Deus Não é Culpado (Eli Soares) - Louvor Bíblico

31 de dezembro de 2019

Deus Não é Culpado (Eli Soares)



Deus não é culpado
Se alguma coisa deu errado
Não é culpado
Se alguém que eu amo se afasta
O desemprego
Não é falha do governo Seu
Difícil ou não
 Nada foge do controle de Deus
Deus das alturas
Por que não também ser Deus dos vales?
Deus dá saúde
E também permite uma dor
Sem Ele eu não sou nada 
E sem todos, Ele ainda é tudo
Pra sempre tudo 
Tudo o que acontecer 
Só coopera para o bem 
Dos que amam esse Deus
Grande Deus! 
Ele manifesta o céu
Antes da Igreja subir
Pro fiel não desistir
Viverei plena paz que excede todo o entendimento 
Deus não é culpado
Se a figueira não floresceu 
Não é culpado 
Se na vide nem um fruto deu 
O que eu colho 
São sementes que um dia plantei 
Mas a provisão 
 É um presente que da Graça ganhei 
Deus Não é Culpado foi lançado oficialmente em 05 de abril de 2019, gravado para compor uma das 12 faixas do álbum 360 graus, do cantor e compositor Eli Soares, que, em uma entrevista ao portal Guiame, explica o propósito do novo álbum.
"Deus não cabe dentro da religiosidade, porque a religiosidade foi algo criado pelo homem. Deus está muito além disso. A Igreja pode dar mais um passo para influenciar a sociedade, entendendo que Deus é ilimitado, que Ele está fora do dos nossos parâmetros e se move de infinitas maneiras. Nós não podemos determinar, nem caracterizar. Só precisamos estar disponíveis para a ação Dele", reforçou.
"https://guiame.com.br/musica/nacional/culpamos-deus-enquanto-nos-somos-os-responsaveis-por-nossas-colheitas-diz-eli-soares.html"
"O "360" foi uma forma de tentar, (Explicar é impossível), uma forma de tentar mostrar paras as pessoas que Deus se manifesta de várias formas. A gente quer limitar o tempo inteiro, o agir e a manifestação de Deus e as coisas, os ambientes, lugares e as situações. E na verdade Deus está em tudo e em todos. Então o "360" tem intenção de mostrar multiformes de graça e a manifestação de Deus, "360 graus" em todos os ângulos da vida, em todas as perspectivas e formatos. Deus se manifesta em tudo e um dos veículos em que mais manifesta em mim, é na música e por isso usei as músicas deste disco, para mostrar a multiforme", explica Ali Soares ao portal Megusta.
(https://portalmegusta.wordpress.com/2019/04/23/me-gusta-entrevista-eli-soares/)
Quando questionado sobre a mensagem do single "Deus não é o Culpado", Eli Soares caracterizou a música como uma verdadeira oração.
"Essa música é uma oração muito importante que precisa ser feita, é uma reflexão que precisa entrar nos nossos corações todos os dias. Nós temos a mania de culpar Deus, quando na verdade, nós somos os responsáveis pelas nossas colheitas. Na verdade, a nossa vida é fruto de escolhas feitas no passado. Nós vamos viver amanhã escolher que fazemos hoje. O grande erro é culpar a Deus por algo que é de nossa inteira responsabilidade", destacou.
"Essa música é muito séria, fala sobre semente, fala que o Deus que permite a dor também permite a cura, que o Deus que se manifesta nas alturas também se manifesta nos vales e a gente precisa entender isso", finalizou.
https://guiame.com.br/musica/nacional/culpamos-deus-enquanto-nos-somos-os-responsaveis-por-nossas-colheitas-diz-eli-soares.html
Deus Não é Culpado é a única música não autoral do álbum 360 graus. Ela faz parte do gigantesco acervo de composições musicais do grande compositor e cantor Anderson Freire (que aliás, se você ainda não leu nossa análise da música Raridade, clique aqui agora para ver o resultado!). O vídeo abaixo foi gravado pelo próprio Anderson Freire ainda em 2016 quando divulgou pela primeira vez sua canção ao público do YouTube.

