Sublime (Leonardo Gonçalves) - Louvor Bíblico

6 de abril de 2020

Sublime (Leonardo Gonçalves)


Carros pela cidade
Correndo contra o tempo
Distantes no vazio
Atormentados pelos males
De uma era turbulenta e sem alívio

E eu anseio
Pela noite ou pelo dia
Dia sublime, tão sublime
E na saudade por alguém
 que eu ainda não vi
Me imagino correndo pra teus braços, ó Pai

Eu só quero a calmaria de um lugar
Que sopra o vento da paz
Guiando às águas tranquilas
Sou estrangeiro e vou seguindo para o eterno lar
Enquanto eu espero o momento em que vou te encontrar

Quando? Não sei
Um dia, eu sei
Estarei no meu lugar, no meu lugar tão sublime

Jerusalém! Jerusalém! (Jerusalém!)
Jerusalém! Jerusalém!

Encontrei a calmaria do lugar
Que sopra o vento da paz
Bem junto às águas tranquilas
Sou estrangeiro, mas compreendo que o eterno lar
Começa no momento em que vivo para te encontrar

Hoje encontrei
Em ti encontrei
Encontrei o meu lugar, o meu lugar
Encontrei o meu lugar, o meu lugar
Encontrei o meu lugar tão sublime


Lançado oficialmente em 2012 pela Sony Music, fazendo parte do álbum Princípio e Fim, Sublime é uma das canções de maior sucesso do cantor Leonardo Gonçalves, que, atualmente, possui mais de 54 milhões de visualizações no YouTube, perdendo apenas para a música Acredito (We Believe), lançado em 2015 sendo trilha sonora aqui no Brasil do filme "Você Acredita?".

A canção é de autoria da cantora (e ex-esposa de Leonardo Gonçalves) Daniela Araújo.
Está música é uma verdadeira obra de arte, principalmente a contrução de sua letra que destoa de canções da atualidade que são construídas com apenas uma ou duas frases que repetem dezenas de vezes. Uma letra que nos faz refletir, pensar.

Mas como nem tudo são flores, que lugar tão sublime é esse que o autor tanto deseja e, ao desenrolar da letra, diz ter encontrado esse lugar tão especial? Seria Jerusalém? Quando ocorrerá esse dia tão sublime? Só tem um jeito de responder a estas perguntas.

Não saia deste lugar onde você está porque a análise de hoje será sublime!

Vamos lá!



Antes de mais nada, precisamos saber a definição de "sublime":

Sublime é também o que transcende o humano, é aquilo que é grandioso, que é magnífico, o considerado divino. Sublime é o que se encontra em situação elevada, muito alta, acima de todos. É sinônimo de eminente, quando é usado para definir aquele que excede os outros, que é excelente, superior.

Só pela definição, já dá para saber que não se trata de qualquer dia nem qualquer lugar. Trata-se de um dia superior a todos os outros, um dia grandioso; trata-se de um lugar que transcender o humano, um lugar magnífico, divino, superior, excelente, um lugar que está acima de todos os lugares, um lugar muito alto. Mas que dia e lugar são estes? A resposta está na letra.

Na análise de hoje faremos um pouco diferente do que de praxe. Ao invés de analisar trecho por trecho, iremos buscar entender e responder duas perguntas: Que Dia é esse? E que Lugar é esse? Tentaremos responder estas perguntas com base na própria letra e, principalmente à luz da Palavra de Deus para saber se esta letra é ou não um louvor bíblico.


DIA SUBLIME

O dia ao qual o autor se refere na letra não de trata de um dia normal. Não se trata de um dia comum, onde
"carros andam pela cidade, correndo contra o tempo; distantes no vazio e atormentados pelos males se uma era turbulenta e sem alívio".

Trata-se de um dia diferente de todos os outros, um dia inigualável, incomparável, um dia sublime. Isso porque esse é o dia do encontro mais esperado de todos os tempos, onde, segundo o autor, há uma grande ansiedade, "pelo dia ou pela noite" para este tão esperado abraço. O dia onde o autor poderá matar a saudade de alguém que ainda não viu.

