Furioso Oceano (Jonas Serra) - Louvor Bíblico

6 de agosto de 2021

Furioso Oceano (Jonas Serra)

 


Pode entrar é tudo seu
Faça o que quer fazer
Meu coração é teu
Não quero mais
O meu querer
Não vou sair daqui
Até tocar você

Não quero só me arrepiar
Não quero só me emocionar
Não quero só experimentar
Quero mergulhar

Furioso oceano
Vem fluir dentro de mim
Estou me afogando em ti
Estou me afogando em ti



A música “Furioso Oceano” é uma composição de Jhonas Serra e já conta com mais de 13 milhões de visualizações no canal do YouTube. 

O single é uma súplica diante de Deus e o artista faz uma relação do oceano e o poder de Deus sobre as nossas vidas. “Pode entrar é tudo seu. Faça o que quer fazer, meu coração é teu”, diz a canção.

“Furioso Oceano” faz sucesso, mas ao mesmo tempo, deixa uma pulga atrás da orelha de muitos cristãos. Essa letra é bíblica?


O LB precisa analisar essa letra antes que ela seja afogada!

Vamos lá!


Ministro Excel

O assunto principal da letra é a superficialidade da vida cristão. Onde o autor mostra o desejo ardente em não ficar apenas na superficialidade, mas sim, mergulhar no que ele chama de Oceano Furioso, onde ele o compara a Deus.

Mas a pergunta que não quer calar é: Deus é um oceano furioso? Isso é bíblico?

A resposta é: NÃO!

Não há na bíblia nenhum tipo de referência a Deus como sendo um oceano, tampouco furioso. 

Outro termo bastante polêmico é a expressão "estou me afogando em Ti". 
Acaso estaríamos morrendo ao mergulhar em Deus?

Bom, vamos entender melhor isso!



Pode entrar é tudo seu
Faça o que quer fazer
Meu coração é teu
Não quero mais
O meu querer
Não vou sair daqui
Até tocar você


No início da letra, o autor convida Deus para entrar em seu coração (embora não tenha o nome de Deus nem de Jesus, consideramos que esteja falando dEle). Neste parágrafo o autor reconhece a Soberania de Deus e permite que se faça a Sua soberana vontade em sua vida e que o desejo dele é tocar "você", ou seja, tocar em Jesus, claro que não literalmente, mas sim no sentido de experimentar da Sua presença. Até aqui, tudo bem. Vamos seguir.


Não quero só me arrepiar
Não quero só me emocionar
Não quero só experimentar
Quero mergulhar


Aqui o autor deixa mais claro ainda sua intenção em ter um relacionamento mais profundo com Deus. Aqui ele diz que não quer apenas se arrepiar, se emocionar ou experimentar, mas sim mergulhar, ou seja, um desejo latente de ter um relacionamento mais profundo em Deus. 
A verdade é que existem muitos que querem apenas um relacionamento superficial com Deus, isto é, querem apenas momentos de arrepio, sentimentos, choros, estes normalmente em momento de "mover" nos cultos, mas não querem algo profundo. Querem apenas ficar no "raso". Por quê? Porque para mergulhar mais fundo há riscos... Ficar no raso, até uma criança consegue ficar em segurança. Mas para mergulhar em um oceano, é preciso ter muita experiência. Existem riscos ao se mergulhar em águas profundas. É justamente esse o ponto!

Para ter um relacionamento mais profundo com o Senhor, é necessário ter experiência e estar disposto a correr um "risco". Mas como assim risco? Você já vai entender...


Furioso oceano
Vem fluir dentro de mim
Estou me afogando em ti
Estou me afogando em ti


Só quem já navegou em alto mar, especialmente em um oceano, sabe quão furioso o oceano pode ficar durante uma tempestade, que faz a embarcação se mover de um lado para o outro. Correndo risco, inclusive, de naufrágio. Entendeu onde entra o "risco"?

Quando decidimos entregar nosso coração ao Senhor e aceitar Sua soberana vontade, é como se começarmos a navegar em um oceano "furioso". Isso porque perdemos TOTAL controle da nossa embarcação e somos impelidos pelos ventos desta "tempestade" e já não conseguimos ir para onde queremos, mas sim para onde este oceano deseja nos levar. 

Este oceano furioso passa a fluir dentro do coração do crente (lembra que no início da letra ele o convida para entrar em seu coração?) e a sua vontade passa a não existir e passa a valer a vontade do Todo-Poderoso que faz do jeito que quer fazer, sem pedir permissão ou autorização. Simplesmente faz.

E o risco? Quando navegamos em águas profundas, ou melhor, em um furioso oceano, estamos correndo risco de morte, de sermos "afogados". O que isso significa?

