Deus Acima De Tudo (Geraldo Guimarães) - Louvor Bíblico

19 de maio de 2018

Deus Acima De Tudo (Geraldo Guimarães)


Quantas vezes meu Senhor
Te entreguei o que restou
Com um coração cansado eu Te adorei
Com uma vida apertada
Minhas coisas programadas
Com minhas prioridades me afastei

Numa correria dessas pode até acontecer
Da família que a gente ama esquecer
Foi buscando os Teus planos
Que me recordei dos anos
Que o homem te adorava só pelo prazer

De te adorar
Quero voltar para os Teus braços e viver tudo de novo
Priorizar Teu coração
Não abro mão da nossa comunhão
Nada justifica uma vida assim
Eu não posso ser feliz
Se o Senhor não estiver em mim

Vem senhor assumir o primeiro lugar
Minha prioridade é Te buscar acima de tudo o que há

Eu não quero vaidade
Pra chegar no fim da idade
Ter aproveitado o mundo e pouco te provei
Quero perfumar o céu na fragrância do louvor
Quero revelar em minhas palavras o Teu sabor

Construir na minha casa
Uma sala pra nós dois
Coisas que eu necessito ficam pra depois
Eu só quero te adorar
Por inteiro te adorar
Não vou mais Te entregar o tempo que sobrar

Aqui estou quero voltar...

Esta linda poesia de amor foi gravada em 2014 pela gravadora MK Music, fazendo parte do repertório do álbum Céus abertos, gravado na voz do cantor Geraldo Guimarães.
A composição é de Anderson Freire, cantor e compositor já consagrado na mídia gospel. Suas composições fazem parte do repertório de vários cantores conhecidos pela mídia, como por exemplo, Aline Barros, Fernanda Brum, Cassiane, Bruna Carla, Geraldo Guimarães, dentre outros.

Em forma de música, a letra desta poesia trás a tona um dilema que todos nós do século XI lutamos diariamente para administrar e aproveitar: o tempo.
Às vezes a correria do dia a dia é tão grande que pensamos que seria melhor se o dia tivesse mais de 24h. Hoje o tempo tornou-se mais precioso do que um diamante. Poucos são os que conseguem fazer uma boa gestão do seu tempo, e os que conseguem, acabam ganhando dinheiro com isso ensinando pessoas desorganizadas a produzirem mais, melhor e em menos tempo. A falta de tempo tornou-se a principal desculpa para os mais variados tipos de cobrança, como por exemplo: por que não foi à igreja ontem? Resposta: não tive tempo; Por que não terminou de ler aquele livro? Resposta: não tive tempo; por que não levou sua família para passear? Não tive tempo; por que não faz uma aula de música? Não tenho tempo; por que não lê mais a bíblia, por que não faz mais jejum, por que não busca mais a presença de Deus? Adivinhe a resposta....

Todos possuem o mesmo tempo, mas nem todos conseguem alcançar os mesmos resultados. Todos podem ter uma comunhão plena com Deus, mas poucos têm disponibilidade em sua agenda para isso. A final de contas, temos de cumprir prazos e datas para poder realizar nossas tarefas, e para isso, naturalmente, consciente ou não, fazemos uma espécie de lista de prioridades, colocando em primeiro lugar as atividades mais importantes seguidas das menos importantes. Mas, invariavelmente acabamos cometendo alguns erros, dando prioridade para coisas de pouca importância e deixando de lado o que realmente importa. As vezes entregamos para Deus a primeira parte do nosso salário (dízimo), mas quanto ao tempo,  damos o resto. Talvez ofertar nosso dinheiro para Deus não seja o mais difícil, o mais difícil é ofertar para Ele o nosso tempo. É exatamente esse o cerne da questão abordada pela letra.

Será que ainda temos tempo para Deus? Ou temos dado apenas o que sobra? Em que posição Deus está em nossa lista de prioridades? Em primeiro ou em último lugar? Qual deve ser a prioridade em nossas vidas? O que a Palavra de Deus nos diz a respeito?
Chegou a hora do LB dar prioridade nesta análise!
Vamos começar!


Tempo é dinheiro. Quem nunca ouviu este ditado, não é mesmo. O tempo hoje em dia é tão escasso que as pessoas pagam por ele. Mas outra verdade que às vezes esquecemos é que o tempo não pára e não volta a traz. O ontem, já era, o hoje é nosso e o amanhã pertence a Deus.
A falha na gestão do tempo tem gerado problemas de saúde em muitas pessoas. Nunca se ouviu falar tanto em ansiedade e estress como nos dias de hoje. Nos tornamos seres impacientes e queremos tudo para ontem. Basta uma pessoa demorar para responder uma mensagem no Whatsapp que logo ficamos irritados. Esta "falta de tempo" leva milhares de pessoas a se alimentarem mal, dormirem mal e terem uma péssima qualidade de vida. O resultado disso é uma assolação sem precedentes de vários tipos de doenças psiquiátricas, psicossomáticas e psicológicas. A depressão é uma delas.

