Não Pare (Midian Lima) - Louvor Bíblico

3 de dezembro de 2019

Não Pare (Midian Lima)



Amanheceu, nada pesquei
Parecia ser apenas mais um dia como qualquer outro
Estava cansado, sem forças, desanimado
Decidido a largar tudo e parar
Deus conhece tua estrutura, sabe o que estás fazendo
Mesmo que seja difícil, não pares, Ele está vendo
Colheu todas tuas lágrimas e mandou a ti falar
Pegue o que Ele te entregou e volte para o mar, que é o teu lugar

Quem mandou largar a rede?
Quem mandou você parar?
Volte para o mar alto, no lugar da tua vergonha Eu vou te honrar
Filho, Eu vou te honrar

Não é hora de parar, Deus contemplou teu caminhar
Eu sei, é difícil prosseguir quando tudo lhe faltar
Esse cenário vai mudar, a tua hora chegará
Há um tempo pra tudo
A análise de hoje é uma sugestão no nosso mais novo parceiro Youtuber Caio Modesto, do canal Pregando as Escrituras. Esse canal tem o fundamento de levar as Santas Escrituras ao povo de Deus. Lá, denunciam as heresias e mostram a verdade para que os que são de Cristo não sejam enganados por falsos profetas.

Veja o vídeo desta análise no YouTube:




Após o sucesso da música Jó, Prioridade e Olharei Para O Alto, que marcou sua estreia na MK Music, com o álbum Milagre (2017), Midian Lima, cantora e pastora na igreja ADVEC, comemora mais uma conquista em sua carreira com o single Não Pare. Esta é a primeira de seis canções que formam o novo EP. 
Lançada no dia 4 de junho de 2019, a música Não Pare segue fazendo um sucesso extraordinário. No YouTube, a música surge como uma das mais ouvidas ficando à frente de sucessos da cantora Marília Mendonça, da banda Melim e da dupla Matheus e Kauan. Já o clipe, que já ultrapassa a marca dos 75 milhões de visualizações (dezembro de 2019), colocou o nome de Midian Lima acima de artistas como Gabriela Rocha, Fernandinho, Damares e Isadora Pompeo, além de figurar nas principais paradas de sucesso das principais rádios  e nas principais posições dos serviços de streaming do Brasil.
A canção Não Pare foi feita em parceria com a cantora Gabriela Gomes, que também assinou a produção do álbum Milagre. Ela disse que procurou retratar a mensagem da letra da canção em cada arranjo e melodia.
Já a letra foi escrita pela cantora Priscila de Paula. A autora do single revelou que a inspiração surgiu durante uma pregação de sua mãe. Priscila estava há dois anos sem compor e disse que o single surgiu a partir de suas conversas com Deus.
A pregação da minha mãe foi sobre a passagem de Pedro (na passagem da pesca maravilhosa, descrita em Lucas 5) e ela foi falando das frustrações no sentido espiritual e na vida das pessoas que estão com sua rede parada. Eu saí com o refrão pronto, mas não consegui terminá-la por alguns meses. Estava desanimada com algumas situações, fui para o quarto e orei a Deus para que eu terminasse essa canção. Era como se eu estivesse falando com Deus sobre as questões da vida e Ele foi me respondendo – explicou ela em uma entrevista ao site Pleno.News.
Foi uma música que me emocionou muito. Midian sentiu a presença de Deus e entendeu que era o tempo dessa canção. Eu orei a Deus para entender a música, acordei de madrugada e eu a ouvia totalmente pronta nitidamente: os arranjos da bateria, onde o vocal ia entrar. Essa música tinha que corresponder à letra. Os arranjos no início trazem uma calmaria para mostrar a frustração de alguém diante da vida e que está em silêncio. Ela mostra que as coisas começam a acontecer a partir do momento que a gente entende que Deus vê cada um de nossos dias em que a gente não pesca e também nossas madrugadas escuras – falou Gabriela. (https://exibirgospel.com.br/2019/07/30/midian-lima-segue-em-alta-com-clipe-e-single-nao-pare/).
A música é realmente muito linda. A combinação da harmonia e melodia e o apelo para não desistir faz qualquer um chorar sem ter qualquer motivo para tal.
Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Afinal de contas, o que significa a expressão "volte para o mar" e "quem mandou largar a rede"? A letra desta canção faz jus à passagem descrita na bíblia? Não Pare é um louvor bíblico?
NÃO PARE sua leitura porque o LB está aqui para esclarecer este assunto à luz das Escrituras.
Vamos começar!

