Só Quem Tem Raíz (Sarah Farias) - Louvor Bíblico

15 de abril de 2020

Só Quem Tem Raíz (Sarah Farias)



Nada é por acaso, nada é em vão
Na vida com Deus, tudo tem uma razão

Cada vale que eu atravessei
Cada deserto que eu sobrevivi
Trouxe um bem pra mim

Olhando de fora ninguém ia ver
Mas com o tempo deu para perceber
Minha raiz cresceu

E os ventos sopraram cada vez mais fortes
E ainda sim, eu prevaleci

Só quem tem raiz
Suporta o que eu suportei
Só quem tem raiz
Aguenta chorar o que eu chorei
E ainda adorar
Como se nada tivesse acontecido
E ainda adorar, adorar
Até o dia raiar

Quando fui ferido, machucado
Minha raiz cresceu
Quando perseguido, caluniado
Minha raiz cresceu
Quando perdoei e esqueci
Minha raiz cresceu
Quando ajoelhei e Te busquei
Minha raiz cresceu


A análise de hoje é uma sugestão do meu amigo Youtuber Caio Modesto do Canal Pregando as Escrituras.

"Sarah Farias se tornou um dos maiores e mais cotados  nomes do cenário gospel brasileiro para os grandes eventos. A cantora alagoana gravou seu primeiro CD em 1998, intitulado "Dono do tempo" e conforme a mesma relata, foi uma experiência difícil, que a fez querer desistir do sonho de ser cantora."

"Mas o sucesso chegou de fato com o lançamento do álbum "Novidade" em 2012. Contando com 12 faixas, o projeto foi um divisor de águas na carreira da cantora. Em 2015 foi a hora do DVD "Vivendo a novidade" onde a cantora presenteou o público com Deixa eu te usar, que atualmente ultrapassa a marca de 109 milhões de visualizações no YouTube, conforme a própria cantora que também compôs o hino, seu ministério ficou divido em antes e depois após o lançamento."

"Agora, com o ministério expandido pelo Brasil e com sua chegada a MK Music, Sarah Farias mostra que não perdeu a essência e apresenta ao público RENOVO, um CD que vem na contra-mão do mundo, fugindo do cunho comercial e trazendo mensagens fortes e edificantes para a igreja."

"Essa canção [Só Quem Tem Raíz] segue a linha da faixa passada, vem contando a história de quem cresceu em meio as lutas. Como uma continuação de Sobrevivi, aqui entendemos a importância de se ter uma raiz profunda, estar preparado para os vales. Essa é outra musica de melodia chiclete, gostosa de se ouvir e edificante."
Fonte:  https://soresenhasgospel.blogspot.com/2018/07/analise-do-cd-renovo-de-sarah-farias.html?m=1


Só Quem Tem Raíz é uma das canções de maior sucesso da cantora e, atualmente, já ultrapassa a marca dos 56 milhões de visualizações no YouTube, quase o dobro de views que a canção tema do álbum, Renovo.

Mas como nem tudo são flores na vida de um artista, essa canção tem mexido com raízes de muitos crentes [sem raízes]. Afinal de contas, o que significa a expressão"só quem tem raíz" e "minha raiz cresceu"? Há respaldo bíblico para está composição? Só quem Tem Raiz é um louvor bíblico? Só tem um jeito de saber!

Se você tem raíz, não pode parar a leitura por aqui porque o LB chegou para responder todas estas perguntas e muito mais!

Vamos lá!



"Só quem Tem Raiz fala de resiliência, perseverança e fé. É baseada em Salmos 92:12, quando o salmista nos compara ao cedro do Líbano, cujas raízes crescem mais que seu tronco a ponto de alcançar os lençóis freáticos da terra. Por isso, eles não dependem da água da chuva para crescer". Explicou a cantora Sarah Farias ao Pleno.News, em uma entrevista, sobre o conceito da música.

A própria autora, e cantora, diz que esta canção foi composta com base no Salmo 92.12. Seria este um fato suficiente para dizer que esta letra é bíblica? Bom, vamos analisar o Salmo em questão e, em seguida, faremos o comparativo entre ambos.



"O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.  Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça."
Salmos 92:12‭-‬15 NAA


O apóstolo Paulo ensina a igreja de Corinto que "se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (1Coríntios 10:31 NAA). Portanto, tudo o que fomos fazer deve convergir em Deus. Quer seja uma análise, uma composição, uma poesia, uma mensagem, enfim. Tudo deve ser feito para a Glória de Deus, tudo deve começar e terminar nEle, que deve ser o foco, o alvo, o objetivo final de tudo que fazemos. É exatamente isso que vemos no salmo acima.

