Me ama (How He Loves) - Louvor Bíblico

15 de maio de 2018

Me ama (How He Loves)





Tens ciúmes de mim
O Teu amor é como um furacão
E eu me rendo ao vento de Sua misericórdia.
Então de repente não vejo mais minhas aflições eu só vejo a Glória
Percebo quão maravilhoso Ele é e o quanto que Ele me quer

Oh, Ele me amou
Oh, Ele me ama
Ele me amou 


Me ama, Ele me ama


Sou Sua herança e Ele é o nosso galardão
Seu olhar de Graça nos atrai a perfeição
Se a Graça é um oceano estamos afogando
Os céus se unem a terra como um beijo apaixonado
Meu coração dispara e o meu o peito acelerado
Não tenho tempo pra perder com ressentimentos quando penso que Ele me ama.




Esta bela declaração de amor faz parte do álbum Sol da Justiça, gravado em 2011 pelo Diante do Trono, na voz de Ana Paula Valadão. 


Esta linda canção fez um tremendo sucesso em todo o país ao propagar o imenso amor de Deus por nós. Mas não pára por aí. O amor de Deus, através desta música, alcancou não só o Brasil, mas sim o mundo inteiro. Ana Paula Valadão foi mais uma a regravar esta canção em seu país.

Originalmente esta música foi lançada em 2010 com o álbum The Medicine do cantor e compositor americano John Mark McMillan, sob o titulo original How He Loves.
A canção foi um sucesso, apesar do lançamento independente do álbum, e foi regravada por vários artistas conhecidos dentro da indústria da música cristã, como David Crowder Band, Kim Walker, Jared Anderson, Todd Agnew, New Breed, Flyleaf, The Glorious Music, Unseen Hillsong Austrália, Kari Jobe.

Esta letra nos faz refletir sobre o grande amor que Deus tem por nós, deixando no ar algumas perguntas, como por exemplo, Deus teria mesmo ciúmes de nós? Seu amor seria mesmo comparado a um furacão? Por quê? Seria a Sua Graça tamanha ao ponto de estarmos afogando?

Muitas dúvidas, poucas respostas. Por isso Me Ama (How He Loves) será analisado hoje aqui no LB, mas desta vez, analisaremos a letra original em inglês (traduzido para o português).


Vamos começar!


O primeiro fato curioso que não podemos deixar passar desapercebido é o fato de toda a letra, tanto no português quanto no inglês, ocultar o sujeito, no caso, Deus. Este "ele" poderia ser qualquer um, isso se não fossem alguns trechos que deixam claro quem é o sujeito que fica oculto na letra, como por exemplo, as palavras misericórdia, Glória, galardão e Graça. Portanto não há dúvidas que o compositor quando diz "Ele" se refere ao Deus de Israel.

Antes de analisarmos a letra desta música, precisamos conhecer um pouco da sua história.
A música tem significado sentimental para McMillan, que a escreveu após a morte do seu melhor amigo Stephen, que, durante uma reunião de funcionários da igreja, orou em voz alta dizendo: "Te dou minha vida hoje se o Senhor sacudir os jovens desta nação". McMillan foi acordado no meio da mesma noite por um telefonema. O amigo tinha sido morto em um acidente de carro. 


Evidentemente McMillan ficou muito abalado e triste com a morte do seu melhor amigo, ficando também decepcionado com Deus. Só quem já perdeu um ente querido sabe a dor que McMillan sentiu naquela noite. Mas McMillan resolveu ter uma conversa com Deus da forma que ele melhor sabia fazer: através da música.
Mesmo ainda com muito ressentimento, ele escreveu How He Loves na manhã seguinte como "uma celebração de um Deus que gostaria de ficar com a gente ... apesar de quem somos".


Não precisa nem dizer que Deus realizou o desejo ardente do coração de Stephen, não é mesmo?

Quando terminou de escrever a letra desta canção, McMillan escreveu o seguinte verso para Deus:

"Eu pensei no Senhor no dia em que Stephen morreu e o Senhor me encontrou entre meus cacos.
Eu sei que eu ainda Te amo Deus, apesar da agonia de ver as pessoas que só querem me falar da Sua crueldade.
Mas se Stephen pudesse cantar,
ele diria que isso não é verdade
Porque o Senhor é bom."