Ainda em entrevista ao portal Megusta, Eli Soares fala como recebeu esta composição e sua mensagem.
"Essa música é do Anderson Freire, meu amigão, a única música não autoral. Essa música assim que ele fez, ele me deu, me mandou uma mensagem. Eu ouvi os 20 primeiros segundos da música e já sabia que era para eu gravar. É uma música que fala um tema muito importante. Nós temos a mania de culpar Deus, colocar a culpa em Deus, em várias situações, quando na verdade nós mesmos que somos culpados. afinal nós somos reflexos das nossas próprias escolhas da nossa semente aquilo que nós plantamos é o que colhemos tem coisa Que injustiça errado colocar Deus como culpado ele não tem condição de assumir isso porque cabe a nós nós vivemos o reflexo do que fizemos ontem e amanhã o reflexo do que fazemos hoje essa música fala exatamente isso Deus não é culpado se algo der errado, não é culpado se alguém que nós amamos se afasta de nós. Sempre somos responsáveis pelas nossas escolhas, vamos colher o que plantamos. Essa música tem falado muito comigo esses últimos dias e é uma oração muito séria, que toda pessoa devia parar, ouvir e refletir."
(https://portalmegusta.wordpress.com/2019/04/23/me-gusta-entrevista-eli-soares/)
Mas nem tudo são flores na vida do compositor brasileiro, não é mesmo? Por isso o LB está aqui! Afinal de contas, quem é o culpado quando as coisas não acontecem do jeito que a gente quer? Teria Deus culpa por todos os infortúnios que nos sobrevêm ou seria apenas apenas uma questão de causa e efeito; lei da semeadura, onde nós somos os únicos culpados? Deus é culpado ou inocente das mazelas e aflições que às vezes somos obrigados a enfrentar? Deus Não é Culpado é um louvor bíblico?
Deus não terá culpa se você não ler esta análise até o final, então, continue a leitura porque o LB irá responder à luz da Palavra de Deus a estas e a outras perguntas que cercam esta letra.
Vamos lá!


Antes de mais nada, é preciso considerar que a palavra "louvor" no original hebraico significa elogio. Logo, sempre que elogiarmos alguém, quer seja Deus ou uma pessoal qualquer, estaremos louvando estas pessoas. Certamente já ouvimos alguém dizer uma frase do tipo: "ele passou na prova com louvor". Ou seja, com muitos elogios, mérito. O louvor é o principal meio que Deus escolheu para receber Glória para si. O livro dos Salmos, por exemplo, é uma coletânea de hinos, versos, poemas e poesias que tinham o principal objetivo de louvar, elogiar, enaltecer, exaltar ao Senhor Deus de Israel. Portanto, louvor é elogio; nada mais, nada menos. 
Embora a letra não fale diretamente a Deus, na primeira pessoa, mas sim na terceira pessoa, Deus Não é Culpado é canção que carrega por um profundo louvor. Isso porque elogia e defende a soberania do Criador, credita à Deus a provisão gratuita, não apenas isso, mas tudo, tanto as coisas boas ou as coisas que achamos ser ruins. A frase "Sem Ele eu não sou nada; e sem todos, Ele ainda é tudo" é um lindo exemplo de um louvor. Outro atributo divino mencionado implicitamente na letra é a imutabilidade de Deus. Ele é o mesmo Deus, tanto nas alturas quanto nos vales; na cura ou na dor.
O próprio cantor diz que considera esta letra uma oração. No entanto, esta está mais para um cântico de reflexão e ensino do que uma oração propriamente dita. Isso porque a oração deve ser feita diretamente à Deus, na primeira pessoa. Como vou orar à Deus falando dEle na terceira pessoa? 
Portanto, Deus Não é Culpado é um louvor. Entretanto, cantar este louvor apenas num período litúrgico do culto, sem a devida explanação do rico conteúdo da letra que deve levar a igreja à reflexão. Cantar esta música à esmo é mais que uma falha, é um desperdício. 