Quantas vezes meu Senhor
Te entreguei o que restou
Com um coração cansado eu te adorei
Com uma vida apertada
Minhas coisas programadas
Com minhas prioridades me afastei


Na letra desta música, o compositor reconhece sua falha na gestão do tempo, deixando a adoração a Deus em último lugar da sua lista de prioridades. E ao que tudo indica, não se trata de algo pontual, mas sim rotineiro. 


Não é com pouca frequência que muitos cristãos passam um dia inteiro envolvidos em tantas situações e problemas que sequer têm tempo para falar com Deus em oração. O único momento em que, as vezes, Deus é lembrado é no final do dia, geralmente antes de dormir. Mas o cansaço é tanto que muitos acabam dormindo de joelhos na cama enquanto oram, isso quando conseguem se ajoelhar.

Adorar e louvar a Deus então é quase impossível para muitos ao longo da semana. Sobra apenas o domingo para isso, mas ainda assim, a fadiga acumulada da semana faz com que muitos aproveitem este dia para descansarem e para ficarem mais juntos de suas famílias. Desta forma, Deus e o Seu reino, para muitos, acabam sendo deixados de lado, em último plano. Não são raras as frases do tipo: Quando der eu vou à igreja; se der tempo eu leio a bíblia; se sobrar tempo eu oro; se eu tiver bem de saúde e tempo eu jejuo; se meu marido não estiver muito cansado eu vou.

Neste trecho da letra, uma frase nos chama a atenção: "minhas coisas programadas". A grande verdade é que o tempo é o mesmo para todos. Nós que decidimos o que vamos fazer dele. É uma questão de escolha, decisão, programação, planejamento. Programamos nossas coisas e nossas tarefas particulares, mas quanto a Deus e o Seu reino, deixamos para quando/se sobrar tempo. 

A bíblia nos conta uma história que se encaixa perfeitamente neste assunto:

"O rei Dario resolveu dividir o país em cento e vinte províncias e escolher cento e vinte homens para governá-las. A fim de que tudo corresse bem, e não houvesse prejuízo, o rei nomeou três ministros para controlarem os cento e vinte governadores. Um desses ministros era Daniel, e ele mostrou logo que era mais competente do que os outros ministros e governadores. Ele tinha tanta capacidade, que o rei pensou em colocá-lo como a mais alta autoridade do reino. Aí os outros ministros e os governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel era honesto e direito, e ninguém podia acusá-lo de ter feito qualquer coisa errada. Então eles disseram uns aos outros: — Nunca encontraremos motivo para acusar Daniel, a não ser que seja alguma coisa que tenha a ver com a religião dele.  Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia."
Daniel 6:1‭-‬5‭, ‬10 NTLH

Daniel na cova dos leões é uma das historia mais conhecidas de toda a bíblia. Uma história de superação inspiradora, por sinal. Isso porque, de um escravo judeu em terras estrangeiras, Daniel alcançou o mais alto patamar no reinado de Dario e Ciro na Pérsia. Na ocasião, Daniel havia alcançado uma posição de destaque no governo persa, tornando-se um dos 3 presidentes de todo o reinado, abaixo apenas do rei.
Para entender melhor a posição de Daniel na hierarquia imperial, veja um esquema básico da divisão governamental da época comparado a divisão de uma empresa nos dias atuais:

Hierarquia imperial
1. Imperador ou Rei;
2. Presidentes ou ministros;
3. Governadores ou sátrapas;
4. Povo.

Hierarquia empresarial
1. Presidente ou superintendente;
2. Diretores ou coordenadores;
3. Gerentes ou supervisores;
4. Funcionários.

Daniel era um dos 3 ministros, ou presidentes, da Pérsia, equivalente ao cargo de diretoria de uma empresa ou governador de um país.
Perceba que Daniel era tão competente que o rei já pensava em promovê-lo novamente para o cargo mais alto do seu reinado, uma vez que Daniel se destacava dentre os demais líderes tamanho sua competência.


Evidentemente este destaque causou muita inveja nos seus "colegas" que estudaram uma possibilidade de dar um golpe em Daniel, mas nada encontraram que pudessem acusá-lo. Mas os inimigos de Daniel encontraram finalmente seu ponto fraco: Deus. Pelo menos eles pensavam ser um ponto fraco, mas depois eles viram que o que eles pensavam ser ponto fraco, era na verdade o seu ponto mais forte.

Evidentemente que por causa da sua grande responsabilidade no reino, além da sua enorme competência, Daniel era alguém muito ocupado. Certamente havia muitos compromissos, reuniões e atividades que ocupava grande parte do seu tempo, talvez até mesmo todo o tempo. Entretanto em sua agenda haviam três compromissos diários inadiáveis: oração. Daniel orava 3 vezes por dia, todos os dias. A oração judaica da época não era uma oração de dois minutos antes das refeições ou antes de dormir. A oração judaica seguia alguns protocolos, como por exemplo, orar com as janelas abertas na direção do Templo de Jerusalém e meditar em textos da Torá. Não há dúvidas que estes compromissos estavam no topo da lista de prioridade de Daniel, que, mesmo sob pena de morte, não cogitou cancelar ou suspender seu compromisso com Deus. O final da história nós já conhecemos. Deus honrou a fidelidade de Daniel e certamente honrará aquele que O buscar de todo coração.