Lembra quando Jesus, lá em Lucas 9:23, diz que para sermos Seus discípulos deveríamos que negar a nós mesmos, carregar a nossa cruz dia após dia e seguir a Ele? Pois é, Jesus na verdade quis dizer que para sermos cristãos de verdade precisamos estar dispostos a morrer por Ele, se assim for preciso. No mesmo texto Ele disse que aquele que quisesse ganhar sua vida, perderia; mas aquele que perdesse sua vida por amor a Cristo e por amor ao evangelho, este a ganharia. Entendeu onde entra o "risco" de morte?

Se afogar em Deus, ou no furioso oceanos, significa estar disposto a morrer para o mundo e para suas vontades para viver para Deus e viver a Sua boa, perfeita e agradável vontade.

Como estamos analisando uma letra de canção, não podemos desconsiderar o fator poético. O fato do autor ter comparado Deus, de acordo com o contexto da canção, a um furioso oceano, não quer dizer que é uma heresia pelo simples fato dessa expressão não estar explícita nas Escrituras. 

Se assim fosse, não poderíamos usar a expressão "eu te amo" para Deus, pois esta expressão não consta de forma explícita na bíblia. 

Talvez seja esse o sentido do salmista quando ele disse: "cantai ao Senhor um cântico novo...". 

Portanto, se quiser de fato cantar essa canção em sua igreja ou sem seu devocional, tenha em mente a seriedade do que está cantando. Você está de fato preparado para ter este "Furioso Oceano" fluindo dentro de você ao ponto de te fazer perder o controle da sua vida e das suas vontades e se "afogar" em Deus, isto é, deixar morrer a velha natureza pecaminosa, para deixar viver o novo homem; então, não apenas cante essa canção, mas sim, viva essa letra. Mas se não se sente a vontade com todo esse conceito e tem medo de "tirar o colete salva-vidas", então não cante esta letra, mesmo sendo (na minha opinião) a vontade de Deus que não apenas cantemos, mas sim vivemos o que está sendo entoado nesta canção.

Finalizo esta análise com o texto de Carem Cardim, escrito exclusivamente para o clip desta canção. Se minha análise não te convenceu, talvez este lindo texto faça esse trabalho.



"Há um convite que é feito para todos mas só é aceito pelos corajosos, pelos desbravadores dos novos níveis que existem em Deus... E esse convite é: Você pode vir um pouco mais?! Um pouco mais dentro, um pouco mais perto, um pouco mais fundo.
.
E pra essa resposta nossas desculpas não se encaixam, medos não se encaixam... afinal, Ele não nos deu um espírito de covardia... por isso Ele diz AVANCE!
O fundo não é o limite, o profundo não é o fim, um mergulho não é suficiente... tudo isso, é apenas o começo.

O tempo de mergulhar nesse furioso oceano chegou e quando você mergulhar prepare-se... você vai sair do ambiente de admiração e entrar em um ambiente de experimentação.
Você vai sentir a temperatura das águas, o sabor das águas, você vai ser limpo pela fúria dessas águas... Você vai provar e ver que o Senhor é bom!

Quando você mergulhar prepare-se, porque o mesmo oceano que te move é aquele que te balança. O mesmo oceano que te limpa, é o que te arrasta e atrai pra mais fundo.

Quando mergulhar prepare-se, você será testado a perder o controle e deixar que a fonte das águas vivas desse oceano, Aquele de onde todo fluir começa, Aquele que criou esse oceano pra você te levem em direção a Boa, perfeita e agradável vontade dEle. Por que as vezes, o melhor jeito de aceitar esse convite não é dar mais um passo e sim mergulhar de cabeça.
.
Esse é o tempo de afogamentos.
O velho homem morrerá...
O velho Eu morrerá...
O nosso velho morrerá...
E quando isso acontecer, lá no fundo
A vida de Cristo nascerá...
A natureza de Cristo se formará...
A nova criatura brotará...
.
Quando vc tirar o colete salva-vidas que te faz apenas boiar e flutuar nessas águas que se movem neste tempo, NÃO TENHA MEDO... o Espírito vai te ensinar a respirar embaixo d’água.

Que Deus nos livre de viver apenas molhando os pés quando podemos mergulhar e viver sendo afogado pelo furioso oceano de Deus e do seu amor."
Karem Cardim




RESULTADO: Furioso Oceano é um louvor bíblico.



Você é Ministro de Louvor?

Sabe por que você desafina, esquece a letra, gagueja, não consegue liderar bem sua equipe no momento do louvor, tem dificuldade de selecionar o repertório e pensa que não tem o DOM para ministrar louvor por não conseguir fazer a igreja adorar?
 
