Como Tocar de Ouvido Ainda Este Ano - Louvor Bíblico

15 de outubro de 2021

Como Tocar de Ouvido Ainda Este Ano



Com certeza você já deve ter ouvido alguém ensinando por aí que para tocar de ouvido basta conhecer e decorar o Campo Harmônico, certo?


Pois é. 


Agora me diga outra coisa: você conhece o Campo Harmônico? Decorou os acordes de algumas escalas? Se sim, então por que ainda não toca de ouvido?


Vário e vários alunos entram para nosso treinamento na mesma situação. Muitos deles conhecem bem o CH e os tem na ponta da língua, mas não conseguem tocar de ouvido


Por isso eu tenho convicção na seguinte afirmação: "CONHECER E DECORAR O CAMPO HARMÔNICO NÃO TE GARANTE TOCAR DE OUVIDO!"


Já pude entrevistar um músico do nosso treinamento que tocava há mais de 15 anos dependendo das cifras, isso conhecendo o CH. Seis meses de treinamento foram o suficiente para se libertar das cifras e tocar de ouvido com segurança e propriedade. 


Para assistir a entrevista na íntegra, CLIQUE AQUI.



QUAL É O "MACETE" OU "SEGREDO" PARA CONSEGUIR TOCAR DE OUVIDO?



Eu preciso ser bem sincero com você neste momento: NÃO existe "macete" ou "segredo" para tocar de ouvido. Sério! Se aparecer alguém prometendo isso, corra o mais rápido possível porque você vai facilmente enganado por oportunistas que fazem dos sonhos das pessoas oportunidade de negócio.


Já tive a oportunidade (infeliz) de receber músicos no meu time que estavam a procura de uma "fórmula mágica" ou uma única aula extraordinária que os fizessem tocar de ouvido da noite para o dia sem precisar estudar tampouco se esforçar.


Se você também está a procura dessa tal "fórmula mágica", lamento te desapontar, mas você NÃO vai achar, nem aqui nem em lugar nenhum!


Por quê? 


Simples: Nós somos serem humanos e não robôs. Tocar de ouvido não é uma questão de apertar um botão e pronto; tocar de ouvido está relacionado a percepções e sensações vindas do nosso cérebro. Estamos falando ´do funcionamento do cérebro humano, já que é através dele que conseguimos interpretar os sons que ouvimos. 


Não tem a ver com nossas orelhas ou ouvidos, mas sim com nosso cérebro. 


Portanto, não há "fórmula mágica". 


Mas sim, há um caminho a ser trilhado rumo a liberdade musical. E é isso que quero te mostrar agora.



O QUE EU PRECISO FAZER PARA TOCAR DE OUVIDO?



Não é uma aula, um artigo, um vídeo no YouTube ou um insight que vai fazer você tocar de ouvido, mas sim a soma de tudo isso de forma racional, ordenada e lógica.


Basicamente, o que você precisa para tocar de ouvido é entender a função harmônica de cada grau do CH. É isso que vai virar o jogo para você! 


Não precisa ficar decorando aquelas enormes tabelas confusas que quanto mais tentam facilitar com cores e diagramas, mas complexas ficam.


Preocupe-se em entender a função harmônica de cada grau


Como assim?


Vou explicar:


O Campo Harmônico possui 7 graus (colunas), certo? Cada grau possui um nome, ou seja, cada grau tem suas características harmônicas. Entender isso vai fazer você virar o jogo!



1º GRAU - TÔNICA

2º GRAU - SUPER TÔNICA

3º GRAU - MEDIANTE

4º GRAU - SUB-DOMINANTE

5º GRAU - DOMINANTE

6º GRAU - SUPER DOMINANTE

7º GRAU - SENSÍVEL



No meu treinamento, o Músico Excel, para facilitar a didática, eu comparo cada grau do CH com jogadores de futebol, uma metodologia que eu chamo de Fut Harmônico.


Funciona assim:


Assim como os times de futebol têm suas "estrelas", isto é, seus jogadores mais importantes, aqui não é diferente. O objetivo é você focar nos jogadores mais importantes deste time de 7 jogadores. Você conhecendo bem as características destes jogadores, os demais ficará bem mais fácil. 