Deus não é culpado
Se alguma coisa deu errado
Não é culpado
Se alguém que eu amo se afasta
O desemprego
Não é falha do governo Seu
Difícil ou não
Nada foge do controle de Deus

"Porque Deus permitiu que isso acontecesse comigo?" Quem nunca ouviu ou até mesmo já fez uma declaração como esta? A perda de um ente querido; uma doença incurável; um desemprego interminável; dificuldades financeiras; uma separação inesperada. Muitas coisas podem acontecer para nos levar a fazer tal exclamação e pôr em cheque a soberania do governo de Deus. Nos dias de hoje isso é mais comum do que se imagina. Milhares de pessoas são acometidas das mais diversas atrocidades da vida e culpam a Deus por tais sofrimentos e dor. E estamos falando dos crentes que, ao pensarem desta forma, se desviam dos caminhos do Senhor. Grande parte dos desviados espelhados por todo o mundo, se desviaram por se decepcionar com Deus. Como se Deus fosse obrigado a realizar nossas vontades e desejos, por melhor que fossem. Deus não está sujeito a nós nem a ninguém.
Poderíamos destacar vários textos bíblicos e salmos que falam sobre o governo. Mas o cântico de Davi registrado no segundo livro de Samuel é bem incisivo e resolve toda a questão.
"O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é confiável; ele é escudo para todos os que nele se refugiam"
Romanos 8.28
A verdade é que precisamos aprender a confiar em Deus, mas confirmar de verdade, não apenas de palavras, mas de todo o coração, assim como fez o grande rei Davi.

Deus das alturas
Por que não também ser Deus dos vales?
Deus dá saúde
E também permite uma dor

Deus é Deus em qualquer situação, lugar ou momento. O mesmo Deus que está conosco nos pastos verdejantes é o mesmo que está no vale da sombra e da morte (Salmo 23).  Deus também usa a doença e outros males para realizar o Seu propósito soberano, para glorificar a Si mesmo e para exaltar o Seu santo nome. Às vezes Ele milagrosamente cura doenças. Jesus passou por Israel curando toda sorte de doenças e enfermidades (Mateus 4:23) e até mesmo ressuscitou Lázaro dentre os mortos após a sua morte devido a uma doença. Em outras vezes, Deus usa a doença como um método de disciplina ou como um julgamento contra o pecado. O rei Uzias, no Antigo Testamento, foi atingido pela lepra (2 Crônicas 26:19-20). Nabucodonosor foi levado à loucura por Deus até que veio a compreender que "o Altíssimo governa sobre os assuntos dos homens" (Daniel 4). Herodes foi morto e comido pelos vermes por ter tomado a glória de Deus sobre si (Atos 12:21-23). Há ainda pelo menos um caso em que Deus permitiu uma doença – cegueira – não como castigo pelo pecado, mas para através dela revelar a Si mesmo e Suas obras poderosas (João 9:1-3).
Quando a doença chega, talvez não seja o resultado da intervenção direta de Deus em nossas vidas, mas sim o resultado do mundo e corpos caídos, assim como de saúde e estilo de vida deficientes. Além disso, embora existam indicadores bíblicos de que Deus quer que tenhamos boa saúde (3 João 2), todas as enfermidades e doenças são permitidas por Ele para Seus propósitos, quer possamos compreendê-los ou não.

A doença é certamente o resultado da queda do homem no pecado, mas Deus está totalmente no controle e de fato determina até onde o mal pode ir (assim como fez com Satanás e as provações de Jó -- Satanás não teve permissão para ultrapassar os limites). Deus nos diz que é todo-poderoso mais de cinquenta vezes na Bíblia, e é incrível ver como a sua soberania se une com as escolhas que fazemos (as boas e más) para realizar o Seu plano perfeito (Romanos 8:28).

Sem Ele eu não sou nada 
E sem todos, Ele ainda é tudo
Pra sempre tudo 

Esta estrofe é linda demais: "E sem todos, Ele ainda é tudo". Irei aqui acrescentar uma frase com base no Gênesis que encaixa perfeitamente com o que o autor quis dizer nestes versos: "Mesmo quando ainda não havia nada, Deus já era tudo". Foi isso que o salmista quis dizer quando declarou "O Senhor é meu pastor e nada me faltará". Foi isso que Deus disse ao apóstolo Paulo: Minha Graça te basta! A graça de Deus é o suficiente. Cristo é tudo e está em todos (Colossenses 3.11).

Tudo o que acontecer 
Só coopera para o bem 
Dos que amam esse Deus
Grande Deus!