Veja abaixo um vídeo legendado onde o próprio McMillan conta a história desta música:


Agora vamos analisar a letra original já traduzida para o português:


Ele tem ciumes de mim
Me ama como um furacão
Eu sou uma árvore dobrando-se na direção do Seu vento e da Sua misericórdia
Quando de repente
Eu estou despercebido dessas aflições ofuscadas pela glória
E eu percebo quão belo Tu és e como é grande Sua afeição por mim

Oh, como Ele nos ama
Oh, como Ele nos ama
Como Ele nos ama

Nós somos Sua porção e Ele é o nosso prêmio
Atraídos à redenção pela graça em Seus olhos
Se a graça é um oceano nós estamos todos afundando
Então o céu se encontra com a terra como um beijo molhado
E meu coração queima violentamente dentro do meu peito
Eu não tenho tempo para manter esses medos quando eu penso sobre o modo como Ele nos ama




Com o deu para perceber, existem algumas diferenças entre a letra original e a versão conhecida aqui no Brasil. Isso acontece com frequência quando um cantor adquire a licença para gravar uma versão internacional, isso porque os vocábulos são diferentes, logo, às vezes é preciso usar palavras diferentes do original para se conseguir encaixar a letra na melodia da música. Entretanto, algumas vezes, este procedimento de praxe acaba distorcendo o sentido original da composição e fazendo com que os ouvintes tenham uma interpretação errônea da letra.

Ele tem ciumes de mim

Deus tem mesmo ciúmes de nós?
A resposta é: SIM!
Leia com atenção todo o contexto abaixo para entender melhor:

"De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará."
Tiago 4:1‭-‬10 ARA

Sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo. Essa foi a mensagem de Deus dada por intermédio da epístola de Tiago. Mas o cenário gospel moderno tem feito justamente o contrário. Triste, mas uma verdade. Muitos estão se sujeitando ao diabo e rejeitando a Deus, que por sua vez, tem fugido deles. Ao invés de buscar e chegar a Deus, purificando dos seus pecados, muitos têm buscado as coisas deste mundo para poder esbanjar seus prazeres imorais e carnais.

O mais espantoso é que Tiago não escreveu esta carta para ímpios ou desviados, mas sim para o Povo de Deus (Tiago 1.1). O povo de Deus dos dias atuais não é muito diferente da época em que Tiago escreveu estas palavras. O Povo de Deus têm se corrompido e se prostituído por causa dos prazeres desta vida, quer sejam estes sexuais, emocionais, familiares, financeiros ou sociais, tornando-se assim mais amigos do mundo e das suas concupiscências do que amigos de Deus. 

Não existe meio termo, é sim, sim; não, não. O que passar disso provém do maligno (Mateus 5:37). Logo, só há dois senhores: Deus e o mundo (diabo). Não podemos servir a dois senhores, ou servimos a Deus ou servimos as riquezas e nossos próprios prazeres (Mateus 6:24). Quando servimos a Deus, aborrecemos a nós mesmo, porque nossa carne tem uma inclinação natural para as coisas deste mundo, para o pecado; mas se quisermos agradar a nós mesmos, buscando satisfazer nossas vontades e realizar nossos desejos neste mundo, inevitavelmente estaremos aborrecendo a Deus, que deu do seu santo Espírito para habitar dentro de nós a fim de que vivamos somente para Ele.



Me ama como um furacão
Eu sou uma árvore dobrando-se na direção do Seu vento e da Sua misericórdia

Na versão brasileira, este trecho não ficou bem claro. Ficou um pouco confuso porque parece que a primeira parte é independente da segunda, o que não acontece na versão original. A comparação feita pelo autor sobre o amor de Deus ser como um furacão nada tem a ver com o seu poder destrutivo. Na verdade o autor se compara com uma árvore que se dobra na direção do vento soprado pela força dos ventos deste furacão. Se estudarmos todo o capitulo 3 do evangelho de João teremos um bom entendimento desta frase. 