Sabe por que o justo florescerá como a palmeira; por que crescerá como o cedro do Líbano; por que darão frutos mesmo na velhice; por que serão cheios de seiva? "Para anunciar que o Senhor é reto"! O fulcro deste salmo está em Deus, está em dar a Glória a Deus. A Ele o salmista dá os créditos pelas "raízes" que cresceram. E no final o salmista diz que o Senhor é a sua rocha. Mas que declaração de amor, não é verdade?

E quanto a letra da canção que, segundo a autora, foi escrita com base neste salmo? Será que Deus também é o centro desta letra, assim como é no salmo?


4 TIPOS DE LOUVOR

Antes de dar continuidade a análise, precisamos aprender os quatro tipos de louvor e, depois, analisar em qual destes quatro tipos a letra da canção Só Quem Tem Raíz se encaixa. São estas:



1. LOUVOR TEOCÊNTRICO

A palavra teocêntrico é formada pela junção de duas palavras gregas que significam Theos (Deus) + Kentricó (central), significando Deus por centro de todas as coisas.


Um louvor teocêntrico é aquele cuja letra tem por Deus como assunto central; onde Deus é louvado, elogiado. Um louvor teocêntrico é aquele que tem a finalidade de louvar a Deus, sendo assim, a letra fala de Deus, para Deus, por Deus, sobre Deus e por causa de Deus. Deus é o centro do louvor.


2. LOUVOR CRISTOCÊNTRICO

A palavra cristocêntrico é formada pela junção de duas palavras gregas que significam Christós (Cristo) + Kentricó (central), significando Cristo por centro de todas as coisas.


Um louvor cristocêntrico é aquele cuja letra tem por Jesus Cristo como assunto central; onde Jesus é louvado, elogiado. Um louvor cristocêntrico é aquele que tem a finalidade de louvar a Jesus, sendo assim, a letra fala de Jesus, da sua morte, ressurreição, sobre sua volta; fala para Jesus, por Jesus, sobre Jesus e por causa de Jesus. Cristo é o centro do louvor.


3. LOUVOR ANTROPOCÊNTRICO

A palavra antropocêntrico é formada pela junção de duas palavras gregas que significam Ánthropos (homem) + Kentricó (central), significando o Homem por centro de todas as coisas.


Um louvor antropocêntrico é aquele cuja letra tem o homem como assunto central; onde o homem é louvado, elogiado. Um louvor antropocêntrico é aquele que tem a finalidade de louvar e agradar o homem, sendo assim, a letra fala do homem, para o homem, pelo homem, sobre o homem e por causa do homem. O homem é o centro do louvor.


4. LOUVOR EGOCÊNTRICO

A palavra egocêntrico é formada pela junção de duas palavras que significam Ego (EU) + Kentricó (central), significando o EU por centro de todas as coisas.


Um louvor egocêntrico é aquele cuja letra tem o EU como assunto central; onde o EU é louvado, elogiado. Um louvor egocêntrico é aquele que tem a finalidade de louvar o EU, sendo assim, a letra fala de mim, para mim, por mim, sobre mim e por causa de mim. EU sou o centro do louvor.


Agora que entendemos os quatro tipos de louvor, fica a pergunta: em qual destes quatro tipos de louvor a letra desta canção, Só Quem Tem Raíz, se encaixa?

Só tem um jeito de saber. Vamos analisar!



Nada é por acaso, nada é em vão
Na vida com Deus, tudo tem uma razão




Bom, na primeira estrofe a autora fala SOBRE Deus, e não PARA Deus. Ela faz apenas uma afirmação. Até aqui, tudo bem; nada demais. Vamos continuar.


Cada vale que eu atravessei
Cada deserto que eu sobrevivi
Trouxe um bem pra mim



Já na segunda estrofe a autora diz que o vale e o deserto que ela enfrentou (e que todos nós enfrentamos) e sobreviveu (tema da canção anterior a essa), trouxe um bem para ela. Logo, fica uma pergunta que precisa ser respondida: qual é este "bem" adquirido pela autora depois de ter sobrevivido aos desertos e vales da vida? Vamos continuar.


Olhando de fora ninguém ia ver
Mas com o tempo deu para perceber
Minha raíz cresceu



Aqui a autora revela qual o "bem" que ela adquiriu por sobreviver aos desertos e vales da vida: "minha raíz cresceu". Não vamos comentar nada, por enquanto. Vamos continuar.


E os ventos sopraram cada vez mais fortes
E ainda sim, eu prevaleci



A autora continua sua argumentação dizendo que, mesmo com o aumento da força dos ventos (provavelmente ligado aos desertos e vales), ela sobreviveu. Por quê? Porque sua raíz cresceu. Ou seja, a raiz que ela adquiriu ao sobreviver nos desertos e vales, cresceu o suficiente para não ser levado pelos ventos da vida. Vamos continuar.


