para louvar apenas com a emoção, podemos ser levados a fazer declarações ao Senhor que não estamos preparados, nem mesmo ter ciência de tal declaração, como por exemplo, prometer Gastarei minha vida aos teus pés. É um erro declarar isso para Deus? De forma alguma, pelo contrário! É isso que Ele mais anceia em ouvir dos seus filhos, mas não de forma inconsciente e levado por emocionalismos, mas sim com ciência. É preciso mais que cantar; é necessário verdadeiramente gastar nossas vidas aos pés de Jesus. É preciso viver e não somente cantar. 
Ao ler todo o capítulo 20, nota-se que, mesmo diante de tamanha perseguição e humilhação, Jeremias enfatiza o louvor ao Senhor:
"Cantem ao Senhor! Louvem o Senhor! Pois ele livrou a vida do necessitado das mãos dos malfeitores."
Jeremias 20.13
A história da composição da música How He Loves (me ama), interpretado por Ana Paula Valadão, é um exemplo muito claro sobre como Deus ouve nossas declarações e leva a sério aquilo que pedimos. "Te dou minha vida hoje se o Senhor sacudir os jovens desta nação!" declarou um jovem sedento por um avivamento, um dia antes de morrer em um acidente de carro. Foi diante deste cenário que esta canção foi composta. Se você não conhece a história desta canção, clique aqui e leia agora a nossa análise!
Encerramos com a seguinte frase:
"Que suas palavras possam estar nos nossos corações como um fogo ardente, independente do quanto as pressões da vida possam ser prejudiciais, e que nunca desfaleçamos."
– por Billy Norris

RESULTADODeixa Queimar NÃO é louvor, mas É bíblico.

O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.
Deus te abençoe.

3 comentários

  1. Significado de :qual é o som do carpinteiro batendo a porta?
    É Jesus ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sugestão! Será a próxima. Obrigado e Deus te abençoe

      Excluir
  2. Analisa a letra do lovor " o carpinteiro"

    ResponderExcluir