A palavra "misericórdia" significa ter compaixão da miséria alheia. Foi isso que Deus fez por nós, tendo compaixão das nossas misérias, das nossas fraquezas, das nossas debilidades, das nossas fragilidades, dos nossos pecados.
Ou seja, Deus nos amou de tal maneira que entregou seu filho unigênito para que, se acreditássemos Nele, tivéssemos vida eterna (João 3:16). Por conseguinte, nós, para retribuir tamanho amor, nos curvamos na direção do vento da Sua misericórdia, agindo de acordo com a Sua vontade. Pois quem um dia nasceu de novo pelo Seu Espírito, é levado pela força do Seu vento, entretanto não sabe de onde veio nem para onde vai. Apenas confia na força do Seu amor e da Sua misericórdia (João 3:8).

Quando de repente
Eu estou despercebido dessas aflições ofuscadas pela glória
E eu percebo quão belo Tu és e como é grande Sua afeição por mim


Foco. Onde estamos focando nossas visões, na Glória de Deus ou em nossas aflições? Impossível focarmos em ambos, pois uma ofusca a outra. Nossas aflições ofuscam a Glória de Deus, da mesma forma que a Glória de Deus tem poder para ofuscar nossas aflições e sofrimentos.
Quando falamos de aflições e sofrimento, a primeira pessoa que lembramos, depois de Jesus, é do apóstolo Paulo. Este sim soube o que é sofrer e padecer. Este sim sabe a dor das aflições da vida. Quanto ele sofreu pelo o evangelho, não é mesmo? Entretanto, veja o que o próprio apóstolo Paulo disse a respeito destas aflições e sofrimentos aos romanos:

"Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro."
Romanos 8:18 NTLH

Quando mudamos o nosso foco e passamos a olhar para a Glória que nos espera no futuro, ao invés de ficarmos olhando apenas para nossos sofrimentos nesta vida, passamos a perceber o quão maravilhoso Ele é e quão grande é o Seu amor para conosco.

Nós somos Sua porção e Ele é o nosso prêmio
Atraídos à redenção pela graça em Seus olhos


Antes de falarmos do refrão, vamos comentar a última estrofe.
Nesta primeira frase não há muito o que comentar porque não há mistério algum. Deixarei apenas dois textos bíblicos para ilustrar a frase:

"Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus."
Filipenses 3:14 NTLH

"Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos"
Romanos 3:21‭-‬25 ARA

Se a graça é um oceano nós estamos todos afundando

Para uns esta frase soa um tanto quanto exagerado e até herege, pois a palavra "afogando" traz uma ideia de morte, afinal, como pode a Graça de Deus "matar" o homem afogado? Entretanto, ao observar a letra como um todo, veremos que o compositor usa uma linguagem poética fazendo analogias do amor de Deus com elementos da natureza, linguagem essa que, infelizmente, não é comum e familiar para nós brasileiros modernos que estamos acostumados com músicas cujas letras são pobres e vazias, sem conteúdo algum, feitas somente para vender, mais nada. Se olharmos para os Salmos veremos uma infinidade de letras poéticas que usam o mesmo estilo de analogia ou comparação. Não precisamos ir muito longe, basta olharmos para as letras das músicas chamadas gospel de 50 a 80 anos atrás que notaremos a gigantesca diferença nas letras e nas composições.

"E o nosso Senhor derramou a sua imensa graça sobre mim e me deu a fé e o amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus. O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas foi por esse mesmo motivo que Deus teve misericórdia de mim, para que Cristo Jesus pudesse mostrar toda a sua paciência comigo. E isso ficará como exemplo para todos os que, no futuro, vão crer nele e receber a vida eterna."
1Timóteo 1:14‭-‬16 NTLH

Perceba que no texto acima, por exemplo, que Paulo faz uma singela analogia da Graça com algo líquido quando usou o termo "derramou", podendo ser também traduzido por "transbordou". Logo temos uma ideia de algo no estado líquido ou pelo menos que possa ser acomodado de forma que esta possa ser transbordada ou derramada.
Seguindo este raciocínio o compositor comparou a imensidão da Glória de Deus como um oceano diante da fragilidade humana, onde, se pudéssemos colocar os dois no mesmo ambiente, certamente afogaríamos.

