O Carpinteiro (Alessandro Vilas Boas) - Louvor Bíblico

27 de março de 2020

O Carpinteiro (Alessandro Vilas Boas)





Esconda-me em Ti
Esconda-me em Ti
Nas asas do Seu amor

Como eu amo o Seu nome
Tens o nome mais lindo que eu conheço

Qual é som?
Qual é o som,
De quando Deus desce na Terra?

E esse é o som
Do Carpinteiro batendo à porta

E este é meu som
Do lado de dentro eu abro a porta


O cantor e pastor Alessandro Vilas Boas lançou em 28 de dezembro de 2018 o CD O Carpinteiro pela Onimusic e Som do Reino. O álbum foi gravado ao vivo e conta com seis músicas, sendo três inéditas e três regravadas. Esse é o segundo CD solo de Alessandro Villas Boas (O primeiro chama-se O fogo nunca dorme).

O título faz alusão à Jesus, o Carpinteiro Celeste, assim como fala de Suas atribuições: Ele possui o nome doce como mel, é eterno e aqueles que creem e confiam em Seu nome, fazem questão de conhecê-Lo em sua essência. 

O novo clipe oficial postado no canal do Som do Reino em Fevereiro de 2020 já ultrapassa a marca de trezentos mil visualizações em apenas um mês. É um sucesso inquestionável. 

Mas como nem tudo são flores, a letra de O Carpinteiro tem deixado muitos com uma pulga atrás da orelha, isso porque há uma pergunta que parece ficar sem resposta: "qual é o som?" Essa é a pergunta que vale um milhão de dólares. Mas afinal, que som é esse? Será que existe realmente um som de quando Deus desce na terra? O que o autor quis dizer com esta expressão? O Carpinteiro é um louvor bíblico? Só existe uma maneira de saber!

Aumente o volume para ouvir o som da análise que o LB irá fazer agora! 

Vamos lá!


Antes de chegarmos às vias de fato, vamos assistir o vídeo a seguir onde o Alessandro Villas Boas explica sobre a composição desta letra. Afinal de contas, ninguém melhor para explicar esta letra do que o próprio autor, não é verdade?


O primeiro fato interessante que podemos notar no depoimento do autor é que a letra foi composta em momentos diferentes. O trecho do Carpinteiro veio num segundo momento, durante uma gravação, quando havia apenas a primeira estrofe. E logo nas primeiras palavras já se pode evidênciar o intuito do autor: louvar no nome de Jesus. Desta forma a letra pode ser considerado um louvor, já que é entoado diretamente ao Senhor. 

Esconda-me em Ti
Esconda-me em Ti
Nas asas do Seu amor

Não é difícil relacionar esta estrofe com alguns salmos, principalmente os de números 91.4 - "Ele o cobrirá com as suas penas, e, sob as suas asas, você estará seguro; a sua verdade é proteção e escudo" e 17.8 - "Guarda-me como a menina dos olhos; esconde-me à sombra das tuas asas". No entanto, o autor, em seu depoimento, não faz menção à proteção do Senhor, o que é o tema principal do salmo e desta expressão, mas sim um pedido de mais intimidade e proximidade com o Senhor. Desejo este que deveria arder no coração de todo crente: estar em comunhão íntima com Deus e ser escondido em suas asas de amor.

Como eu amo o Seu nome
Tens o nome mais lindo que eu conheço

Essa linda declaração de amor nos remete imediatamente ao texto de Filipenses 2.9-11, que diz "Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai".

Isso é um verdadeiro louvor: elogiar os atributos e qualidades de Jesus, como seu magnífico nome. Onde há elogio, há louvor. 


Qual é o som,
De quando Deus desce na Terra?

E esse é o som
Do Carpinteiro batendo à porta

Em seu depoimento, Alessandro diz que a inspiração para escrever esta canção foi o texto de João 1. Não conseguiremos entender a real interpretação desta letra sem ter o conhecimento da fonte de sua inspiração. Certamente o texto a seguir nos dará pistas que nos ajudará a entender qual é esse "som". 