Porque você tem: MEDO!

A única forma de vencer esse MEDO que te paralisa e não te deixa crescer ministerialmente e ministrar louvor com segurança é a PREPARAÇÃO.
 
Quando você está preparado adequadamente para ministrar o louvor, o medo vai embora e sobra apenas o temor a Deus por estar no altar.
 
É possível vencer o medo e ministrar louvor com segurança quando há PREPARAÇÃO. Particularmente, não conheço melhor forma de se preparar espiritual e tecnicamente para ministrar louvor do que o Ministro Excel. CLIQUE AQUI para saber mais.

Ministro Excel



O que achou desta análise?


Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.


Deus te abençoe.


10 comentários

  1. a análise foi mto boa, me fez até repensar sobre esse hino, porem nao acho que um louvor pode ser considerado louvor só pelo fato de um cristao está cantando, como podemos adorar a Deus com louvores se sequer citamos o nome Dele em nenhum momento e de nenhuma forma, somente como suposição? e tbm temos q levar em consideração o significado de fúria, que não é nada bom nem tão pouco representa a Deus. Mas cada um tem sua opniao e todas devem ser respeitadas.

    ResponderExcluir
  2. Quem agita o mar você tá falando do Oceano a gente sabe quem é o Deus chamado Poseidon como ele não disse o nome do Deus altíssimo e nem de Jesus quem quer dizer que tá dizendo Poseidon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que se o incômodo maior é sobre não ter falado o nome de nosso Salvador Jesus Cristo na canção, isso poderia ser feito no momento da introdução do louvor; quando o cantor inicia dando todas devidas honras de adoração a Jesus e mostrando assim a Igreja para quem ele está louvando.

      Excluir
  3. Uaaal que interpretação linda dessa música! Abriu um leque em minha mente, obrigada,esse site é muito necessário!

    ResponderExcluir
  4. A única coisa chata é a música não deixar claro que estudar mais a Bíblia(que nem sempre é tão prazeroso assim) faz parte desse "mergulhar em Deus". Relacionado a isso eu fico chateado porque na letra diz não quero só arrepios mas é só isso que eu tenho quando ouço a música e pela música ser rasa(que contraditório, agora que eu pensei nisso) as pessoas vão cantar "não quero só me arrepiar, quero mergulhar" e vão continuar achando que pra ter vida com Deus precisa de um monte de milagres e sinais. Os músicos deveriam ser mais mais consciente em relação a situação do Brasil quando se fala de evangelho e deixar as coisas mais explícitas. Quando ouço João manô é fácil saber o que ele quer dizer pois ele é intencional, proposital naquilo que faz, quando ouço furioso oceano eu já assimilo a música ao mundo gospel que é muito sentimental(pensando bem isso é um erro meu).

    Amei a análise. Muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Entendo que qdo vc precisa ter uma profunda interpretação para entender a letra do louvor, há alguma coisa fora do prumo. Não crítico a "poesia" do autor, mas como louvor de adoração ele causou mais confusão do que respostas. Deus, um oceano furioso, apelou. Se "afogar" nesse oceano é forçar muito. A paz.

    ResponderExcluir
  6. Música rasa demais. Eu, nunca escolheria esse tipo de canção para ministrar no louvor.

    ResponderExcluir
  7. Definitivamente a música não é bíblica e nem louvor é. Inclusive não entendi que um trecho da música é toda como não bíblica e a análise final afirma que a música é bíblica... No mínimo um paradoxo.

    ResponderExcluir
  8. Deus nunca foi comparado com oceano, muito menos afogando ou sugerindo o suicido, como está letra no seu esboço expressa! Quando o nome de Deus ou de seu filho Jesus não aparece na adoração ou no louvor, não se deve dar crédito, dias difíceis estamos vivendo com pessoas longe da palavra de Deus, fazem suas músicas para entreter seu público, Deus não é um oceano como foi avaliado acima, Deus é Deus Criador e não parte de sua criação comparar Deus como um oceano é rebaixá-lo ao extremo, O Espírito de Deus se movia sobre as águas ele não era as águas diz em Gênesis no capítulo 1. Deus quer se conhecido como Ele é, e para isto só os verdadeiros adoradores que em Espirito e verdade poderão conhecê-lo. Fico triste com o tipo de letras de pessoas sem conhecimento bíblico estão fazendo. Essa música nunca foi e não será uma adoração ao Verdadeiro Deus! 13 milhões de visualizações me deixa chocado, por saber que são milhões desenformado biblicamente! Se não fale o nome deDeus e de Jesus, não merece meu respeito!

    ResponderExcluir