Oi, Jesus (Isadora Pompeu) - Louvor Bíblico

12 de maio de 2020

Oi, Jesus (Isadora Pompeu)




Oi, Jesus
Oi, Jesus
Podes me ver?
Podes me ouvir?

'Tô te esperando no meu quarto
Pra te contar os meus segredos
Pra te lembrar o quanto eu
O quanto eu te amo

'Tô ansioso pra te ver
Esperando você vir pra mim
Ansiando te tocar
Te tocar, tocar você

Um dia sem você é como a morte pra mim
Pois só sei viver com você aqui
Porque com você então eu posso ser
Vem aqui

E faça do meu quarto o seu quarto também
E do meu coração uma casa pra você
Toma minha chave, não precisa fazer cópia
Dou ela pra você
Dou ela pra você

Porque, porque
Eu amo Jesus
Eu amo Jesus
Eu amo Jesus


A análise de hoje é uma sugestão dos nossos seguidores no YouTube Maria Vitória e Naveg Addore.

Depois de ultrapassar a faixa de 120 milhões de visualizações, a série de vídeos do álbum “Pra Te Contar os Meus Segredos”, de Isadora Pompeo, chega ao fim com o lançamento de um dos maiores sucessos da cantora, a música “Oi, Jesus”.

A música foi apresentada em 2017 numa versão acústica. Mas a composição se tornou uma das maiores da carreira de Isadora. Atualmente essa canção já ultrapassa os 70 milhões de visualizações no YouTube.

"Oi, Jesus" é uma canção recheada de paixão e entrega por Jesus; uma verdadeira declaração de amor. Mas será que Oi, Jesus é um louvor bíblico? Será que esta "romance" gospel é bíblico ou é um exagero desnecessário? A letra estaria desonrando a Jesus por comprará-lo a um namorado ou marido? É possível ter uma intimidade com Jesus a este ponto? Só tem um jeito de saber!

Não precisa ficar ansioso porque o LB irá te contar todos os segredos desta letra.

Vamos lá!


Na análise de hoje não há a necessidade de verificar trecho por trecho, isso porque a letra dessa canção é simples e direta. Não há mistérios ou enigmas. Por isso vamos fazer algumas considerações para responder duas perguntas: 1. Essa letra é um louvor? 2. É bíblico?

Essa canção é uma linda declaração de amor, que fala de intimidade, entrega, oração, busca. "Eu amo Jesus", frase que se repete por várias vezes, ou o tradicional "eu te amo" é sim um gesto de louvor. O grande rei Davi, por exemplo, expressou seu amor a Deus quando foi livrado das mãos de Saul no seguinte salmo:


"Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio.  Invoco o Senhor, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos."
Salmos 18:1‭-‬3 NAA


A frase "Um dia sem você é como a morte pra mim" nos faz lembrar do salmo 84, que diz:


"Como eu amo o teu Templo, ó Senhor Todo-Poderoso! Como eu gostaria de estar ali! Tenho saudade dos pátios do Templo de Deus, o Senhor. Com todo o meu ser, canto com alegria ao Deus vivo. É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar. Eu gostaria mais de ficar no portão de entrada da casa do meu Deus do que morar nas casas dos maus."
Salmos 84:1-2; 10 NTLH


Este salmo, escrito pelo grupo de Corá, é bem parecido com a letra desta canção, a diferença é que o grupo falava do Templo, o local daquela época onde se podia ter comunhão com Deus; já na letra da canção, a autora fala sobre o quarto.

Portanto, respondendo a primeira pergunta, "Oi, Jesus", é sim um louvor. Mas será que é bíblico?

Para alguns cristãos mais tradicionais, a letra de "Oi, Jesus" pode soar como uma ofensa a Deus por tamanho grau de intimidade com Jesus, que é o Filho de Deus, o Todo-poderoso. Será que é possível ter um profundo grau de intimidade sem perder a reverência? Ou estas comparações podem ferir a Glória de Jesus ao ser comparado com um amigo íntimo, namorado ou até marido?


Você já leu o livro de cantares de Salomão (também chamado de Cântico dos cânticos)? Se você nunca leu, sugiro interromper essa leitura e dar uma lida em suas belas canções. Se você já leu, provavelmente deve ter tomado um belo susto quando lei pela primeira vez, não é verdade? Parece que este livro, que mais parece um livro pornográfico, destoa de todo o cânon bíblico, chamado Bíblia Sagrada.

Você já se perguntou do porquê deste livro de canções de amor fazer parte do cânon bíblico? Parece que este livro foi colocado por engano na bíblia porque não parece combinar com os demais livros.

No entanto, este livro foi colocado propositalmente na bíblica. O profundo grau de intimidade exposto no livro de Cantares de Salomão é, na verdade, uma espécie de modelo de relacionamento que deveria ter entre Deus e Israel. Este sempre foi o desejo de Deus para com seu povo. Deus criou o homem para se relacionar intimamente com Deus, não é a toa que toda tarde Deus descia para conversar com Adão, antes da queda.

Deus nunca se alegrou plenamente com sacrifícios, holocaustos ou ritos religiosos, antes seu desejo sempre foi e continua sendo por profundo grau de intimidade.

Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, ele disse que a oração, ou seja, o diálogo relacional entre o homem e Deus, não deveria acontecer apenas nos momentos litúrgicos ou em locais de movimentação, pelo contrário. Jesus ensinou que o melhor lugar para orar era no quarto, de porta trancada.

Jesus não usou o termo "quarto" de forma aleatória ou inconsciente. O termo foi usado de forma conciente e proposital.


Quarto é o cômodo da casa mais especial de todos, isso porque o quarto é um lugar de intimidade. Um lugar de descanso, de relacionamento íntimo; o lugar onde um casal pode se relacionar secretamente. Quarto é lugar de intimidade. Jesus sabia disso. A autora da letra também sabia disso saindo escreveu "'Tô te esperando no meu quarto pra te contar os meus segredos".

Deus não quer de nós um relacionando superficial tampouco ritualístico. Jesus não quer ficar apenas na varanda, na sala ou cozinha. Ele deseja entrar e morar em nosso quarto, lá onde os segredos são revelados, onde a maquiagem é retirada; é no quarto que somos que realmente somos. No quarto não há reservas, não há segredos, não há salto alto, não há maquiagem, não há máscaras. É justamente no quarto do nosso coração que Jesus deseja entrar.

É esse o nível de relacionamento que Jesus quer ter comigo e com você. Entretanto, Jesus só entra se for convidado. Ele está à porta a bater. A chave, ou seja, a decisão de abrir ou não a porta, é unicamente nossa. Por isso que a autora escreveu: "Toma minha chave, não precisa fazer cópia, dou ela pra você".

Qual nível de intimidade você tem com Jesus? Até onde ele pode entrar na casa do seu coração? Somente até o portão? Até a varanda ou até a sala? A cozinha é o máximo que Ele pode entrar no seu coração? Ou ele pode entrar na intimidade do seu quarto?

A escolha é sua!


RESULTADO: Oi, Jesus é um louvor bíblico.
O que achou desta análise?

Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.

Deus te abençoe.

Um comentário