O verso acima nada mais é que o texto de Romanos 8.28: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Ele manifesta o céu
Antes da Igreja subir
Pro fiel não desistir

Mas nem tudo são flores...
Esta frase destoa do restante da canção porque trás uma grave heresia para a letra. Nesta frase o autor quer dizer que Deus é capaz de manifestar o céu, isto antes do arrebatamento, nos dias de hoje, só para o crente não desistir. ISSO É HERESIA! Não há nada na bíblia que comprove tal afirmação, pelo contrário!
A Bíblia diz que ninguém viu o que Deus tem preparado para aqueles que O amam (1 Coríntios 2:9). O único que pôde ter visões do que chamou de "Novo céu e nova terra" foi João, que descreveu alguns detalhes da sua visão no livro do Apocalipse. Paulo também menciona ter conhecido uma pessoa que foi arrebatado até o terceiro céu (alguns acreditam que Paulo falava dele mesmo). Entretanto não há evidência de que estes homens pensassem em desistir. Ambos alcançaram tal maravilha por causa da intimidade que alcançaram com o Senhor. João estavam cativo na ilha de Patmos; Paulo foi preso várias vezes. Ambos sofreram por amar ao Senhor e pregar o evangelho. Talvez por isso Deus os deu tais visões sobre o céu, que não ocorreu porque eles quisessem desistir.
Caminho do Céu é de santidade, é vereda de muita renúncia e sofrimento. Todos os cristãos foram chamados para sofrerem as aflições de CRISTO aqui nessa terra, para serem humilhados, vituperados, zombados. O mundo vai querer cuspir na face dos cristãos e vai tentar humilhá-los ao limite. Somos como ovelhas entregues à morte todos os dias a caminho do matadouro. Temos uma cruz para carregar neste mundo. Mas o nosso fim será o mesmo do Nosso SENHOR E SALVADOR: venceremos a morte, receberemos a coroa da vida e o cumprimento de todas as promessas do PAI, aqui, ainda, neste mundo. Veja o que o apóstolo Pedro escreveu: "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus (...)" (1 Pedro 4:12-14).

Viverei plena paz que excede todo o entendimento
Deus não é culpado
Se a figueira não floresceu 
Não é culpado 
Se na vide nem um fruto deu 

As frases acima são bíblicas. "E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus" Filipenses 4.7.

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado, mesmo assim eu me alegro no Senhor, e exulto no Deus da minha salvação."

 Habacuque 3.17-18


Note no texto acima que o profeta não culpa a Deus, antes exulta ao Senhor e se alegra nEle, mesmo quando tudo dá errado. É exatamente isso que precisamos aprender: nos alegrar no Senhor em todos os momentos das nossas vidas, até mesmos nos momentos mais difíceis, ao invés de culpar a Deus por aquilo que nós mesmos plantamos. 

O que eu colho 


São sementes que um dia plantei 

Mas a provisão 
É um presente que da Graça ganhei


Aqui o autor finaliza com a resposta para tanta culpa que as pessoas colocam sobre Deus. Na verdade a culpa não é de Deus, mas sim das nossas próprias ações. Tudo o que nos acontece hoje, estamos colhendo o que foi plantado lá atrás por nós ou por outros que plantaram antes de nós.  

"Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna
Gálatas 6.7-8

A lamentável realidade é que quando culpamos a Deus pelos infortúnios que acontecem em nossas vidas, estamos zombando de Deus e do seu governo soberano. Isso é muito grave! Pense nisso. Pare de culpar a Deus por tudo o que acontece de ruim na vida e passe a ser mais grato, mais alegre e viva a paz que excede todo o entendimento.

RESULTADODeus Não é Culpado É um louvor bíblico, em partes.

O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.
Deus te abençoe.

Um comentário

  1. Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19.1 - Creio que tenha sido essa a intenção do autor da canção. Manifestar o Céu antes da Igreja Subir é sentir a presença de Deus em nossas vidas. É viver sustentado pela graça de Deus, na certeza de que AquEle que criou todas as coisas nos céus e terras é o mesmo que nos motiva a continuar por meio do Consolador.

    A revelação Geral ratifica a Revelação Especial e isso nos traz convicção de que podemos continuar. O mesmo Deus das coisas criadas é o Logos encarnado!

    ResponderExcluir