Só quem tem raiz
Suporta o que eu suportei
Só quem tem raiz
Aguenta chorar o que eu chorei
E ainda adorar
Como se nada tivesse acontecido
E ainda adorar, adorar
Até o dia raiar



Finalmente chegamos ao refrão, onde a autora é mais incisiva em seu argumento. Note que não há na letra palavras de louvor (elogio) a Deus. Apenas afirmações que têm por finalidade pôr em evidência um bem adquirido: a raíz. E este "bem" é colocado na vitrine da canção, onde ela declara que para enfrentar, provavelmente o vale e o deserto; e suportar um choro, provavelmente nos momentos no deserto e vale, é preciso ter o que ela adquiriu: raíz.

Mas o refrão não termina aí! Está raíz, além de fazer ela enfrentar o deserto e o vale e suportar o choro, também pode levar a adorar até o dia raiar, como se nada tivesse acontecido. Portanto, a motivação desta adoração em vigília, está no que ela adquiriu lá trás: a raíz. Logo, quem não tem este "bem", jamais poderá adorar desta forma. Muita calma nessa hora, porque ainda não acabou. Vamos continuar.


Quando fui ferido, machucado
Minha raiz cresceu
Quando perseguido, caluniado
Minha raiz cresceu
Quando perdoei e esqueci
Minha raiz cresceu
Quando ajoelhei e Te busquei
Minha raiz cresceu



Nesta última estrofe a autora ensina como adquirir este "bem"; como fazer a raiz crescer para poder suportar os vales, os desertos, os ventos, aguentar o choro e adorar até o amanhecer como se nada tivesse acontecido: ser ferido, machucado, perseguido, caluniado, perdoar e esquecer. O mais importante vem agora, no fim: ajoelhar e buscar a Deus! Aqui na última frase da canção, que antes falava sobre Deus (apenas na primeira estrofe) e sobre a raíz, agora ela fala diretamente com Deus quando diz "Te busquei" (note o "T" maiúsculo).

Mas afinal de contas, em qual dos quatro tipos de louvor está canção se encaixa? Será este um louvor bíblico?


CONCLUSÃO

Ao analisar atentamente a letra desta canção, chegamos a conclusão que o centro de sua letra, ou seja, o assunto principal da letra, o foco primário, está na raíz, onde a autora fala de SUAS experiências e aprendizados, evidenciando o EU. Perceba na última estrofe o EU oculto na letra:



Quando EU fui ferido, EU FUI machucado
MINHA raiz cresceu
Quando EU perseguido, EU FUI caluniado
MINHA raiz cresceu
Quando EU perdoei e EU esqueci
MINHA raiz cresceu
Quando EU ajoelhei e EU Te busquei
MINHA raiz cresceu
Deu para perceber?


No refrão, a mesma coisa acontece: "suporta o que EU suportei"; "aguenta chorar o que EU chorei".

Esta canção tem como o centro o EU, sendo assim, é classificado como um louvor egocêntrico, que tem por finalidade louvar (elogiar) o EU. Mesmo que mencione o nome de Deus e fala de adorar até o dia raiar, o centro da letra não está em Deus, tampouco na adoração a Ele, mas sim em evidenciar seu "bem", a raíz.

Ao final da letra a autora declara que Deus foi um dos responsáveis (não o único) pelo crescimento da sua raíz, entretanto, a raíz acaba ocupando o centro da letra, deixando Deus como coadjuvante, em segundo plano, onde a obra de Sua mão se transforma em objeto de louvor, onde a criação é louvada em lugar do próprio criador.


RESULTADO: Só Quem Tem Raíz NÃO é um louvor bíblico.


O que achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão de novas análises.


Deus te abençoe.

4 comentários

  1. Oxee! O estudo tava tai bom, até chegar na hora de explicar a música. E essa música é de ensinamento como se fixar em Deus, por isso ela conta suas experiências e não exaltando a si msm, porque pra conseguir a raíz ela passou pela dor pra se aproximar de Deus e Ele foi o que tornou ela forte e sobrevivente, é muita crítica no trabalho alheio, tem que ter bons olhos com oq se pode ser de ajuda para as almas. Aaah, paciência!!

    ResponderExcluir
  2. Deveriam ter um olhar sem crítica no trabalho dos outros como foi falado no texto acima comentado, poder ser uma palavra de ânimo e de incentivo de experiencias quem sofreu muito e sobreviveu, superou com ajuda de Deus. Se vc não gosta não derrube o trabalho dos outros. Porque isso é discórdia Deus quer que viavamos em União salmo133.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o autor do texto! Só confirmou o que eu já achava!!! Só é "Eu, Eu..." cadê Jesus nessa letra???

    ResponderExcluir
  4. Ótima Análise...concordo plenamente!!

    ResponderExcluir