Então o céu se encontra com a terra como um beijo molhado
E meu coração queima violentamente dentro do meu peito


Se a expressão "beijo apaixonado" na versão em português já causava um certo desconforto para alguns, agora imagina saber que o original é "beijo molhado". Um apelo desnecessário, talvez. Mas o fato é que o compositor continua freneticamente a tentar descrever de qualquer forma este amor incondicional do santo Deus de Israel para com uma raça humana corrompida pelo pecado. E esta expressão poética romântica foi uma das formas que ele encontrou, onde o "céu" representaria Deus, a "terra" representaria a humanidade, ou seja, nós, e o beijo (apaixonado ou molhado, como preferir) representaria Jesus que entregou sua própria vida, morrendo em nosso lugar, tornando-se um elo entre Deus e nós.

Eu não tenho tempo para manter esses medos quando eu penso sobre o modo como Ele nos ama

Medo, ressentimento, tristeza, amargura, decepção, angústia, solidão, frustração. Quem nunca já sentiu na pele um destes sentimentos, principalmente quando ocasionados por uma perda sentimental? Todos nós já experimentamos estes sentimentos, ou pelo menos, sentiremos ainda no futuro. Mas como comentou o próprio compositor, Mc Millan, Deus não se escandaliza por nossas fraquezas, medos, ressentimentos ou qualquer sentimento que possamos sentir por alguém ou até mesmo por Ele. Portanto, ao focar nossa visão no amor do Senhor por nós, percebemos que não vale a pena perder tempo em manter nossos medos e ressentimentos.

Oh, como Ele nos ama
Oh, como Ele nos ama
Como Ele nos ama


Antes de discorrer sobre o assunto, gostaria de considerar o texto abaixo, pois teremos um grande entendimento sobre o grande amor de Deus:

"Já não sei mais o que é paz e esqueci o que é felicidade. Não tenho muito tempo de vida, e a minha esperança no Senhor acabou. Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos. Penso sempre nisso e fico abatido. Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele. O Senhor é bom para todos os que confiam nele. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor. E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio. Devemos nos curvar, humildes, pois ainda pode haver esperança. Quando somos ofendidos, não devemos reagir, mas sim suportar todos os insultos. O Senhor não rejeita ninguém para sempre. Ele pode fazer a gente sofrer, mas também tem compaixão porque o seu amor é imenso."
Lamentações 3:17‭-‬32 NTLH

Que coisa mais linda, não é mesmo? Esse amor é imensurável e incomparável.
Muitos interpretam o versículo "quero trazer a memória aquilo que me dá esperança" de forma que as coisas boas que vivemos no passado possam ser lembrados a fim de que nossa esperança seja renovada. ERRADO! Texto sem contexto é pretexto para heresia!
Portanto, ao analisar o contexto do texto acima, percebemos que a única coisa que pode trazer esperança é que o amor do Senhor não tem fim e se renova a cada manhã. Na tradução tradicional seria que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Isso é o que pode nos dar esperança em momentos tão difíceis, tais como o que Jeremias passou (ler todo o capítulo). Deus é tudo o que nós temos, por isso confiamos Nele.

Poderia escrever livros e mais livros e expor diversos textos bíblicos para poder falar do amor de Deus que ainda assim não conseguiria esmiuçar todo o assunto. Como não é esse o objetivo deste post, irei finalizar comentando o seguinte texto:

"Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus? Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações."
1João 3:16‭-‬18 NTLH

Embora o texto acima dispense grandes explicações, concluo dizendo que é inquestionável o imenso amor de Deus por nós, pois este deu a vida do seu próprio filho para morrer em nosso lugar para que tivéssemos vida eterna (João 3:16), entretanto precisamos corresponder este amor. Precisamos amar a Deus acima de todas as coisas, pois sabemos que Ele tem ciúmes de nós e não aceita nos dividir com o mundo, e a única forma de demonstrar este amor, considerando que amor sem ação é apenas uma palavra bonita, precisamos amar nosso próximo com ações de compaixão e misericórdia, mesmo que seja necessário entregar nossas vidas, como fez Jesus por nós.
Repare que no refrão o compositor repete a frase "Ele nos ama" por 3 vezes. Quando Jesus, já ressurreto, reencontrou Pedro, lhe perguntou 3 vezes se ele O amava. Após as respostas repetidas de Pedro, Jesus respondeu pedindo que ele apascentassem as Suas ovelhas.

RESULTADO: Me ama (How He Loves) é um louvor bíblico.


O que achou desta análise? Deixe seu comentário e compartilhe!

Deus te abençoe!


Nenhum comentário