Em entrevista ao site Pleno.News, Midian Lima revela o ponto central da letra desta canção. Este será nosso ponto de partida para nossa análise. Leia:
A notícia boa dessa grande trajetória são todas as vidas alcançadas pelo poder da Palavra de Deus em cada canção. O ponto alto dessa nova canção é a frase que diz "Pegue o que Ele te entregou e volte para o mar que é o seu lugar". Só quem guardou a rede, sabe o que tem que fazer para voltar para o mar. Deus disse que levantará muitos que estão caídos e, principalmente, pessoas que desistiram da vida. Deus fala em meu coração que é tempo de resgatar aqueles que pararam. Para muitos, o ano de 2019 já acabou, mas Deus me levantou com essa canção para dizer que muita gente ainda vai florescer este ano. (https://pleno.news/entretenimento/musica/midian-lima-fala-sobre-o-single-nao-pare-tempo-novo.html).
Antes de mais nada, é preciso considerar que a palavra "louvor" no original hebraico significa elogio. Logo, sempre que elogiarmos alguém, quer seja Deus ou uma pessoal qualquer, estaremos louvando estas pessoas. Certamente já ouvimos alguém dizer uma frase do tipo: "ele passou na prova com louvor". Ou seja, com muitos elogios, mérito. O louvor é o principal meio que Deus escolheu para receber Glória para si. Agora, façamos uma análise geral desta letra para responder a seguinte pergunta: Quem está sendo louvado (elogiado) nesta música? Deus ou o homem?
Diferente do antecessor, Jó, que conclamava "A Ele a Glória pra sempre amém!", Não Pare não tem nada que denote louvor ao Senhor, pelo contrário, como está explícito na expressão: Filho, Eu vou te honrar. O fulcro desta letra está na honra ao homem sob o lugar da tua vergonha. Não há glória, louvor, adoração para Deus aqui. 
Não é difícil chegar a essa conclusão quando vemos no clipe quando, em um dos três exemplos de desistência, o que a autora chama de "largar a rede", uma jovem cantora desiste de cantar na igreja, deixando rolar o microfone em cima do púlpito quando percebe que as pessoas não lhe dão atenção; um deles até se levanta durante a apresentação. Mas, quando uma pessoa lhe estende a mão e lhe convida para voltar a cantar, a igreja a ovaciona e a aplaude de pé. Essa cena deixa claro que esta jovem não queria louvar a Deus com seu canto, mas sim ser o objeto de louvor da igreja. Quando ela canta e ninguém lhe aplaude, ela fica triste e pensa em "parar", mas quando recebe os aplausos da igreja, logo "o cenário muda" porque ela recebe da igreja o que estava buscando "honra".
Portanto, apenas com esta simplória obervação, já podemos consider que a música Não Pare NÃO É UM LOUVOR. 
Mas será que esta canção é pelo menos bíblica? Vamos continuar com nossa análise para descobrir!