Os jogadores mais importantes são:



CAMISA 1 - TÔNICA - ZAGUEIRO (CAPITÃO)


O capitão é o primeiro jogador a colocar os pés na bola quando o juiz apita para começar o jogo. O zagueiro tem o papel de "repousar" a bola, defendendo assim seu time. Sempre quando outro jogador "resolve", isto é, faz um gol, a bola volta para ele dar início ao jogo.


Essa é a principal característica da Tônica, do primeiro acorde do CH. Ele sempre vai começar a música, o bloco, o refrão ou estrofe. De uma forma geral, ele sempre vai começar ou terminar a música ou trecho.


Claro que, como estamos falando de música, que é uma arte, então sempre haverá exceções. Mas de forma geral, essa é a característica principal.



CAMISA 5 - DOMINANTE - ATACANTE


O Atacante tem um único objetivo na partida: RESOLVER, isto é, fazer o gol. A dominante é o acorde de maior tensão do CH. Isso quer dizer que você não vai conseguir ficar com esse acorde parado por muito tempo sem RESOLVER para outro.


É a mesma coisa de querer deixar o atacante parado na frente da área com a bola no pé. A torcida vai a loucura e todos vão gritar desesperados: CHUTA, RESOLVE!


É essa a sensação harmônica da dominante, de resolver. E ela pode resolver para qualquer outro jogador do CH, mas a jogada mais comum é a resolução no capitão, fazendo assim a jogada 5 - 1.



CAMISA 4 - SUB DOMINANTE - MEIO DE CAMPO


O meio de campo é o jogador de criatividade e inteligência do time. A bola SEMPRE vai passar por ele. Mesmo não tendo a obrigação de "resolver", isto é, de fazer gols, ele pode sim fazer um gol ou outro de vez em quando, assim, SUBSTITUINDO o atacante (entendeu de onde vem este "sub"?).


Dificilmente você vai encontrar uma música que não tenha o quarto grau. Pode ater não ter a tônica ou a dominante, mas dificilmente não terá a Sub Dominante. A música PASSA POR ELA


Portanto ela também pode RESOLVER na tônica, fazendo a jogada 4 - 1. Ou até mesmo fazendo uma "tabelinha" com estes 3, tipo, 4 - 5 - 1, que na escala de DÓ maior seria F - G - C, por exemplo. 



TUDO BEM, MAS E OS OUTROS ACORDES, QUER DIZER, JOGADORES?



Se você conseguir entender e dominar estes 3 jogadores e suas características harmônicas, os demais não serão problemas para você.


Por quê? Porque eles serão os relativos


Acordes relativos são acordes menores semelhantes e que podem ser substituídos pelos maiores, na maioria das vezes, sem prejuízo à harmonia. Ficaria assim:



1º (C) - RELATIVO: 6º (Am)

5º (G) - RELATIVO: 3º (Em)

4º (F) - RELATIVO: 2º (Dm)



Já que os relativos são semelhantes e podem ser substituídos sem prejuízo à harmonia, logo suas características são quase as mesmas. Entendeu o porquê de eu falar para você se preocupar somente com os 3 mais importantes?



AINDA ESTOU COM DÚVIDAS SOBRE ISSO...



Tudo bem, eu te entendo! Afinal de contas, não será um simples artigo como este que vai destravar sua mente para te fazer tocar de ouvido da noite para o dia, como foi explicado no início do texto.


Meu objetivo aqui é te mostrar que existe um caminho a ser percorrido que é bem mais simples que você pensa. Mas vai requerer de você suar a camisa para alcançar a vitória. 


Tentei ser o mais didático e simples possível aqui. Conseguiu te ajudar? Espero que sim!


Por esse mesmo motivo, de não conseguir explanar com detalhes esse assunto em artigos, que eu criei o Músico Excel, um treinamento online em vídeos onde eu ensino em detalhes tudo o que é preciso para aprender a tocar de ouvido de uma vez por todas através desta metodologia fácil de entender e que tem libertado centenas de alunos ao redor do Brasil das cifras.


Ah, se você não entende nada de escalas ou Campo Harmônico, fica tranquilo que eu ensino tudo isso lá de forma bem tranquila de entender.


Conheça mais sobre nosso treinamento CLICANDO AQUI.


Um caminho rumo à liberdade musical está bem diante de você. E aí, vai seguir em frente ou voltar e continuar passando vergonha por depender das cifras para tocar seu instrumento? A escolha é sua!



Deus te abençoe.

Erick França


Nenhum comentário