Numa correria dessas
pode até acontecer
Da família que a gente ama esquecer
Foi buscando os teus planos
Eu me recordei dos anos
Que o homem te adorava só pelo prazer de te adorar

Não é a falta de amor, carinho, atenção, trabalho ou dinheiro que tem destruído nossas famílias, mas o que tem de fato destruído nossas famílias é a falta de tempo. O pai não tem mais tempo para brincar com seus filhos e acaba terceirizado o serviço para a internet; o marido não tem mais tempo para levar sua esposa ao cinema, antes prefere o comodismo do sofá de casa; nossas crianças são acometidas por tantas atividades que não têm mais tempo de brincar e serem crianças; ninguém tem mais tempo para conversar. O triste é que o tempo não pára e não volta a trás. Nem sempre é possível recuperar o tempo perdido e roubado por atividades que não nos leva para lugar nenhum.

O consumismo compulsivo vem de todos os lados para nos fazer pensar que precisamos de mais coisas, desta forma, nos matamos de trabalhar com o objetivo de comprar coisas. Vivemos em função do trabalho com a finalidade de ter capital para comprar coisas. Nesta busca frenética por aquisição de coisas, acabamos pensando que é mais importante ter do que ser. Assim, Deus acaba sendo visto como um gênio da lâmpada mágica, onde sempre que precisamos de alguma coisa, damos uma esfregada na lâmpada para que nosso pedido seja atendido. Quando conseguimos o que queremos, deixamos a lâmpada de lado até o próximo pedido. Assim temos feito com Deus. Às vezes somos levados a adorar e louvar a Deus por interesse, pelo que Ele pode nos dar, ao invés de adorar a Ele com prazer, com amor, adorar pelo que Ele é.



Quero voltar para os Teus braços e viver tudo de novo
Priorizar Teu coração
Não abro mão da nossa comunhão
Nada justifica uma vida assim
Eu não posso ser feliz se o Senhor não estiver em mim


Prioridade. Está é a palavra chave. Se quisermos ter uma vida como a de Daniel, temos que dar prioridade para Deus, ter comunhão com Ele. Afinal, a verdadeira felicidade não está nas coisas deste mundo, assim na comunhão com o Todo Poderoso.

Vem Senhor assumir
o primeiro lugar
Minha prioridade é te buscar acima de tudo o que há


O maior exemplo que temos na bíblia sobre prioridade é do nosso Senhor Jesus. Muitas pessoas conhecem este versículo, mas poucos sabem porque Jesus disse aquelas palavras. Vamos analisar:

"— Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.   — Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.  Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.  Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades."
Mateus 6:24‭-‬25‭, ‬27‭, ‬31‭-‬34 NTLH

Se Deus estiver em primeiro lugar, teremos a Deus e tudo nos será acrescentado. No entanto, o contrário também é verdadeiro. Se Deus estiver em último lugar, não teremos a Deus e nada nos será acrescentado. Ou seja, ou temos a Deus ou não temos nada. Não há meio termo. Não podemos servir a Deus e as nossas vontades; priorizar nossas vidas e as coisas de Deus.

Eu não quero vaidade pra chegar no fim da idade
Ter aproveitado o mundo e pouco te provei
Quero perfumar o céu na fragrância do louvor
Quero revelar em minhas palavras o teu sabor


Estes belos versos poéticos dispensam grandes comentários.
Mas como diria o grande Salomão: vaidade de vaidades, tudo é vaidade (Eclesiastes 1:2)

Construir na minha casa
Uma sala pra nós dois
Coisas que eu necessito ficam pra depois
Eu só quero te adorar
Por inteiro te adorar
Não vou mais Te entregar o tempo que sobrar


Dar prioridade para Deus é separar um tempo exclusivo para ter comunhão com ele, independente dos cultos de domingo. Trata-se de um devocional, um momento onde podemos nos trancar, deixando para segundo plano nossas necessidades para ficar a sós com Deus, onde O buscaremos em secreto para que, em secreto, Ele nos recompense (Mateus 6:6).

Precisamos dar prioridade a Deus e ao Seu reino, porque enquanto estivermos dando o resto do nosso tempo para Ele, dificilmente teremos uma vida próspera de sucesso como foi com Daniel, Jesus e como vários outros personagens bíblicos que abriram mão das suas próprias vidas e necessidades para priorizar o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

RESULTADO: Deus acima de tudo é um louvor bíblico.


O que achou desta análise? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe!

Deus te abençoe.

Nenhum comentário