Teus sonhos (Fernandinho) - Louvor Bíblico

17 de maio de 2018

Teus sonhos (Fernandinho)



Guarda o meu coração, oh Deus
Guarda o meu coração de fazer minha vontade
De viver pra mim mesmo

Quão insondáveis sãos os teus caminhos
Inescrutáveis são os teus juizos

Minha vontade já deixei
O Teu Reino já ganhei

Os Teus sonhos
são maiores do que os meus
Os teus caminhos
bem mais altos do que os meus
Toma a minha vida, tudo é Teu

Venha o Teu Reino
Seja feita Tua vontade


Teus Sonhos é o sexto álbum ao vivo do cantor Fernandinho, lançado pela Onimusic.
O evento da gravação do CD reuniu, a cada dia de gravação, um público de cinco mil pessoas. A produtora Faz Chover, que cuida dos trabalhos do cantor reuniu um conjunto de bons músicos, alguns vindo do exterior para a gravação do disco.
O CD foi lançado em 2012 e em cerca de vinte dias vendeu mais de oitenta mil cópias no Brasil, recebendo um disco de platina.
(Fonte: Wikipédia)

Esta letra fala sobre algo inerente à vida do ser humano: a capacidade de sonhar. Todo ser humano tem um sonho, por menor que seja, ou mesmo que não seja para benefício próprio, todos nós sonhamos com a vida profissional, acadêmica, financeira, social, emocional, pessoal, enfim. Quem não sonha, não vive. O maior sonho de um cristão, por exemplo, é alcançar a salvação e ver Jesus como de fato Ele é, passando assim a eternidade no paraíso. Sonhar é muito bom, principalmente quanto este se torna uma realidade, não é mesmo?

Entretanto a letra desta canção sugere que os sonhos de Deus são bem maiores dos que os nossos, onde o compositor diz que abre  mão dos seus sonhos para viver os sonhos de Deus, submetendo-se às Suas vontades para ganhar o Seu reino.

Esta nobre atitude nos leva a fazer algumas perguntas, como por exemplo: Será mesmo necessário deixar de lado nossas vontades para ganhar o Reino de Deus, sendo este um dom gratuito? O que fazer com nossas vontades e desejos? Será que Deus não se agrada dos nossos sonhos? Devemos deixar de sonhar para poder fazer a vontade de Deus? Afinal, qual é a vontade de Deus para nossas vidas? Como saber se estamos fazendo a nossa vontade ou a vontade Dele? O que dizer das demais canções gospel que dizem: "volte a sonhar", "sonhe grande" e dentre outras do gênero? Será essa atitude indicada pelo compositor um exagero religioso ou uma atitude condicional para servir a Deus e alcançar a Sua salvação? O que a Palavra de Deus fala sobre o assunto? Terá esta letra alguma base bíblica?

Só existe uma forma do LB responder todas estas perguntas: analisar a letra à luz das Escrituras.


Vamos começar!


Antes de mais nada, precisamos saber ao certo o que significa a palavra "sonho":

1. Reunião das imagens, ideias, pensamentos ou fantasias que, geralmente confusas e sem nexo, se apresentam à mente no decorrer do sono.
2. Anseio; vontade permanente, viva e constante: o sonho dele é ser cantor.
3. Devaneio; ideias disparatadas e sem coerência; imaginação sem lógica: escondia-se nos sonhos e fugia da realidade.
4. Fantasia; planejamento sem nexo; vontade absurda.
5. Visão; algo ou alguém excessivamente bonito: a cidade era um sonho. Ideia que uma pessoa ou grupo almeja com veemência e paixão.
(Fonte: Dicio.com.br)

Como visto acima, existe vários tipos de sonhos. Mas o sonho que estamos tratando neste artigo é o segundo e o quinto tópico do dicionário. 
Agora que já sabemos o que é um sonho, vamos analisar a letra da música.

Guarda o meu coração, oh Deus
Guarda o meu coração de fazer minha vontade
De viver pra mim mesmo


Já nas primeiras frases da canção, o compositor começa pedindo para Deus guardar seu coração de fazer sua própria vontade e de viver para si mesmo. É claro aqui que o compositor tem medo de acabar "caindo na tentação" de fazer a sua própria vontade, de viver sua própria vida para si mesmo, mesmo tendo o famoso livre arbítrio. Por isso ele pede para Deus guardar o seu coração, isto é, como se ele estivesse pedindo: "Não me deixe cair em tentação". Como se fosse pecado viver a sua própria vida e fazer aquilo que deseja fazer, trabalhando para poder realizar seus sonhos. Parece que Deus, em algum momento, ordenou que todos nós vivêssemos somente para Ele, cometendo um grave pecado ao descumprir esta ordem.
Ora, se for mesmo desta forma, onde fica a questão do livre arbítrio e da plena liberdade em Cristo Jesus? Talvez o salmo a seguir nos dê alguma pista:

"Tu és o meu Deus; ensina-me a fazer a tua vontade. Que o teu Espírito seja bom para mim e me guie por um caminho seguro!"
Salmos 143:10 NTLH

Certamente o compositor também se baseou nas palavras do apóstolo Paulo, descritas abaixo:

"Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim."
Gálatas 2:20 NTLH

Amor. Esta pequena palavra explica tudo. Jesus entregou sua própria vida como sacrifício, morrendo na cruz para que hoje tivéssemos vida (clique aqui para saber mais sobre o amor de Deus). Jesus nos amou e provou isso ao abrir mão dos seus sonhos e vontades naturais, entregando sua própria vida para nos salvar. Portanto, é preciso que esse amor seja correspondido por nossa parte. Foi exatamente isso que o apóstolo Paulo fez e que o compositor desta letra escreveu. Mas não se trata necessariamente de um mandamento de Deus, mas sim de uma escolha voluntária. Paulo escolheu viver para Deus, Fernandinho, conforme escreveu, escolheu viver para Deus, assim como muitos cristãos que ao longo da história escolheram viver para Deus, para o crescimento e propagação do Seu santo evangelho, entregando suas próprias vidas como mártir para que o evangelho chegasse até nós, gentios.
Nós que decidimos viver ou não para Cristo.

Quão insondáveis sãos os teus caminhos
Inescrutáveis são os teus juízos

Neste parágrafo da letra, afirma-se que de fato os caminhos de Deus são perfeitos, pois sua sabedoria e conhecimento são infinitos, onde a mente humana nunca poderá alcançar ou entender. Por isso devemos confiar nos Seus planos, nos Seus caminhos.

"Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! “Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” “Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?” Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém."
Romanos 11:33‭-‬36 NVI

Note que as palavras "insondáveis" e "inescrutáveis" da letra da música não concordam com os mesmos substantivos, "juízos" e "caminhos", do versículo bíblico.

Minha vontade já deixei
O Teu Reino já ganhei

Será que somente aqueles que deixarem de lado suas vontades para fazer a vontade de Deus entrarão no Reino de Deus? Ou fazer a vontade Dele também é algo voluntário, opcional? Vamos analisar as escrituras:

"— Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu , mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu."
Mateus 7:21 NTLH

Jesus deixou bem claro para todos que na estrada da vida só há dois caminhos: viver para nós mesmos a fim de realizarmos nossas vontades, tendo como destino final a morte eterna, ou viver para Deus a fim de realizar a Sua vontade, tendo como destino final a vida eterna. A escolha é nossa!

Os Teus sonhos
são maiores do que os meus
Os teus caminhos
bem mais altos do que os meus
Toma a minha vida, tudo é Teu


O refrão desta música diz que por mais belo que sejam nossos sonhos, por melhores que sejam nossos caminhos, Deus sempre terá algo de melhor para nós, sempre. Seus sonhos são maiores e Seus caminhos melhores. Isso porque nossos sonhos e vontades são quase sempre voltados para algo temporal, para satisfazer nossos desejos momentâneos, enquanto Deus, sempre olha para a eternidade porque sabe que nossa vida aqui nessa terra é passageira.

"Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre."
1João 2:16‭-‬17 NTLH


Venha o Teu Reino
Seja feita Tua vontade

Este trecho, que faz parte da oração do Pai nosso (Mateus 6:10), é profundo e nos deixa uma pergunta latente: Qual é a vontade de Deus?
Quando acontece alguma coisa de ruim conosco, algo que não conseguimos explicar, mas que nos causa dor e sofrimento, sempre aparece alguém para dizer aquela frase que, no fundo, ninguém quer ouvir: Deus sabe de todas as coisas...
É evidente que para cada pessoa Deus tem um sonho, uma vontade, um plano específico. E para saber o que Deus quer de cada um de nós é preciso buscar Sua presença e pedir para que Ele revele a nós a Sua vontade para não sermos levados pelas circunstância e fazer aquilo que não é de Sua vontade. Todavia existem alguns sonhos, vontades de Deus para o homem, como veremos a seguir em alguns textos bíblicos. Jesus é um exemplo perfeito de alguém que deixou de viver sua vida e negou suas vontades para realizar a vontade de Deus. Vejamos alguns exemplos:

"Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra  como é feita no céu!"
Mateus 6:10 NTLH

"Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres."
Lucas 22:42 NTLH

Mas afinal, qual era a vontade de Deus para Jesus e para nós? O escritor do livro de João registrou o seguinte episódio:

"Pois eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha própria vontade. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que veem o Filho e creem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei."
João 6:38‭-‬40 NTLH

Ao ler todo o capítulo 6 do livro de João temos um vislumbrar fascinante sobre a vontade de Deus.
Um dia antes de Jesus ter proferido estas palavras, o povo havia presenciado um dos maiores milagres realizados por Jesus: a multiplicação dos pães e peixes. O povo havia ficado farto de tanta comida ao ponto de não aguentarem mais comer, sobrando ainda alguns cestos. No dia seguinte o povo tornou a procurar por Jesus na tentativa de viver novamente aquele extraordinário milagre e se alimentarem do seu pão. E o melhor, de graça. Quando o povo finalmente encontrou a Jesus, foi severamente criticado por Ele. Jesus sabia que o povo estava a Sua procura somente para comer mais pão. O povo não havia entendido sua missão, nem seus milagres tampouco seus ensinamentos. Eles não queriam Jesus, queriam apenas o que Ele poderia lhes dar (Será que o povo de Deus da nossa geração não tem feito a mesma coisa?).