Vamos voltar ao que a cantora chama de "o ponto alto da canção" com a expressão "pegue o que Ele te entregou e volte para o mar que é o seu lugar".
Segundo a compositora Priscila de Paula, a letra desta canção veio através da passagem da pesca maravilhosa registrada em Lucas 5. Vejamos:
"Em resposta, Simão disse: — Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes. Fazendo isso, apanharam grande quantidade de peixes; e as redes deles começaram a se romper. Então Jesus disse a Simão: — Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de gente. E, arrastando eles os barcos para a praia, deixando tudo, o seguiram."
Lucas 5. 5-6; 10-11
Note que o desenrolar da letra demostra uma espécie de diálogo entre um pescador que está desanimado e prestes a desistir de tudo, que fala apenas no primeiro parágrafo, representando Pedro; e um suporto profeta que fala em nome de Deus, que representa Jesus, afim de animar o pescador a não parar, a voltar para o mar porque lá é o seu lugar. Profecia esta que ocupa todo o restante da letra. 
Um dos princípios básicos da hermenêutica bíblica, que é a ciência da interpretação do texto sagrado, é manter a originalidade do texto. Ou seja, expor o texto da forma original pelo qual foi escrito e ensinado. Muitas seitas, na verdade todas elas, surgiram por uma interpretação errônea do texto sagrado. 
Ao fazer a exegese bíblica desta passagem, nota-se que o objetivo do escritor do evangelho de Lucas é narrar o início do ministério dos primeiros discípulos de Jesus, bem como seus chamamentos. Ao ler o texto bíblico fica claro que, ao contrário que sugere a autora da canção em análise, que o lugar de Pedro era no mar, na verdade o que Jesus disse para Pedro, no verso 10, foi: "seu lugar NÃO é no mar. Largue já essas redes!"
Pedro poderia ter ganhado muito, muito dinheiro com todos aqueles peixes. Mas não foi essa a intenção de Jesus com a pesca maravilhosa. Jesus não queria que Pedro fosse pescador de peixes, mas sim pescadores de homens. Por isso Pedro abandonou TUDO, inclusive as redes e todo aquele gigantesco volume de peixes, para seguir a Jesus. 
"Quem mandou largar a rede?".  A resposta é: Jesus! Ele que mandou, na verdade convidou, Pedro a largar as redes da sua profissão, aquilo que não estava dando certo, para seguir a Jesus a fim de "pescar almas". Segundo a bíblia, Pedro nunca mais retornou ao seu antigo ofício de pescador. 
Jesus não o convidou para receber honras humanas, pelo contrário, disse que no mundo teria aflições (João 16.33), perseguições e injustiças (Mateus 5.10-11) e aborrecimento (Lucas 6.22). Nunca lhe prometeu honra alguma nesta vida. Pedro sofreu perseguições e humilhações até a morte, uma morte humilhante na cruz de cabeça para baixo por amor às almas que desejou salvar depois de decidir deixar as redes. 
Portanto a ordem do Senhor Jesus para nós não é "Pegue sua rede e volte para o mar que é o seu lugar", mas sim "largue a sua rede e saia já do mar porque aí NÃO é seu lugar!"
Se você está cansado, sem forças, desanimado, decidido a largar tudo e parar, o convite de Jesus para você é: LARGUE TUDO! LARGUE AS REDES E SIGA A JESUS! Ele mesmo disse: "Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei." (Mateus 11.28). Está sem forças e desanimado? Louve ao Senhor que a Sua força o revigorará: "O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei." (Salmos 28.7). 
Não busque honra de homens, busque sim honrar somente a Deus. DEle virá o socorro, a vitória que vence o mundo:
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?"
1 João 5.4-5

RESULTADONão Pare NÃO é um louvor bíblico.


O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.

Deus te abençoe.

14 comentários

  1. Deve ser o nome de um louvor" e adorar".

    ResponderExcluir
  2. O louvor Só quem tem Raiz,de Midian lima é bíblico?

    ResponderExcluir
  3. Quais são os hinos para se ouvir coloca na play list no YouTube, gostaria muito

    ResponderExcluir
  4. Oi eu gostaria de saber se aquele hino vai passar da é hino que eu posso cantar?

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz obrigado meu irmao por nos ajudar a entender louvores que realmente adoram o nosso Deus atraves de analise muito importante seu trabalho que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Tá sendo tão difícil pra mim pois faço parte do grupo de louvor da minha igreja e ninguém que entender que essas músicas não são louvor e não são apropriadas pra cantar na igreja.
    Por muitas vezes já até pensei em sair porque não tá sendo fácil porque eu me nego cantar elas e ninguém entende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma coisa comigo. Vou ter que cantar no grupo de jovens e eu não quero cantar é muito ruim essa música. Vou orar a Deus para Deus ajudar a líder a entender que a música é ruim e vou mandar este site para ela ver, se com o passar do tempo eu ver mudança eu fico um pouco mais antes de sair, se não ver eu vou sair logo da igreja.
      Sair é certeza já pq mesmo que mude aos poucos, eu tenho muito pecado e muito mais para aprender do que ensinar.
      Que Deus te ajude com teu problema e te dê sabedoria para lidar com ele.
      Recomendo ouvir março Telles e João manô em momentos de tristeza que eu sei que eles vem. Ouça "amado Timóteo".

      Excluir
  7. O texto de Lc 5:1-11, fala sobre homens que tinham parado, desistido naquela noite. E Jesus falou voltem e lancem suas redes novamente. Eles obedeceram, não ficaram parados, e contemplaram o milagre. ( versiculos 1 ao 9).
    A música retrata exatamente esses versículo.
    Deus quer que vc continue, não desista, não fique parado, e no lugar q vc parou por uma desilusão, sofrimento, perda, desânimo, é onde Deus vai te levantar e te honrar para Glória Dele e todos contemplarão. Foi isso que o Espírito Santo ministrou istrou ao meu coração quando ouvi essa canção.

    Precisamos ouvir mais a voz de Deus, do seu Espírito, e deixarmos de lado o julgamento.

    ResponderExcluir