Este dia sublime se trata do Dia do Senhor. O grande dia em que nosso Senhor Jesus voltará para nós arrebatar; para nos salvar; o Dia que conheceremos a Jesus face a face; o Dia que teremos nossos corpos glorificados para finamente conhecer os novos céus e a nova terra que João viu em visão na Ilha de Patmos; o Dia em que a sétima trombeta tocará para anunciar a chegada no Noivo que virá com muito poder e Glória.

"Uma vez que tudo será assim desfeito, vocês devem ser pessoas que vivem de maneira santa e piedosa, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus. Por causa desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor. Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça."
2Pedro 3:11‭-‬13

Este Dia tão Sublime será um dia de grande alegria para uns, para aqueles que aguardam ansiosamente este dia, porém, será um dia de terror e tormento para outros que deixaram duas lamparinas apagarem.

"Vi quando o Cordeiro quebrou o sexto selo. Houve um grande terremoto, o sol se tornou negro como pano de saco feito de crina, a lua ficou toda vermelha como sangue, as estrelas do céu caíram sobre a terra, como a figueira deixa cair os seus figos verdes quando sacudida por um vento forte, e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então todos os montes e as ilhas foram movidos do seu lugar.  Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: — Caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que está sentado no trono e da ira do Cordeiro! Porque chegou o grande Dia da ira deles, e quem poderá subsistir?"
Apocalipse 6:12‭-‬17

Neste Dia Sublime, muitos estarão desapercebidos, assim como nos dias de Noé:

"Pois assim como foi nos dias de Noé,  assim será também a vinda do Filho do Homem.  Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,  e não o perceberam, até que veio o dilúvio  e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.   — Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês.  Por isso, estejam também vocês preparados, porque o Filho do Homem virá à hora em que vocês menos esperam."
Mateus 24:37‭-‬39‭, ‬42‭, ‬44

Precisamos estar preparados para este Dia Sublime. Mas quando será este Dia? "
Não sei", diz o autor. Aliás, nem mesmo Jesus sabe, somente o Pai ("Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." (Mateus 24:36).




LUGAR SUBLIME

O lugar ao qual o autor se refere na letra não de trata de um lugar normal. Trata-se de um lugar "
calmo, que sopra o vento da paz, guiando às águas tranquilas". Mas que lugar é esse? A resposta está na própria letra:
"
Estarei no meu lugar, no meu lugar tão sublime: Jerusalém!".

Sim, este lugar tão sublime é Jerusalém. Mas não a Jerusalém geográfica, mas sim a Nova Jerusalém, que o autor chama de "eterno lar".


"Ao vencedor, farei com que seja uma coluna no santuário do meu Deus, e dali jamais sairá. Gravarei sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém  que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome."
Apocalipse 3:12




No que diz respeito a essa Nova Jerusalém, este eterno lar, também chamado por Jesus de Reino dos céus, o autor revela dois tipos de Lugar Sublime:

O primeiro é o céu, o terno lar, onde "sou estrangeiro e vou seguindo para o eterno lar enquanto eu espero o momento em que vou te encontrar". 

O segundo é um lugar onde o autor diz ter já encontrado, dizendo "
hoje encontrei, em ti encontrei, encontrei o meu lugar, tão sublime."

Este lugar tão sublime encontrado em somente em Deus é o nosso coração, como descrito em Lucas 17:20‭-‬21: "Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós."

Sim, o lugar tão sublime está dentro de cada um de nós na pessoa do Espírito Santo que habita em nossos corações.

Finalizo com a seguinte frase que encerra esta análise com chave de ouro a fim de nós fazer refletir sobre este Dia e Lugar tão sublime:

"Sou estrangeiro, mas compreendo que o eterno lar começa no momento em que vivo para te encontrar."


RESULTADO: Sublime é um louvor bíblico.


O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.

Deus te abençoe.

Um comentário

  1. muito bom!!
    eu no meu entendimento tinha visto que era mais ou menos.. mas analisando direitinho é bíblico mesmo. louvor escatológico

    ResponderExcluir