Jesus foi duro com aquele povo interesseiro que apenas queria comer do seu pão, mas que não estavam nem aí para a sua missão. Foi então que Jesus discursou dizendo ser Ele o Pão da Vida, onde quem comesse teriam vida eterna. 


Evidentemente o povo não gostou nada das palavras de Jesus nem da sua comparação. O povo achou suas palavras muito duras e difíceis de ouvir, tampouco de aceitar. Jesus queria que seus discípulos O seguissem pelo que Ele de fato era, não pelo que Ele poderia dar. Entretanto o povo não queria Jesus, somente aquilo que Ele poderia lhes dar.
Por isso, ao final do discurso, onde Jesus inclusive revelou a vontade de Deus para o homem, todos os discípulos decidiram abandonar o mestre e deixaram de segui-lo (triste saber que ainda hoje isso acontece. Muitos "discípulos" não amam a Deus, mas sim as obras de Suas mãos)
.

Quando todos os discípulos se foram, sobrando apenas os doze apóstolos, então Jesus perguntou:

"Será que vocês também querem ir embora?  Simão Pedro respondeu: — Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou."
João 6:67‭-‬69 NTLH

Certa vez, um servo de Deus cantava esta música enquanto adorava a Deus durante a noite no monte. Ele estava na parte mais alta onde dava para vislumbrar toda a cidade iluminada por suas lâmpadas. Depois de cantar esta música, o homem de Deus questionou em oração sobre qual seria a Sua vontade. Depois de alguns minutos de oração, o Espírito Santo pediu para que observasse as luzes da cidade para saber qual seria a Sua vontade. Então aquele homem ficou alguns minutos a observar a cidade e notou que haviam algumas casas com as luzes apagadas, outras com luzes fracas e outras com luzes mais fortes e brilhantes. Ainda sem entender, o homem questionou novamente qual seria o sonho de Deus. Foi então que o Espírito Santo sussurrou dizendo: "meu sonho é acender todas estas luzes".

N
ão demorou muito para o homem de Deus perceber que cada lâmpada representava uma casa, uma família. As lâmpadas acesas representavam as famílias que serviam a Deus e as lâmpadas apagadas às famílias que não serviam mais a Deus. Uma mesma forma, as luzes luzes mais fracas eram famílias desanimadas do evangelho.

As vezes pensamos que "os sonhos de Deus" é somente algo do tipo: o homem sonha com um Fusca, mas Deus sonha com uma Ferrari; o homem sonha com uma casa, Deus sonha com uma fazenda; o homem sonha com um bom salário, Deus sonha com rios de dinheiro. Não é nada disso! É verdade que Deus tem poder para fazer muito além do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20), no entanto seus sonhos e suas vontades não estão limitadas ao nosso calendário, nem condicionados ao nosso tempo, antes Sua vontade é sempre para a salvação e eternidade do homem.

Enquanto não realizamos o sonho de Deus em alcançar a salvação, precisamos fazer Sua vontade aqui na terra, porque Sua vontade é sempre perfeita.

"Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele."
Romanos 12:2 NTLH

Precisamos buscar saber o que Deus quer de nós, o que Ele quer que façamos.

"Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam."
Efésios 5:17 NTLH

Uma das vontades de Deus para nós é que vivamos nossas vidas em santidade de vida, não vivendo para nós mesmos, mas para aquele que nos amou primeiro.


"O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade."
1Tessalonicenses 4:3 NTLH

A vontade de Deus é que estejamos prontos para sofrer pelo evangelho a fim de mortificar nossa carne e nossos desejos pecaminosos.

"Por isso, assim como Cristo sofreu no corpo, vocês também devem estar prontos, como ele estava, para sofrer. Porque aquele que sofre no corpo deixa de ser dominado pelo pecado. Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas."
1Pedro 4:1‭-‬2 NTLH

Para concluir esta análise, a vontade de Deus é que amemos ao Senhor de todo o nosso coração, com todas as nossas forças, alma e mente. Amando a Deus, naturalmente, passaremos a amar o nosso próximo como a nós mesmos. Portanto a vontade de Deus se resume em apenas uma palavra, bem como seu maior sonho: amor.

"Jesus respondeu:  — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.”  Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos."
Mateus 22:37‭-‬40 NTLH


RESULTADO: Teus sonhos é um louvor bíblico.


O que achou desta análise?
Deixe seu comentário e compartilhe!

Deus te abençoe!


Nenhum comentário