Galileu (Fernandinho) - Louvor Bíblico

30 de março de 2020

Galileu (Fernandinho)




Deixou Sua glória
Foi por amor, foi por amor
E o seu sangue derramou
Que grande amor

Naquela via dolorosa, se entregou
Eu não mereço, mas Sua graça me alcançou

Eu me rendo ao seu amor
Eu me rendo ao seu amor
Eu me rendo ao seu amor
Eu me rendo, eu me rendo

Deus Emanuel
Estrela da Manhã
Cordeiro de Deus
Pão da vida
Príncipe da paz
Grande El Shaddai
Santo de Israel
Luz do mundo

Galileu
Jesus, Jesus



A análise de hoje foi por meio de um pedido feito através do nosso formulários de pedidos do nosso blog pela Cássia.

Galileu é o nome da canção que dá título ao álbum ao vivo do cantor Fernandinho, gravado em Maio de 2015 na Igreja Batista Central da Barra, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

"O CD traz canções cujas mensagens nos reportam ao ponto mais original da fé cristã. Os discípulos de Jesus, que eram pescadores, viveram todos na Galileia em cujo mar pescavam. Assim a ideia de Galileu, hoje, pressupõe uma vida cristã marcada pela originalidade da fé, da expressão de louvor, do modelo de vida e dos teores da Celebração fiéis à palavra de Deus. Ninguém foi, na história, mais original do que o Galileu, que foi à cruz por nós e ressuscitou ao terceiro dia." Esta é a definição oficial do álbum.

Segundo o cantor, a ideia do projeto surgiu a partir da vontade do artista em gravar um álbum em que o repertório tratasse de temáticas relacionadas com Jesus Cristo, relacionando suas obras e personalidade: "Há 3 anos​, ​antes mesmo de gravar o DVD Teus Sonhos, e​m uma conferência, senti muito forte em meu coração o desejo de buscar de Deus canções que tr​ouxessem​ a exaltação do nome Cristo​. ​Não q​ue​ as anteriores não fiz​essem​ isto,​ mas, de uma forma mais forte". Diz Fernandinho.

O vídeo oficial, lançado em 2015, tem atualmente uma incrível marca de 110 milhões de visualizações no YouTube, assumindo o segundo lugar dos vídeos mais acessados do cantor, perdendo apenas para a canção "Todas as coisas", do álbum Uma nova História, lançado em 2009. Considerando que Galileu é bem mais recente, em comparação a anterior, podemos dizer, sem dúvidas, que Galileu é a música de maior sucesso do cantor.

Mas como nem tudo daqui flores, alguns crentes desavisados ficaram com dúvidas quanto ao termo Galileu ser usado a Jesus, sendo que este, embora ter passado boa parte do seu ministério na Galiléia, era considerado nazareno por ser de Nazaré (embora tivesse nascido em Belém). Afinal de contas, por que Jesus é chamado de Galileu? E o que esse fato tem a ver conosco, com nossa fé? O que há de louvor em saber que Jesus foi um Galileu? Será está canção um louvor bíblico? Só tem um jeito de saber!

Não se preocupe, porque o LB está aqui para esclarecer todas estas dúvidas, à luz das Escrituras Sagradas.

Vamos lá!



No vídeo a seguir, o próprio autor, Fernandinho, conta um pouco da história desta canção. Veja:



Na análise de hoje, não há necessidade de analisar trecho por trecho da canção, mas iremos focar no título e refrão: Galileu. Isso porque todo o teor da letra é simples, assim como a mensagem do evangelho. Por amor Jesus deixou sua Glória; por amor derramou seu sangue precioso para salvar a mim e a você; por amor, Sua graça nos alcançou imerecidamente. Na estrofe seguinte Jesus é louvado (elogiado) com oito adjetivos que enaltecem sua beleza e perfeição.


JESUS, O GALILEU

Em Isaias 9.1, o profeta fala do nascimento do Principe da paz, mencionado na letra da canção, fazendo a seguinte afirmação:


"Mas para a terra que estava aflita não continuará a escuridão. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas, nos últimos tempos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios. Povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."

Percebeu que o território onde Jesus viveu era chamado "Galiléia dos gentios"? Ele era um Judeu, mas cresceu e viveu onde havia muitos gentios.


Entre os judeus do tempo de Jesus havia muito preconceito contra a Galileía ou qualquer pessoa vinda daquela área. Veja, por exemplo João 7.41: "outros diziam: Ele é o Cristo; outros, porém, perguntavam: Porventura, o Cristo virá da Galileia"?. Veja também João 7.52: "Outros até mesmo afirmavam 'Examina e verás que da Galileia não se levanta profeta".

Ainda assim, Deus, em sua sabedoria, decidiu que seu filho nasceria em Belém - uma cidade desprezada pelos Judeus (Miquéias 5.2), mas cresceria na cidade de Nazaré na Galiléia "por divina advertência, prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galileia. E foi habitar numa cidade chamada Nazaré" Mateus 2.22-23.

Não é de admirar, então, que aquela criada, ao aproximar-se de Pedro, no pátio, durante o julgamento de Jesus, tenha dito: "Também tu estavas com Jesus, o Galileu". Certamente essa foi uma afirmação sarcástica, significando que Jesus era apenas um sujeito que viviam entre os desprezíveis gentios habitantes da região da Galiléia.



É maravilhoso que o salvador da humanidade tenha nascido e vivido não entre os religiosos, mas entres aqueles que eram considerados os mais desprezíveis e menos dignos de honra.
É maravilhoso notar esse Jesus que veio para os que eram seus (os judeus), vivendo exatamente entre (os gentios) os que não eram considerados dignos para os seus. Agindo assim, ele permitiu que os menos prováveis se tornassem parte da família de Deus.

"Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai."
Filipenses 2.5-11


Dizer que Jesus é Galileu, é dizer que Ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos; dizer que Jesus é Galileu, é dizer que ele ama o gentio (nós) da mesma forma que ama o povo judeu; dizer que Jesus é Galileu, é dizer que, mesmo sem merecer tamanho amor, fomos alcançados por Sua graça e, através do seu nome, fomos reconciliados com o Pai e, através dEle, veremos a Deus.

RESULTADO: Galileu é um louvor bíblico.


O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.

Deus te abençoe.


Nenhum comentário