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós.” João 1.14

A palavra grega traduzida como “habitou” neste versículo é um verdadeiro neologismo criado por João, pois não se relaciona com “casa”, “habitação” ou “morada”, mas com “tabernáculo”. Trata-se da palavra ESKENOSEN, pretérito de um verbo criado a partir do substantivo SKENÉ, que significa “tenda, tabernáculo”. Portanto, esse versículo ficaria melhor traduzido se fosse escrito assim:

“E o Verbo se fez carne, e ‘tabernaculou’ entre nós.”

Desta forma, estaríamos traduzindo exatamente, ao pé da letra, a expressão usada por João. O evangelista não usou esta palavra por acaso. Além de demonstrar com ela que Jesus tão somente peregrinou em um corpo humano durante trinta e três anos, e não habitou nele permanentemente, mas simplesmente “tabernaculou”, João dá a entender com esta palavra que existe uma ligação umbilical entre o nascimento de Jesus e a Festa dos Tabernáculos.

O Tabernáculo do Antigo Testamento era um santuário feito por mãos humanas. O SENHOR Deus deu ordem a Moisés e aos israelitas para construírem um santuário montável e desmontável para que ELE pudesse habitar no meio do povo. 

O contexto de João 1 parece unânime em afirmar que o Verbo que era Deus tomou forma do Tabernáculo do Antigo Testamento, isto é, veio cumprir todas as exigências dadas a Moisés e aos israelitas (Mt 5:17-18). Além disso, João procurou demonstrar aos leitores do seu evangelho que Deus peregrinou em um corpo humano; desmontou o seu tabernáculo, isto é, morreu; mas o ergueu novamente na sua ressurreição.



Portanto, quando o autor pergunta "qual é o som de quando Deus desce na terra?", logo em seguida ele responde dizendo "este é o som: do Carpinteiro batendo à porta."
Aqui o autor fala da encarnação dívida, quando Deus desce na terra na forma de homem, em corpo mortal, filho de Maria, um homem comum como qualquer outro. Segundo a tradição judaica, Jesus, o Deus encarnado entre os homens, teria exercido o mesmo ofício do pai na carpintaria. 

Logo, o som de Deus descendo na terra é o som do seu Filho batendo à porta de homens pecadores como eu e como você para nos oferecer o Reino dos Céus. 

Quando falamos em Jesus bater à porta, logo lembramos de passagem de Apocalipse 3.20 que diz "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo". Entretanto, não foi essa a real intenção desta frase. Segundo Alessandro, ainda em seu depoimento, Jesus batendo à porta tem a ver com Seu retorno em Glória para arrebatar os santos. Segundo o autor, a mensagem do evangelho é incompleta se pregado apenas a encarnação, morte e ressurreição. A mensagem completa é que Jesus tabernaculou entre seu povo, morreu, ressuscitou e em breve voltará em poder e muita glória. 

Finalmente, Jesus, o filho unigênito de Deus, é o som do próprio Deus descendo na terra para salvar a humanidade caída em seus pecados e delitos. Ele voltará batendo à porta da sua noiva. 

Termino com uma pergunta: qual som vamos fazer quando Jesus bater à nossa porta naquele Grande Dia? O som do rangir de dentes por ter rejeitado tamanha salvação, mantendo a porta fechada, ou o som da ressurreição em Glória junto com Cristo ao abrir a porta e permitir que ele mude nossa vida para sempre? A escolha é nossa, é minha, é sua. Esse é o som!

RESULTADO: O Carpinteiro é um louvor bíblico


O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.

Deus te abençoe.

9 comentários

  1. Eu gostei dessa análise pois meu esposo não gostava q eu louvava este louvor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela participação!

      Confesso que eu mesmo não gostava desta canção antes de fazer a análise. Na verdade, fui fazer a análise com um certo preconceito. Mas me surpreendi quando entendi seu real significado.

      Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Amei sua análise, muito obrigada! Que Deus continue te Abençoando, tava querendo muito entender essa letra!

    ResponderExcluir
  3. Amei a análise dessa canção. Já ministrava ela e sentia o seu real significado pelas palavras contidas. Agora então, ficou só confirmado. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  4. Continuo não gostando da letra da canção. Apesar do esforço p entender a análise, a letra permanece estranha

    ResponderExcluir
  5. Vamos adorar a Deus exaltar o nome de Jesus o salvador que desceu... e está na glória vivo ALELUIA🙌🏼

    ResponderExcluir