Todavia Me Alegrarei (Samuel Messias) - Louvor Bíblico

12 de maio de 2020

Todavia Me Alegrarei (Samuel Messias)



Eu tenho um Deus
Que não vai deixar
Essa luta me matar
O desespero me tomar

Por mais pressão que seja
A situação
O controle ainda está
Na palma de suas mãos

O choro dura uma noite, mas a alegria
Ela vem pela manhã
Eu creio, eu creio

Ainda que a figueira não floresça
E não haja fruto na vide
E o produto da oliveira minta
Todavia eu me alegrarei


"O jovem carioca chamou atenção da gravadora através de uma composição sua, "Prioridade", que se tornou hit na voz da cantora Midian Lima (com mais de 150 milhões de views no vídeo oficial no YouTube e 3,6 milhões de players no Spotify). A grata surpresa foi descobrir que o autor desta canção que conquistou o país era também dono de uma voz diferenciada e interpretação marcante. Não poderia ser de outra forma: contrato assinado e lançamento do seu primeiro EP pela gravadora, PLANO DE DEUS, disponível em todas as plataformas digitais, e clipe da música-título no canal MK Music no YouTube."
(https://gospelpraise.com.br/samuel-messias-estreia-novo-clipe-todavia-me-alegrarei-que-faz-parte-do-ep-do-planos-de-deus).

O que significa a expressão "ainda que a figueira não floresça"? Quem e por que escreveu? Todavia me alegrarei é um louvor bíblico? Só tem um jeito de saber!


Ainda que a figueira não floresça, o LB vai analisar essa letra!

Vamos lá!




Eu tenho um Deus
Que não vai deixar
Essa luta me matar
O desespero me tomar

Por mais pressão que seja
A situação
O controle ainda está
Na palma de suas mãos


Nas primeiras estrofes, o autor demonstra sua total confiança em Deus e evidência um atributos que muitos têm deixado de lado: a Soberania. Não existe nada que esteja fora do controle de Deus. Reconhecer sua grandeza e soberania é uma linda forma de louvor, ou seja, de elogio.


O choro dura uma noite, mas a alegria
Ela vem pela manhã
Eu creio, eu creio



Este salmo é muito conhecido no meio cristão e quem o escreveu foi o grande rei Davi. Vamos ler seu contexto:


"Cantem louvores ao Senhor, vocês que são os seus santos, e deem graças ao seu santo nome. Porque a sua ira dura só um momento, mas o seu favor dura a vida inteira. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
Salmos 30:4‭-‬5 NAA


Cantar este salmo aumenta nossa fé em Deus e nos faz louvar seu nome em qualquer situação, mesmo nos momentos mais difíceis da vida, pois acreditamos que a alegria em Deus vem logo pela manhã, eu creio!


Ainda que a figueira não floresça
E não haja fruto na vide
E o produto da oliveira minta
Todavia eu me alegrarei



O refrão desta linda canção é um trecho da oração de Habacuque. Para termos um pleno entendimento do que o refrão desta canção quer dizer, é preciso entender o contexto no qual foi escrito esta tão conhecida oração.

Depois que Deus revela a Habacuque os seus desígnios, ele orou ao Senhor. O capítulo 3 do livro de Habacuque é uma oração em forma de cântico. É um salmo profético!

Embora a obra do Senhor que Habacuque faz referência era o suscitar dos caldeus contra Israel e Judá (Hb 1:6), ele não teme e pede a Deus que implemente (avive) a sua obra. Deus haveria de levantar os caldeus contra o povo de Israel, porém, Habacuque confia na misericórdia do Senhor.

Perceba que a oração de Habacuque é segundo a vontade de Deus, ou seja, ele não pede que Deus livre a Israel do castigo, antes que os caldeus venham segundo a palavra anunciada. Mesmo sabendo que os caldeus viriam, a confiança de Habacuque não é abalada! Ele confia que o povo de Israel seria preservado “Nós não morreremos”, pois os caldeus somente foram estabelecidos para castigar o povo de Israel (Hb 1:12).




"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado, mesmo assim eu me alegro no Senhor, e exulto no Deus da minha salvação. Deus, o Senhor, é a minha fortaleza. Ele dá aos meus pés a ligeireza das corças, e me faz andar nas minhas alturas. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas."
Habacuque 3:17‭-‬19 NAA


Diante desta revelação maravilhosa, o profeta que estava orando ao Senhor irrompe em adoração. Ainda que as maiores adversidades acometesse a existência de Habacuque, todavia o profeta estaria alegre no Senhor. O exultar do profeta é a salvação de Deus, apesar dos contra-tempos desta vida.

Habacuque apresenta um quadro de transtorno das coisas naturais: não florescer a figueira; a vide não produzir frutos; a oliveira não produza; os campos não produzam mantimentos; as ovelhas exterminadas; os currais não tenham gado. Ora, os homens confiam piamente na natureza, pois ela não os decepciona. Alegram-se quando vêem o que a natureza produz, porém não esperam no Deus da nossa salvação.

Mas Habacuque diz que ainda que a natureza o decepcione, Deus nunca o decepcionará, porque Ele é o Deus da sua salvação, o motivo e motivação de sua alegria.

Ao final da sua oração Habacuque bendiz ao Senhor. Por confiar em Deus, Ele tornou-se a força do profeta. Os pés do profeta será ágil e forte como os pés das corças. As corças andam por lugares inatingíveis a outros animais do campo, e o profeta, segundo a força do Senhor, trilhará caminhos altos.


RESULTADO: Todavia Me Alegrarei é um louvor bíblico.


O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.

Deus te abençoe.

Um comentário

  1. Não concordo com a frase "o controle ainda está na palma de suas mãos". "Ainda" é um advérbio de tempo e em nenhum momento Deus deixará ou terá controle de tudo, na verdade o controle sempre será do Senhor.

    ResponderExcluir